Cultivo Básico - Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Marciel.. Belo material...

Obrigado por compartilhar conosco...
Vai ajudar todos...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
LeninMoral
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Fev 2012, 23:48
Localização: Goiânia
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por LeninMoral »

muito obrigado, estou iniciando o cultivo agora e está chegando umas nepenthes raizes nuas entao fiz questao de ler o topico ^^.


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Boa Lênin, se informando bastante você evitará transtornos futuros...


Rk_maia
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Mai 2012, 00:45
Localização: Araraquara - Sp

Mensagem por Rk_maia »

Comprei uma Nepenthes e ela veio plantada no sphagnun, esse substrato é o ideal para planta? è a Primeira planta carnivora que cultivo =)
Desde já agradeço pela ajuda


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

RK_maia,sphagnum eh o subs basico para praticamente todas as carnivoras,ah varias reseitas de subs,usando sphagnum,areia de quartizo e poh de coco(lavado para a retirada do danino,que eh prejudicial),mas se a planta esta saudavel apenas em sphagnum,nao ah nessecidade de trocar
: joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Vou aproveitar esse tópico e postar duvidas.

1- Eu vejo as fotos dos amigos e percebo que suas nepenthes são de baixa estatura, muitas tem poucas folhas e fica praticamente ao nível do vaso e estão cheias de ascideos.

2- As minhas ao contrario, disparam para o alto e para aparecer um ascideo é um parto de cigarra.

3- Eu não entendi a poda. É feito acima da base? E com o restante da planta se faz estaquias?
Um tutorial sobre isso seria bom.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Um tutorial sobre podas de nepenthes é uma boa idéia Paulo.

Uma explanação rápida.

Além das diferenças óbvias das nepenthes, devemos lembrar que cada espécie ou hibrido tem seu crescimento (tempo/tamanho) diferente entre sí. Temos nepenthes que crescem muito rápido em tamanho pois a distância no caule, entre suas folhas é grande, algumas com mais de 5cm entre elas. Outras nepenthes aparentemente não mudam de tamanho por que suas folhas são praticamente coladas com as folhas anteriores, quase não há distância no caule.

Nas neps com baixa estatura, os ascideos se beneficiam com a proximidade do substrato que na prática está sempre úmido. Este fato ajuda na formação do ascideo.

As nepenthes 'altinhas' sofrem mais com a úmidade (a falta dela) no ambiente.

A poda deve ser feita quando percebemos que os galhos (caules) mais distantes do substrato começam a apresentar sinais de fraqueza, com folhas mais pálidas que o normal. Corta-se os galhos 'velhos' para facilitar o crescimentos dos brotos. Mas o procedimento não pode ser considerado como regra, pois boa parte das nepenthes crescem como trepadeiras. Por vezes, caules secos, que pensamos já não ter mais utilidade a planta, começam a brotar novamente. :geek:

Todas as partes 'verdes' da planta possibilitam a propagação por estaquia. Nas nepenthes é o caule com a folha. Existe alguns truques para fazer a propagação por estacas. 8-)


Avatar do usuário
glbelchior
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Fev 2013, 13:42
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

Mensagem por glbelchior »

Oi amigo Nephenteiro,

Tenho uma nepenthes a cerca de um ano.
Quando a comprei tinha apenas duas armadilhas e era pequena.

Hoje esta com 10 armadilhas, e apenas duas com a parte superior seca. Até hoje só podei uma armadilha que secou completamente.

O problema é que o vaso original ficou pequeno para a planta. Comprei um vaso maior e a replantei ANTES de ler seu artigo.

Como já sabia que ela gosta de solo pobre, não coloquei terra adubada, dessas compradas em lojas de jardinagem. Aproveitei que meu sogro tinha terra avermelha, de um jardim que ele desmanchou, ensacada, trouxe para minha casa, deixei úmida e replantei, colocando vários cacos de cerâmica para ajudar a drenagem. Após ler seu texto, fiquei preocupado com esse substrato e acrescentei areia úmida a ele.

Fiz alguma besteira? Será que minha planta que estava se desenvolvendo tão bem vai se adaptar ao replantio?

Gerson


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Gerson.

Sabe dizer a espécie da sua Nepenthes?

Imaginando que seja uma N.alata creio que ela suporte razoavelmente este substrato, visto que esta espécie sobrevive em praticamente qualquer mídia.

Eu trocaria o substrato para um mais adequado (sphagno) e aerado do que essa terra . 8-)

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa Gerson sinto lhe dizer, mas você fez tudo errado. A planta estava em um substrato inapropriado, porém conseguia sabe-se lá como produzir vários ascídios (jarros) e se desenvolver, aí você vem é coloca ela em terra vermelha (deduzo que se trate de saibro) algo que literalmente pode matá-la.

No replante dela use musgo Sphagnum + Areia (devidamente esterilizados), pois este é o substrato padrão. Existem alguns foristas (inclusive eu) que utilizam chip de coco tratado como substrato e, de minha parte posso lhe garantir que minha N. alata vai muito bem obrigado, mas sugiro que opte pelo primeiro por questões de "segurança", OK :handgestures-thumbup: .

Obs.: Não sei se você sabe, mas água para rega somente se for da chuva, destilada ou deionizada. A água da torneira só deverá ser usada em último recurso e mesmo assim somente depois de deixá-la descansar por 48h para evaporar o cloro, nocivo as PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem