Projeto Germinação ! (GERMINOU!)[cachorro destruiu tudo]

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Marciel, obrigado!

E qual é a melhor areia pra essa finalidade? Eu li sobre areias à base de sílica, mas não tenho certeza...

Abraço


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

tipo de filtro de piscina...parece ser muito boa para isso...
t+


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Cara, se você não quiser gastar muito, procure areia de construção grossa e use somente depois de bem lavada. 8-)


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Eu tava pensando em comprar Perlita (expandida), pode ser substituta da areia ou precisa, mesmo assim, de uma areia mais fina junto ?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

mx_joao escreveu:Eu tava pensando em comprar Perlita (expandida), pode ser substituta da areia ou precisa, mesmo assim, de uma areia mais fina junto ?
Então, se você conseguir comprar perlita é ótimo, eu uso aqui e estou satisfeito, evita a compactação do substrato. Caso realmente compre, pode utilizar o mix 70% sphagnum + 30% perlita.
Quando sugerimos o uso da areia + musgo (substrato basico) é com o intuito de facilitar em parte o acesso aos materiais utilizados para a confecção do substrato. Com o passar do tempo cada cultivador elege sua melhor mistura para cada planta de sua coleção.
O único item que é insubstituivel é o musgo sphagnun que por sí só retém agua, acidifica o meio e tem baixos niveis de nutrientes nocivos as pcs.
: joia :


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Hehe

Vou utilizar a perlita por ter lido em muitos fóruns e sites gringos que é o melhor componente para acompanhar o sphagnum... porém, fica faltando a TURFA DE SPHAGNUM (Sphagnum PEAT MOSS), que aqui no Brasil não existe :( ... então vai o musgo seco mesmo !

Agora meu problema é com o local onde vou plantar as sementes, estufa pra aumentar a umidade ou não? Sol direto ou indireto? Sugestões são muito bem vindas, agradeço desde já a ajuda que estou recebendo neste tópico :D

PS: Acho que vou fazer estratificar 30% das sementes, e 70% vou plantar normalmente, o que acham?


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Olá
EU acho boa a ideia de estratificar parte das sementes... Sempre é bom prevenir!
A turfa de sphagnum e o sphagnum tem praticamente as mesmas propriedades... É que lá fora é mais fácil achar a turfa e aquí o musgo! Pode usá-lo sem medo!
Se achar perlita é bom demais... Pra maioría do pessoal o problema é encontrar, pois dizem que pra usar é ótima!

Acho que não precisa usar recipiente tampado não... Já que em SP tá tanto calor, tenho medo que você as cozinhe sem querer! Acho que elas germinam com a umidade do substrato! Pode dar sol indireto que vai ser bom.

Acho que nesse mix de sementes vem umas bem legais, mas quero avisar que algumas delas é certeza que não vão nascer os clones, mas sim as dionaeas típicas talvez pouco diferentes. Sei disso pois as sementes de dionaea B 52 não criam plantas iguais à ela... São mais parecidas com a típica. O único jeito de reproduzí-la igual a mãe é assexuadamente. Se nascerem todas daquela vermelha tá ótimo, muito linda ela!!! Gostei demais kk

Abraço e boa sorte com as sementes!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

É Bruno, eu soube que seeds de clones não geram plantas com as mesmas características... Uma semente de Akai Ryu pode gerar uma típica verdinha...

Mas com grandes chances, as "típicas" desse pacote terão algo além das que vemos todos os dias, eu espero... é esse o meu objetivo / sonho ! :D

Vamos torcer pra dar tudo certo, e se o fórum ainda estiver aqui daqui uns 2 anos, veremos como serão os resultados dessas sementes...

Vlw : joia :


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Olá pessoal! :mrgreen:

Cheguei hoje em minha segunda cidade, onde passarei o 3º semestre do meu curso, minha Ilha Solteira : sol : ...

Céu bem estrelado, diferente de Assis, onde só estava nublado e fazia muito pouco sol, ou quase nenhum sol direto : maluco :

Agora é esperar chegar as sementes, pois escolhi o endereço de entrega para cá, pois passo duas semanas aqui, um final de semana em Assis.

Vou começar a ir atrás do substrato, em seguida, do local de germinação.

Abração pra quem está acompanhando! : joia :


thiago m
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 138
Registrado em: 21 Fev 2011, 21:29
Localização: buritis-MG
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por thiago m »

boa tarde.continue postando,para manter-mos informados,se der tudo certo vou tentar comprar tbm.depois quero ajuda pra tentar tbm.falow


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem