O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido. A marca (isopor®) tornou-se sinônimo genérico de poliestireno expandido.
Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas. Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. O isopor é um produto atóxico, isto é, não representa risco algum de toxicidade.
O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.
O poliestireno expandido é um elemento com características especiais:
* Material atóxico
* Fácil processamento por moldagem a quente
* Fácil coloração
* Baixo custo
* Inodoro
* Elevada resistência a soluções ácidas e alcalinas
* Baixa densidade e absorção de umidade
* Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries
* Dado que é quimicamente bastante inerte se utiliza como substrato para o cultivo de orquídeas.
* Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas.
* Geralmente, mais de 97% de seu volume é constituído de ar.
* Não contamina solo, ar ou água.
* Fungos e bacterias não o atinge.
[img]http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f ... 80.jpg&v=O[/img]
(Flocos de isopor)
O Objetivo deste tópico, é formalizar o assunto, abrir um espaço especifico para divulgar e comentar sobre a utilização de isopor como componente das misturas que compoem os substratos. Além claro de desmistificar o assunto.
Inicialmente a ideia de se utilizar os flocos de isopor como parte da mistura que compoe o substrato parece esquisita,porém,essa pratica já é empregada com sucesso no cultivo de orquideas e algumas outras plantas por diversos cultivadores.

Aqui utilizo ja a algum tempo, e so vejo melhoras e beneficios, não foi notado nada que indique ser um "fator negativo", muito pelo contrario, vejo plantas produzindo muito mais raizes que o "normal", solos nao compactados e excelente drenagem.
Gostaria de deixar claro aos colegas, que na minha opinião referente a composição de substrato para Nepenthes, o isopor chega a substituir o xaxim, e com muitas vantagens satisfatórias, dentre elas, a questão da exclusao do xaxim, que mesmo higienizado ainda libera no solo o Tanino, e como ja é conhecido por muitos, um dos principais problemas que o tanino proporciona, é a queima que ele faz em raizes jovens, além de prejudicar o desenvolvimento das raizes de uma forma geral, oque leva a planta a um estado debilitado, e talvez a morte.

Fontes:https://caxiasmaisverde.blogspot.com/20 ... iente.html.
https://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB& ... 80.jpg&v=O" onclick="window.open(this.href);return false;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Poliestireno" onclick="window.open(this.href);return false;