Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimo amigo, lhe desejo excelentes resultados. : joia :

Ricardo, você trabalha com a fibra seca, q é a certa e indicada, penso q os resultados em comparação com o sphagnum será 70% ou mais, visto q sementes secas caídas já brotam no próprio vaso qdo caída. mas nada melhor de q o teste destinado a ver o resultado neste sentido de germinação. no sentido de troca de vaso qdo pq's mudas já foi comprovado, penso estar faltando somente este para sabermos aproximadamente o índice de germinação. sucesso aí !!!

sendo bog, penso q você deixou o furo ladrão bem acima para ficar com mais água que pede a fibra.

agora aguardar e vermos os resultados em média de germinação e tempo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é, aos poucos o uso da fibra de coco no cultivo de PCs vai retornando. E pensar que se não tivesse sido abandonado seu uso, há naos atrás, o hobby por aqui talvez (eu disse talvez) estivesse num nível mais próximo dos estrangeiros :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

sinto que minha Dionaea do experimento esta pedindo 1 vaso so pra ela... ta dando dó dela toda apertadinha ali, não cabendo no vaso... que que seis acham? transplanto ela ou deixo mais tempo para ver o comportamento?

Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

me tire esta duvida, o fato de ser um pote de margarina (?) tenho a impressão de ser raso, estou certo? costumo indicar sempre um vaso de +/- 13 cm de alt. agora a tendência será crescer mais e as raízes tbm. mesmo em fibras acho q será melhor : joia :

mas a planta está bem, deixe para mexer em jun. agora é uma época q as dionaeas mais gostam.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo, as latinhas de margarina tem media de 8cm de profundidade, por isso estava pensando no transplante, lembrando que as armadilhas que ficam encostando nas laterais sofrem muito com a temperatura pois o plastico acaba queimando elas, e ela ja esta bem grande, pensei em mudar por agora pq ate a época certa ja estaria recuperada para a floração, pois com esse porte e provável que suas raízes ja tenham atingido o fundo da vasilha.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá galera!
Resolvi plantar algumas das sementes que o Smart me doou em fibra de coco pura, já que que as plantas mães gostavam da fibra, ontem notei que algumas Droseras Burmannii Red Germinaram, tentei de tudo pra melhorar a foto, mas a verdade é que não imaginava que seriam tão pequenas, além de usar o máximo de zoom ainda tive que usar uma lupa, ai a qualidade explode mesmo, mas mesmo assim quero compartilhar essa alegria e esse experimento com vocês, espero que gostem apesar da qualidade.
Imagem
Imagem
Imagem
Pra quem não conseguir ver, acreditem elas estão ai :lol:
Bem, dessa vez usei fibra de coco pura, semeei apenas algumas, agora plantarei mais algumas em fibra de coco+pó de coco, quando elas crescerem um pouco e se tornarem visíveis eu abrirei um tópico para poder compartilhar a evolução delas, essas são minhas primeiras Droseras, e esse é a primeira vez que posto fotos, quando cliquei em prever aqui deu tudo certo, mas se alguém não poder visualizar me informe que arrumarei; elas germinarão em 15 dias, acho que virão mais delas por ai, elas estão plantadas dentro de um vaso de plástico que está dentro de um pedaço de garrafa pet, o que me permite colocar o nível de água que quero sem me preocupar com os mosquitos, já que não há espaço para eles entrarem, pegam acima de 4hrs de Sol direto por dia (anda 37ºC por aqui direto) Mas como o vaso tem um tamanho bom e está com muita água elas estão aguentando, bem, é isso, espero que postar imagens com qualidade horrível não seja contra nenhuma regra kkkk :o
Realmente parece que elas gostam da fibra, agora é ter paciência e esperar para ver como será o seu desenvolvimento, muito obrigado pelas doações Smart, abraço galera! :mrgreen:


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Hô amigo, eu que agradeço por ter compartilhado mais essa comprovação do que ja esperávamos, lembrando que ate o momento sabíamos que as mudas gostavam de fibra porem germinação ainda esta em teste, eu mesmo tenho mudas que naceram na fibra porem não fora semeadas e sendo assim não sei se ela e boa ou ruim em comparação ao musgo...

uma dica que lhe dou e quanto a composição do substrato, essa fibra que você usou, observei que ela quase não tem pó da fibra no meio, virando no final um bolo de linha, principalmente para sementes acredito ser muito importante elas germinarem ja sobre algo como solo ou seja como o pó ou pequenos pedação de fibra e não sobre as linhas, pelo fator que suas raízes são sensíveis e entre uma linha e outra da fibra vai ficar um vácuo que ira queimar essas raízes, por isso uma ultima camada de fibra com + pó ou so de pó por cima e crucial a meu ver, assim como no musgo se recomenda uma fina camadinha de musgo picado. ja quando se trata da muda isso nem e tanto importante pois as raízes ja estão mais fundas e a própria planta faz sombra para a raiz, porem mesmo assim o pó da alem de 1 toque mais bonito na superfície da tb um UP na umidade ja que a fibra não retem nada de água.

de qualquer forma germinaram e isso e maravilhoso...


outra dica: a maioria das mudinhas recém nascidas acabam empacando por um bom tempo, isso e normal porem...
acelerando-o-crescimento-das-suas-seedl ... -t819.html


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

É mesmo, notei de cara que é melhor com o pó junto, por isso semeei apenas algumas para testar, vou protege-las um pouco do Sol e do calor agora, hoje vou plantar algumas com fibra+ pó agora, e depois em somente musgo, assim garanto que alguma vai pra frente :lol:


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, ontem ao fazer a conferencia rotineira em minhas PC vi o primeiro sinal de vida nas semeaduras.

6 dias apos a semeadura (lembrando que a byblis e a semente mais velha com +ou- uns 30 dias de colhidas as outras foram colhidas na hora da semeadura)
Imagem

apenas a byblis do lado com Pó de coco que deu para ver, mais acredito que em alguns dias verei varias outras mudinhas, lembrando que o vaso esta a sol pleno, e apenas com sombrite 75% ou seja esta levando chuva tb...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

blza, vai anotando tudo amigo. data de plantio das sementes, data primeiras germinações. : joia :

eu nas q plantei, acho q uns 10 dias, nem sinal...

nas anteriores sim, mas nas anteriores coloquei um pouco de sphagnum. agora a duvida, e se germinaram por causa do pouco sphagnum? terei mesmo q aguardar este meu último teste de somente a fibra. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem