Fabricação de Fibra de Coco caseira

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Leoo escreveu:Show esse tópico!

Na cidade onde moro não achei musgo e nem fibra de coco, então também fiz a fibra só que sem triturador e sem deixar de molho os 7 dias, pois minha plantas já tinham chegado.
Peguei um coco bem seco, "triturei" na pedrada msm. :lol: depois fervi duas vezes em uma panela aberta e uma vez na pressão para acelerar e economizar gás. rs ai já plantei minha Sarracenia e minha Dio. o que sobrou de fibra coloquei de molho para ver se ia sair tanino ainda, e pelo q vi não saiu não. :) ai postar o resultado se elas vingassem, a Sarracenia soltou bastante folhas :D a Dio começou apresentar resultados agr. então acho q deu certo! :) qnd tiver mais tempo posto fotos!
top amigo, bom saber q ai esta dando certo tb. so uma observação que fiz quanto as sarracenias, e que em um futuro quando for transplanta-la assim como fiz aqui, da um problema enorme separar as raizes, ela e grossa e emite umas raizes que amaram muito, no musgo e mais tranquilo pq acaba o musgo rebentando e soltando a raiz, mais na fibra não ou seja no final você terá uma bola de arame pra desenrolar, porem com o devido cuidado pra não virar moita e so replantar essa bola em outro vaso e pronto, mais eu deixei a minha vira moita ae fou uma tarde desembolando raiz aqui kkkk nas dio e tranquilo pra as raizes delas não amaram sai facim as veses com um pedaço de fibra mais e de boa...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

Bom dia,

Postando minha experiência com a fibra de coco caseira.

Bom, como eu disse aqui no tópico antes, comprei uma sarracenia e uma Dio. Para o frete não ficar [5X mais caro] que as plantas, acabei não comprando o musgo pois ai procurar aqui pela região. Resultado ... sem musgo e sem fibra de coco, vi uns tópicos aqui sobre o assunto e eles falavam de usar liquidificador e triturador, como não tinha nem um e nem outro, procurei e encontrei um vídeo no Youtube ensinando a fazer substrato de fibra de coco para orquídeas, então fiz o processo com algumas adaptações.

Peguei alguns cocos bem secos na vizinhança.

Imagem
fotos 30/03/18

Usei só 1 que foi o mais cinza, pois estava mais leve [então bem mais seco que os outros] e "machucando" com uma pedra mesmo.
Imagem
fotos 30/03/18

Assim consegui esse montante de fibra.
Imagem
fotos 30/03/18

Como minhas plantas já tinham chegado e eu não tinha tempo para fazer o processo do molho por 7 dias, Lavei na agua corrente, fervi 2 vezes por 20 min cada em uma panela aberta e 1 vez na pressão por uns 25 min.
ImagemImagem
fotos 30/03/18

plantei as PC's nessa fibra o restante da fibra coloquei de molho para ver se haveria mais liberação de tanino.
ImagemImagemImagemImagemImagem
fotos 30/03/18

Deixei por um dia de molho, depois troquei a agua e deixei por mais 3 dias seguidos com a mesma agua, Como a agua não mudou de cor encerrei o processo. Tirando conclusões, a partir da cor da agua, pude supor que o processo de ferfura foi suficiente para deixar o tanino em condições aceitaveis para plantio da minha PC's. Por isso não as retirei do substrato que já as tinha colocado.
ImagemImagem
fotos 04/04/18

Hoje 29/05/18 minhas PC's, estão assim. O problema que vejo é que como só tenho a fibra, a umidade fica um pouco comprometida, então comprei musgo e estou esperando chegar, [ o que q acredito que vai dar uma turbinada na minha Dio, pois acredito que a sarracenia já está ótima].
ImagemImagemImagemImagemImagem

bom, essa foi minha experiencia, tive a intenção de compartilhar pois sei que quem mora meio longe dos grandes centros podem ter dificuldade em encontrar algum tipo de substrato e o coco é mais facíl, necessitando apenas por a mão na massa. Iria usar o mesmo substrato para outras PC's mas infelizmente a doação do Fórum não chegou :cry: [ teve ter sido extraviado ou algo do tipo, o que infelizmente é comum], ai quando voltar à SP compro mais alguns exemplares como Pinguicula Esseriana e algumas droseras.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

muito bom amigo, apesar de ser uma mão de obra enorme o processo e simples.

quanto a questão da umidade podemos contornar esse problema com alguns processos como por exemplo o uso de bog, porem sempre o reservatorio de agua deverá ser maior que o usual do musgoentão se no musgo se pede 1 dedo você vai usar uns 3 ou + heh.

ao usar o processo do triturador (liquidificador não deu certo aqui) ele solta bastante pó do coco oq facilita tb o preenchimento de bolsões de ar que aumentam esse problema da umidade.

e em um último caso poderia usar porçõe de musgo caso tenha ao menos um pouco, tipo 70/30 (fibra/musgo) e assim resolver esse problema.

aqui uso o Bog com nivel de agua alto ja que as dios não tem problemas com isso assim como as sarracenias, e ja q a fibra tem uma resistencia montruosa contra cianobacteria e algas fica de boa tb não compacta e nem tem problemas com inundação pq a agua desce rapidão.

so recomendo cuidado com as sarracenias pq aqui plantei uma de inicio e tempos depois quando fui replanta-las tive problemas... as raizes delas tem uma fixação enorme tipo um sipó de espinho, entra facil mais não sai... no musgo não da problema pq o musgo arebenta e rasga facil... mais na fibra e o problema, ela atravessa esse pedaços de fibra e depois so sai arebentando... ou seja quando vi so tenha uma buxa enorme que sofreu muito pra tentar dividir algumas mudas


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

Show.

Eu comprei o musgo e estou esperando chegar. Minha Dio Agora está Show :D , Mas mesmo assim quando o musgo chegar vou colocar um pouco para ajudar na umidade e na temperatura da água, já que aqui a umidade relativa é muito baixa e tb é muito quente.

Vlw pelas dicas! :)


Avatar do usuário
Paulo ricardo
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Dez 2017, 13:36
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Paulo ricardo »

Leoo escreveu: 29 Mai 2018, 11:53 Bom dia,

Postando minha experiência com a fibra de coco caseira.

Bom, como eu disse aqui no tópico antes, comprei uma sarracenia e uma Dio. Para o frete não ficar [5X mais caro] que as plantas, acabei não comprando o musgo pois ai procurar aqui pela região. Resultado ... sem musgo e sem fibra de coco, vi uns tópicos aqui sobre o assunto e eles falavam de usar liquidificador e triturador, como não tinha nem um e nem outro, procurei e encontrei um vídeo no Youtube ensinando a fazer substrato de fibra de coco para orquídeas, então fiz o processo com algumas adaptações.

Peguei alguns cocos bem secos na vizinhança.

Imagem
fotos 30/03/18

Usei só 1 que foi o mais cinza, pois estava mais leve [então bem mais seco que os outros] e "machucando" com uma pedra mesmo.
Imagem
fotos 30/03/18

Assim consegui esse montante de fibra.
Imagem
fotos 30/03/18

Como minhas plantas já tinham chegado e eu não tinha tempo para fazer o processo do molho por 7 dias, Lavei na agua corrente, fervi 2 vezes por 20 min cada em uma panela aberta e 1 vez na pressão por uns 25 min.
ImagemImagem
fotos 30/03/18

plantei as PC's nessa fibra o restante da fibra coloquei de molho para ver se haveria mais liberação de tanino.
ImagemImagemImagemImagemImagem
fotos 30/03/18

Deixei por um dia de molho, depois troquei a agua e deixei por mais 3 dias seguidos com a mesma agua, Como a agua não mudou de cor encerrei o processo. Tirando conclusões, a partir da cor da agua, pude supor que o processo de ferfura foi suficiente para deixar o tanino em condições aceitaveis para plantio da minha PC's. Por isso não as retirei do substrato que já as tinha colocado.
ImagemImagem
fotos 04/04/18

