Minhas Dionaeas + Troca de substrato + Bog

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
d18
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Dez 2014, 14:28
Localização: São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por d18 »

O efeito será praticamente o mesmo. Desde q o musgo tenha um bom contato com a agua acumulada ñ vejo problemas.

PS.: Ainda não adicionei mais plantas, mas segue algumas fotos de outro ângulo:

[img]https://i846.photobucket.com/albums/ab2 ... 083437.jpg[/img]

[img]https://i846.photobucket.com/albums/ab2 ... 083520.jpg[/img]

[img]https://i846.photobucket.com/albums/ab2 ... 083305.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pelvs escreveu:...seria viável utilizar o fundo de garrafas de refrigerante emborcadas?, no caso, cortar o fundo de algumas garrafas pet para colocar no fundo do bog?
"Cuma"? Seja um pouco mais explícito Péricles, pois confesso que não entendi bem aonde quer chegar.

Obs.: As plantas estão lindas Rafael, em especial a última foto em macro.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Então Rodrigo, desculpa ter explicado meio atropelado, na hora que fiz a pergunta estava as pressas haha, eu queria saber se é viavel substituir a camada de argila expandida dos bogs por uma camada com alguns fundos de garrafa pet como esse, e nessa mesma posição, mas com alguns furos para não se encher de ar: [img]https://1.bp.blogspot.com/-jGC5NIdmCis/ ... 1600/3.JPG[/img]

Se ainda assim não pegar bem a minha ideia posto algumas fotos posteriormente : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, o fato de usarmos argila expandida é porque a mesma acaba por reter a água e deixar o substrato úmido por mais tempo. Eu confesso que não sei dizer se a troca da argila pelos fundos de garrafa PETs seria mais vantajoso para o cultivo de suas PCs, mas nada lhe impede de fazer uma experiência e depois nos contar a que conclusão chegou.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
d18
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Dez 2014, 14:28
Localização: São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por d18 »

Será que seria uma boa cobrir esse musgo todo que fica exposto com uma pequena camada de areia?

Além do visu diferente tbm minimizaria a chance de contaminação do substrato por algum inseto, não?

Ou tem nada a ver isso q disse...? : bad :

E percebi tbm na base da minha jardineira que qndo chove um pouco da areia escapa pelos buracos...
E essa areia que ficaria no topo com o tempo iria afundando neh?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ôpa! Gostei dessa imagem. : joia :
[thumbnail]https://i846.photobucket.com/albums/ab2 ... 083305.jpg[/thumbnail]
Pelvs escreveu:... seria viável utilizar o fundo de garrafas de refrigerante emborcadas?
Sim, pode usar se quiser.

O fundo de pet emborcado vai formar bolsões de água e economiza em quantidade de substrato.
A vantagem da argila expandida é ter maior área em contato com o substrato, que otimiza a troca de umidade com o mesmo. :geek:

Abç
[hr]
d18 escreveu:... seria uma boa cobrir esse musgo todo que fica exposto com uma pequena camada de areia?

Além do visu diferente tbm minimizaria a chance de contaminação do substrato por algum inseto, não?
Bom,

Pragas (insetos) podem surgir mesmo usando a areia sobre o substrato, então não fará diferença. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Eu vi falar que argila expansiva depois de um tempo solta substancias toxicas pra plantas então n seria bom usar......trocar por telha nova quebrada

Vi em um forum essa noticia


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Katouu escreveu:... argila expansiva depois de um tempo solta substancias toxicas pra plantas então n seria bom usar......trocar por telha nova quebrada...
Curioso e polêmico, pois a telha e a argila expandida são similares na composição. :geek:

Abç


Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Parece que ela solta aluminio depois de um tempo então vi em um forum que seria melhor usar cacos de telha(nos bogs atuais)ou isopor mesmo


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Sim sim Marciel eu pensei nisso dos bolsões qu se formariam, pra resolver isso eu pensei em furar bastante o plastico justamente para ele so servir parar manter o musgo acima da água e não interferir em nada. ;D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem