Dioneia murchando e com armadilhas nova empretecendo
- brunosantiago
- Newbie
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradecimentos: 1 vez
Dioneia murchando e com armadilhas nova empretecendo
Eai galera
Sou iniciante no cultivo de PCs e não sei o que fazer ,comprei uma dioneia a 4 dias na floricultura e logo que cheguei fiz a troca do substrato para sphagnum+areia, a planta que ja não tava das mais bonitas na floricultura começou a empretecer as novas armadilhas e hoje me deparei com uma destas armadilhas murchando. Alguém sabe o que pode ser feito para que ela sobreviva?
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail]https://imgur.com/XZ8wSW6.jpg[/thumbnail]
Sou iniciante no cultivo de PCs e não sei o que fazer ,comprei uma dioneia a 4 dias na floricultura e logo que cheguei fiz a troca do substrato para sphagnum+areia, a planta que ja não tava das mais bonitas na floricultura começou a empretecer as novas armadilhas e hoje me deparei com uma destas armadilhas murchando. Alguém sabe o que pode ser feito para que ela sobreviva?
[thumbnail][/thumbnail]
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
essa estava na floricultura, 99,9% a muitos dias sem sol. você a expôs diretamente?
se sim, junto a troca de substrato, foi muito para uma planta não aclimatada e já debilitada (fraca).
vamos torcer para ela se recuperar, boas sorte, mas ela não está bem e você corre o risco de perder.
vamos ser otimista! deixe a sua planta em local que pegue somente o sol da manhã ou da tardinha, o mais fraco. após 3/4 dias aumente o tempo em duas horas por mais 3 ou 4 dias, e continue assim até o tempo máximo de sol. mas atenção, por hora sempre água abaixo, local de sol fraco e poucas horas de sol e aguarde o recuperar da planta lentamente. no momento o recuperar.
se sim, junto a troca de substrato, foi muito para uma planta não aclimatada e já debilitada (fraca).
vamos torcer para ela se recuperar, boas sorte, mas ela não está bem e você corre o risco de perder.

vamos ser otimista! deixe a sua planta em local que pegue somente o sol da manhã ou da tardinha, o mais fraco. após 3/4 dias aumente o tempo em duas horas por mais 3 ou 4 dias, e continue assim até o tempo máximo de sol. mas atenção, por hora sempre água abaixo, local de sol fraco e poucas horas de sol e aguarde o recuperar da planta lentamente. no momento o recuperar.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Unforgible
- Newbie
- Agradeceu: 14 vezes
- Agradecimentos: 5 vezes
Pode seguir a dica do Edson, tá funcionando com a minha. E outra coisa que eu faço e parece estar funcionando, eu fiz uma estufa de garrafa pet, e depois dela ficar as horas no sol fraco eu coloco dentro da estufa com água embaixo e deixo lá o dia todo em um lugar com claridade, sem contato direto com o sol.
- Felipe Siebert
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 281 vezes
- Agradecimentos: 98 vezes
Apenas cuidado com isso, não é interessante ficar trocando a planta de lugar, principalmente nos primeiros dias, que ela estará mais estressada..Unforgible escreveu:Pode seguir a dica do Edson, tá funcionando com a minha. E outra coisa que eu faço e parece estar funcionando, eu fiz uma estufa de garrafa pet, e depois dela ficar as horas no sol fraco eu coloco dentro da estufa com água embaixo e deixo lá o dia todo em um lugar com claridade, sem contato direto com o sol.
O correto e deixar em algum lugar e não mexer mais.

Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
- Felipe Siebert
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 281 vezes
- Agradecimentos: 98 vezes
Posso estar enganado, mas pode ser excesso de água também, isso facilmente faz a planta abortar as traps, principalmente nas dios de feira, pois estas chegam a ficar dias sem receber água, então estão acostumadas com bem pouca umidade, sugiro você deixar o nível bem baixo por enquanto, e acima de tudo, não ficar mexendo..brunosantiago escreveu:Eai galera
[thumbnail][/thumbnail]

Paciência, Persistência e Resiliência.
- brunosantiago
- Newbie
Edson Poscai escreveu:essa estava na floricultura, 99,9% a muitos dias sem sol. você a expôs diretamente?
vamos torcer para ela se recuperar, boas sorte, mas ela não está bem e você corre o risco de perder.![]()
Obrigado ! Vou deixar ela quieta neste lugar so pega umas 3 horas de sol por dia .Tomara que ela fique bem
- brunosantiago
- Newbie
Realmente ela estava totalmente sem agua quando a comprei vou tentar isto também ,tomara que der certo.Obrigado !Felipe Siebert escreveu:Posso estar enganado, mas pode ser excesso de água também, isso facilmente faz a planta abortar as traps, principalmente nas dios de feira, pois estas chegam a ficar dias sem receber água, então estão acostumadas com bem pouca umidade, sugiro você deixar o nível bem baixo por enquanto, e acima de tudo, não ficar mexendo..brunosantiago escreveu:Eai galera
[thumbnail][/thumbnail]
- delagostini
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradecimentos: 360 vezes
Não faça isso!Unforgible escreveu:Pode seguir a dica do Edson, tá funcionando com a minha. E outra coisa que eu faço e parece estar funcionando, eu fiz uma estufa de garrafa pet, e depois dela ficar as horas no sol fraco eu coloco dentro da estufa com água embaixo e deixo lá o dia todo em um lugar com claridade, sem contato direto com o sol.
Primeiro: Estufa não é aconselhado para quem pode manter a planta no sol. Estufas são aconselhadas para nepenthes que curtem umidade mais alta e menos sol. Dionaea em estufa é dar chance pra fungo tomar conta.
Segundo: Mudar a planta de lugar causa muito mais problema do que resolve (só pensar que elas tem raiz por um motivo).

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html
Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
- Unforgible
- Newbie
- Agradeceu: 14 vezes
- Agradecimentos: 5 vezes
Aos dois, obrigado pela correção, eu tinha pensado na estufa porque a noite aqui onde eu moro está muito mais fria do que o normal e ventando mais, mas vou seguir o conselho de vocês e não usar mais a estufa. 

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
qdo se usa a estufa, jamais a deixamos em sol. senão cozinha tudo.
se vier a usar estufa, esta somente em locais sem sol. com sol jamais!
se vier a usar estufa, esta somente em locais sem sol. com sol jamais!

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-