Ajuda insolação Dionaea_Ceará!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Ajuda insolação Dionaea_Ceará!

Mensagem por zootecnista13 »

Olá amigos!!

Sou iniciante no mundo das PCs. Adquiri sementes de Dionaea pela NET e aguardo chegar. Bom, minha dúvida na verdade é sobre a insolação. Aqui no interior do Ceará faz muito calor e a insolação é intensa. Gostaria que me auxilassem quanto ao período de sol e principalmente quanto de sol devo deixar elas tomarem na germinação.

Muito obrigado e é um prazer fazer parte do grupo!! :D


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dionaea apreciam cerca de 8/12 horas de exposição solar direta, portanto creio que isto não será problema para ela. O "x" da questão é a época de dormência no Inverno, pois esta planta precisa de frio neste período para descansar ou então ela definhará até a morte.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Ok Rodrigo, assim fico mais tranquilo.. vi em algum lugar aqui no fórum tratando de dormência induzida, vou estudar esse assunto melhor outra hora. O meu problema agora é conseguir o musgo sphagnum. Vou procurar em algumas lojas que vendem produtos pra jardinagem, e se não conseguir, procuro no ML. Obrigado pela atenção Rodrigo.

Att, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Olá, Samuel.

Eu entendo sua preocupação. Realmente, o sol do nosso Ceará é impiedoso. É duro as plantinhas aguentarem o sol do período de 11:00 - 14:00. Mesmo com o pratinho de água, o próprio substrato fica superaquecido. Eu faço o seguinte. Deixo ela pegar sol direto até umas 10 da manhã. Tiro-a para um lugar iluminado, mas protegido do sol, volto a colocá-la no sol a partir das 14:00 e deixo o resto da tarde.

Quando eu comecei a cultivar, deixava ela o dia inteiro, mas ela ressecava, mesmo com o pratinho. Pode ser que seja por ela não ter se adaptado ainda. Mas nunca experimentei pra saber. O que vcs acham? Aconselham o colega a fazer como faço? Ou aconselham a nós dois experimentarmos deixar o dia inteiro e esperar as plantinhas se adaptarem?

abraços.


Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Oi marquinhos, Obrigado pela informação.. e sobre o sol, no interior ainda é mais malvado que em Fortaleza! :lol: Ainda não tenho nenhuma PC, mas assim que as minhas germinarem vou experimentar o que sugeriu!

Estou a disposição!!

Abraço, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

marquinhoshgs escreveu:... deixava ela o dia inteiro, mas ela ressecava, mesmo com o pratinho. Pode ser que seja por ela não ter se adaptado ainda.
Bom,

De acordo com o seu relato, creio que você fez o correto. Sabemos que a região aí é muito quente, mas somente quem vive pode dizer o que acontece. Retirar a planta do sol escaldante das horas mais quentes do dia é uma solução.

Sugiro cobrir o vaso com um material claro ou branco para diminuir a temperatura do substrato. Complete o nível dágua do prato duas vezes ao dia (ou mais vezes se necessário).

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem