Como começar?
- Nitisus
- Newbie
- Agradeceu: 3 vezes
Como começar?
Recentemente tô bem inspirado em começar a cultivar plantas carnívoras e eu queria começar com a Dionaea Muscipula, então queria saber, é melhor comprar as sementes ou comprar uma adulta pra cuida, sendo minha primeira vez?
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradecimentos: 28 vezes
Ola. Bem vindo a comunidade de cultivadores de pc. Sendo a sua primeira planta, acho melhor você pegar uma muda ja envasada para q você pegue as manhas do cultivo e depois com a experiencia tente germinar as sementes. Leia bastante aqui no forum as experiencias relatadas.
Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
- danilo92
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 45 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
Eu aconselharia você comprar uma muda de Dionaea (se puder comprar ela adulta, melhor ainda, pois será mais resistente e tbm terá armadilhas maiores). O risco ao se comprar sementes é você ter o azar delas não germinarem (sempre há esse risco), ou de ao germinarem morrerem precocemente por causa de qualquer erro q você cometer (erros no cultivo são mt normais, principalmente qd se está aprendendo a cultivar a planta).
Eu aconselharia você comprar Nepenthes tbm, dando prioridade às mais resistentes como os híbridos do Valdemar ou a Graciliflora, pois são de fácil cultivo (eu acho as Nepenthes bem mais fáceis de cultivar que as Dionaeas, afinal não entram em dormência e te dão "dicas" mais visíveis qd sofrem algum mal).
De qualquer forma você poderá encontrar Dionaeas, Nepenthes e outras carnívoras com vendedores confiáveis como o
Marcos Ono (procurar no facebook);
o Valdemar (plantascarnivorasbrasil.com.br);
no site do plantascarnivoras.com.br --> Eu esqueci o nome do novo dono;
com o Wesley - Orquistudio.com.br --> Normalmente compro apenas Nepenthes ao Wesley, mas acho q tenha Dionaeas Típicas tbm;
Fernando - Floricultura Pais&Filhos --> Ele possui um canal no youtube.
OBS.: você pode encontrar Dionaeas Típicas e Nepenthes Graciliflora em floriculturas na sua cidade tbm.
Espero ter ajudado!
Boa sorte no cultivo!!!
Eu aconselharia você comprar Nepenthes tbm, dando prioridade às mais resistentes como os híbridos do Valdemar ou a Graciliflora, pois são de fácil cultivo (eu acho as Nepenthes bem mais fáceis de cultivar que as Dionaeas, afinal não entram em dormência e te dão "dicas" mais visíveis qd sofrem algum mal).
De qualquer forma você poderá encontrar Dionaeas, Nepenthes e outras carnívoras com vendedores confiáveis como o
com o Wesley - Orquistudio.com.br --> Normalmente compro apenas Nepenthes ao Wesley, mas acho q tenha Dionaeas Típicas tbm;
OBS.: você pode encontrar Dionaeas Típicas e Nepenthes Graciliflora em floriculturas na sua cidade tbm.
Espero ter ajudado!
Boa sorte no cultivo!!!
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]
Eclesiastes 3:1,2
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou [...]
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
- Nitisus
- Newbie
- Agradeceu: 3 vezes
Estou lendo muito sobre elas, então vou procurar uma adulta, obrigado pela dicaRmhamata escreveu:Ola. Bem vindo a comunidade de cultivadores de pc. Sendo a sua primeira planta, acho melhor você pegar uma muda ja envasada para q você pegue as manhas do cultivo e depois com a experiencia tente germinar as sementes. Leia bastante aqui no forum as experiencias relatadas.
Vou estudar um pouco mais sobre Nepenthes e dar uma olhadas no sites então, obrigadão pela ajudadanilo92 escreveu:Eu aconselharia você comprar uma muda de Dionaea (se puder comprar ela adulta, melhor ainda, pois será mais resistente e tbm terá armadilhas maiores). O risco ao se comprar sementes é você ter o azar delas não germinarem (sempre há esse risco), ou de ao germinarem morrerem precocemente por causa de qualquer erro q você cometer (erros no cultivo são mt normais, principalmente qd se está aprendendo a cultivar a planta).
Espero ter ajudado!
Boa sorte no cultivo!!!

- delagostini
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradecimentos: 360 vezes
como já disseram, vá de muda. Sementes são demoradas demais. Caso queira indicações de bons fornecedores, me envie uma MP que te passo alguns.
Dos citados acima, só aconselharia 2 deles.
Dos citados acima, só aconselharia 2 deles.

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
- danilo92
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 45 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
Essa questão de vendedor é algo mt pessoal. Eu nunca tive problema com nenhum deles, pelo contrário só tenho a elogiá-los. Todos eles são vendedores sérios e com produtos de alta qualidade... plantas mt bonitas e resistentes.
Nitisus, pode comprar sem medo a qualquer um deles. Mas claro, dá uma pesquisada entre todos os vendedores, pq assim você pode encontrar o que tenha a melhor opção pra você quanto ao custo benefício. Vê tbm qual deles está mais próximo a você, pq assim podes economizar no frete tbm.
E lembro mais uma vez que é normal você encontrar em sua cidade floriculturas (até as dos Shoppings) com Dionaeas Típicas, Nepenthes Graciliflora e Droseras Spatulata.
Qualquer dúvida manda uma mensagem particular q te respondo.
Abração e boa sorte ae!
Fica com Deus!!!
OBS.: Se for comprar Droseras ou pinguiculas, é melhor usar sedex, elas sentem mt a viagem.
Nitisus, pode comprar sem medo a qualquer um deles. Mas claro, dá uma pesquisada entre todos os vendedores, pq assim você pode encontrar o que tenha a melhor opção pra você quanto ao custo benefício. Vê tbm qual deles está mais próximo a você, pq assim podes economizar no frete tbm.
E lembro mais uma vez que é normal você encontrar em sua cidade floriculturas (até as dos Shoppings) com Dionaeas Típicas, Nepenthes Graciliflora e Droseras Spatulata.
Qualquer dúvida manda uma mensagem particular q te respondo.
Abração e boa sorte ae!
Fica com Deus!!!
OBS.: Se for comprar Droseras ou pinguiculas, é melhor usar sedex, elas sentem mt a viagem.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
-----> Instagram: @recifecarnivoras <-----
-
- Newbie
- Localização: Rua Santa Isabel, número 46, Campo Alegre, Alagoas.
- Agradecimentos: 3 vezes
Comecei comprando mudas, pra poder ter noção do cuidado, mas acho que deveria ter começado pelas sementes, seria uma ordem cronológica mais lógica: primeiro cuidado com as sementes e depois com a planta em si.
- Fernando123
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradecimentos: 32 vezes
Na minha opinião eu compraria uma muda de dioneia (ou qualquer outra pc) já formada porque para germinar ela não é muito fácil, já se quiser droseras pode ser de sementes (é até melhor pois comprar pela net chega tudo Moída) é muito fácil germinar elas.Só que nem sempre comprar mudas já formadas pode ser mais fácil. Boa Sorte!
Editado pela última vez por Fernando123 em 10 Jul 2018, 14:25, em um total de 1 vez.
''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
- crazyplantcarol
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradecimentos: 11 vezes
Eu comecei com o cultivo há poucos meses e inicialmente peguei plantas adultas/já formadas, o que pra mim foi essencial pra aprender mais como cultivar. Agora estou germinando vários tipos de droseras, e mesmo sendo as plantas carnívoras que crescem mais rápido, com 2 meses ou mais ainda são pontinhos de menos de meio centímetro, por isso acho que para iniciantes plantar sementes primeiro talvez seja um balde de água fria que pode desestimular o cultivo. Quando você já tem algumas plantas maiores é mais gostoso vê-las se desenvolver enquanto as sementes germinam, assim você sempre tem "novidades" te esperando.
Instagram: @crazyplantcarol
-