Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Sou iniciante no mundo das PCs. Adquiri sementes de Dionaea pela NET e aguardo chegar. Bom, minha dúvida na verdade é sobre a insolação. Aqui no interior do Ceará faz muito calor e a insolação é intensa. Gostaria que me auxilassem quanto ao período de sol e principalmente quanto de sol devo deixar elas tomarem na germinação.
Muito obrigado e é um prazer fazer parte do grupo!!
" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Dionaea apreciam cerca de 8/12 horas de exposição solar direta, portanto creio que isto não será problema para ela. O "x" da questão é a época de dormência no Inverno, pois esta planta precisa de frio neste período para descansar ou então ela definhará até a morte.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Ok Rodrigo, assim fico mais tranquilo.. vi em algum lugar aqui no fórum tratando de dormência induzida, vou estudar esse assunto melhor outra hora. O meu problema agora é conseguir o musgo sphagnum. Vou procurar em algumas lojas que vendem produtos pra jardinagem, e se não conseguir, procuro no ML. Obrigado pela atenção Rodrigo.
Att, Samuel
" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Eu entendo sua preocupação. Realmente, o sol do nosso Ceará é impiedoso. É duro as plantinhas aguentarem o sol do período de 11:00 - 14:00. Mesmo com o pratinho de água, o próprio substrato fica superaquecido. Eu faço o seguinte. Deixo ela pegar sol direto até umas 10 da manhã. Tiro-a para um lugar iluminado, mas protegido do sol, volto a colocá-la no sol a partir das 14:00 e deixo o resto da tarde.
Quando eu comecei a cultivar, deixava ela o dia inteiro, mas ela ressecava, mesmo com o pratinho. Pode ser que seja por ela não ter se adaptado ainda. Mas nunca experimentei pra saber. O que vcs acham? Aconselham o colega a fazer como faço? Ou aconselham a nós dois experimentarmos deixar o dia inteiro e esperar as plantinhas se adaptarem?
Oi marquinhos, Obrigado pela informação.. e sobre o sol, no interior ainda é mais malvado que em Fortaleza! Ainda não tenho nenhuma PC, mas assim que as minhas germinarem vou experimentar o que sugeriu!
Estou a disposição!!
Abraço, Samuel
marquinhoshgs escreveu:... deixava ela o dia inteiro, mas ela ressecava, mesmo com o pratinho. Pode ser que seja por ela não ter se adaptado ainda.
Bom,
De acordo com o seu relato, creio que você fez o correto. Sabemos que a região aí é muito quente, mas somente quem vive pode dizer o que acontece. Retirar a planta do sol escaldante das horas mais quentes do dia é uma solução.
Sugiro cobrir o vaso com um material claro ou branco para diminuir a temperatura do substrato. Complete o nível dágua do prato duas vezes ao dia (ou mais vezes se necessário).