Hoje 29/05/18 minhas PC's, estão assim. O problema que vejo é que como só tenho a fibra, a umidade fica um pouco comprometida, então comprei musgo e estou esperando chegar, [ o que q acredito que vai dar uma turbinada na minha Dio, pois acredito que a sarracenia já está ótima].
ImagemImagemImagemImagemImagem

bom, essa foi minha experiencia, tive a intenção de compartilhar pois sei que quem mora meio longe dos grandes centros podem ter dificuldade em encontrar algum tipo de substrato e o coco é mais facíl, necessitando apenas por a mão na massa. Iria usar o mesmo substrato para outras PC's mas infelizmente a doação do Fórum não chegou :cry: [ teve ter sido extraviado ou algo do tipo, o que infelizmente é comum], ai quando voltar à SP compro mais alguns exemplares como Pinguicula Esseriana e algumas droseras.
Nossa que legal
Meus parabéns
Eu aqui também uso substrato de coco principalmente o pó de coco ele deixa o substrato sempre umido

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Up videos do amigo Gilberto demonstrando o método usado por ele


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

todas as imagens do tutorial foram re-upadas. tópico ativo novamente. abraço


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Christian a.
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 20 Dez 2019, 22:46
Localização: Santa rita-PB
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Christian a. »

smart2 escreveu:Up videos do amigo Gilberto demonstrando o método usado por ele
Pode misturar a fibra de coco + pó de coco + musgo sphagnum + bolinhas de isopor?

Enviado de meu SM-G611MT usando o Tapatalk



Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Christian a. escreveu: 23 Dez 2019, 18:21 Pode misturar a fibra de coco + pó de coco + musgo sphagnum + bolinhas de isopor?

Enviado de meu SM-G611MT usando o Tapatalk
como respondido no outro topico... poder pode sim, resolve o problema q o amigo ali disse da falta de umidade... porem... o musgo degrada muito mais rapido q os outros itens ai.. fibra dura ate 9 anos, musgo no maximo 2...

junto a fibra você pode misturar qualquer item q seja Inerte como os sitados ou areia tb.

obs:
Fibra de coco (linhas): finalidade apenas aeração, volume
Pó de coco: esse pó q na vdd vem com pedações q tem a finalidade de reter a agua, não tanto como o musgo mais bastante

a recomendação q faço pra quem vai usar a fibra e o sistema de bog, com furos em niveis mais altos, tipo no meio do vaso... assim resolve o problema da umiade sem adicionar o musgo.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

Saudações, terráqueos!
Depois de 7 anos desde a última vez que eu tentei cultivar carnívoras, por falta de tempo/espaço ou por excesso de gatos, encontrei um momento oportuno para voltar ao hobby.
Comprei uma penca de sementes de Droseras e, como todo mundo que mora onde o vento faz a curva, me deparei com o bom velho problema pra conseguir sphagnum. Eu pretendia esperar até mês que vem pra procurar na capital, mas a ansiedade acabou falando mais alto (e talvez até mês que vem o coronavirus já tenha destruído o mundo) e eu resolvi procurar uma alternativa de substrato pra germinação. Encontrei o outro tópico sobre o experimento com fibra de coco, e como os resultados foram bem promissores resolvi me arriscar.
Segue abaixo minha experiência fazendo fibra de coco em casa:

1- Como sou apenas um rapaz latinoamericano sem um triturador, me arrisquei a desfiar a fibra no liquidificador. E deu super certo! O truque é bater os cubos de coco com uma boa quantidade de água (até ficar no nível do coco) e em pequenas quantidades (fiz em porções de meio litro).Imagem

2- Após triturar a fibra, fiz 3 fervuras de 20-30 minutos, e deixei de molho em água de ontem pra hoje. Esse foi o resultado:
Imagem

Pela cor da água que eu escorri hoje de manhã, creio que já foi o suficiente pra remoção do excesso de tanino.
Imagem

3- Separei a fibra do pó, pois pelo que notei no experimento de germinação, plantar as sementes sobre uma camada de pó é o segredo. Deixei tudo secando durante a manhã pra ficar mais fácil descompactar (já que eu amassei tudo em um pano pra escorrer a água)
Imagem

4- Agora uma observação importante: a quantidade de fibra que você consegue em cada coco. Eu não fazia ideia de quantos cocos iria precisar, então lá estava eu com meus dois sacos de coco seco pensando em quantos dias eu ia levar pra processar tudo aquilo.
A foto abaixo foi o resultado de apenas um coco e é mais do que o suficiente pra mim agora.
Imagem

Essa é uma lata de margarina de 3kg faltando umas 3 polegadas pra encher de fibra, e ao lado uma boa quantidade de pó de coco.

5- Já comecei a semear minhas sementes, agora é só esperar e torcer.
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem