[thumbnail]https://imageshack.com/a/img922/2715/vmmMWb.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://imageshack.com/a/img924/8061/Zr7HUq.jpg[/thumbnail]

Aqui germinou muito rápido as sementes do Gilson são de ótima qualidade! boa sorte pra nós e vai atualizando conforme vai germinandobruno.matorizen escreveu:Depositei hoje na conta do Gilson o valor para comprar está espécie, vou tentar fazer em um aquário velho a germinação. Boa sorte pra nós hehe
logo postarei mais fotos gostei do resultado da vermiculitasmart2 escreveu:que boa noticia, so eu que não consigo germinar na vermiculita msm... o Marciels ja tinha testado isso com ótimos resultados tb
exatamente! estou meio sem esperança com essas sementes... vou deixar la e esquecer delassmart2 escreveu:mini maxima provenientes do Ono? a minha semeei 2 veses tb e nada, 3 meses da primeira e uns 40 dias da segunda tentativa...
eu desisti das sementes de neps dele, segunda vez que eu compro não germinou, as outras sementes que eu comprei dele como pro exemplo as dio germinaram super bem de 23 que veio no pct germinaram 21, agora sementes de neps somente com o gilson, ja encomendei mais algumas sementes dele para semana que vemsmart2 escreveu:sinceramente, não somos os primeiros a ter problemas com sementes de Nepenthes... porem tb ouvi relatos de outros membros sobre as sementes do Ono... e cada dia estou mais sismado com as sementes dele...
comprei 4 pacotinhos de 2 tipos de nep, a primeira rodada não germinou nada (semeada 09/16) a segunda esta com uns 30 dias. ja estou reutilizando o musgo e nenhuma das duas semeaduras germinou de nem uma das especies...
Eu tive a mesma duvida e me responderam que nao precisa de nenhum tipo de esterilização na vermiculita, ja o musgo eu lavei e fervi.Jean R. escreveu:Relato legal, Marcelo.
Só por curiosidade você realizou algum tipo de esterilização no substrato (vermiculita), onde as sementes de Neps foram semeadas ?
Recentemente comprei algumas seeds de N.bicalcarata e estou pensando seriamente em usar vermiculita para germinação.