Olá pessoal !
Comprei algumas sementes de Ibicella lutea no mercado livre e estou querendo umas dicas para germiná-la e cultivá-la, li num site em inglês que as sementes devem ser escarificadas, isso é verdade ?. O solo deve ser fértil ou pobre em nutrientes ? E como funciona a protocarnivoria dessa planta, ela é capaz de absorver os nutrientes dos insetos decompostos através das folhas ?
Dúvidas sobre Ibicella lutea
-
- Newbie
- Agradecimentos: 2 vezes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Alguns botânicos preferem chamar a Ibicella de planta assassina, pois não há nenhum inseto ou bactéria que aja em simbiose com ela, de forma que a mesma consiga aproveitar os nutrientes advindos dos insetos que captura. De qualquer forma há tempos ela é considerada uma protocarnívora e, sendo assim, a discussão em torno deste assunto é irrelevante.
Diferente das demais PPCs, esta daí aprecia solo bem adubado. Use uma mistura de húmus de minhoca e terra vegetal na proporção 1:2 que ela irá se desenvolver muito bem. Adubação a cada 15 dias também é bem vindo, se possível com Osmocote 15-09-12 Plus.
Quanto a escarificação, até onde sei isso é mito.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Diferente das demais PPCs, esta daí aprecia solo bem adubado. Use uma mistura de húmus de minhoca e terra vegetal na proporção 1:2 que ela irá se desenvolver muito bem. Adubação a cada 15 dias também é bem vindo, se possível com Osmocote 15-09-12 Plus.
Quanto a escarificação, até onde sei isso é mito.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-