Nova compreensão sobre a regeneração de caudas de lagartos poderia permitir que os seres humanos regenerem partes do próprio corpo.
[thumbnail=center]https://www.wildherps.com/images/herps/ ... _anole.jpg[/thumbnail]Cientistas da Universidade Estadual do Arizona anunciaram recentemente novas descobertas em relação ao processo de regeneração de cauda do lagarto e agora esperam aplicar no campo da medicina regenerativa.
De acordo com o Prof. Kenro Kusumi, autor de um livro sobre o estudo, os lagartos são os animais mais estreitamente relacionados aos seres humanos que podem regenerar todos apêndices. Também partilham a mesma "caixa de ferramentas genética" ("genetic toolbox") como nós, então é teoricamente possível que nós poderíamos fazer o que eles fazem, se soubéssemos quais genes usar e em que quantidades.
Através de análise molecular e análise computacional de lagartos verdes, foi descoberto pelo menos 326 genes em vários locais ao longo da cauda, que ativam outros genes durante o processo de regeneração. Entre estes estão os genes associados com a cicatrização de feridas, desenvolvimento embrionário e regulação hormonal.
Além disso, os pesquisadores identificaram um tipo de célula satélite que desempenha um papel fundamental no processo – os seres humanos também possuem estas células, que são precursores de células do músculo esquelético. "Usando tecnologias de última geração para seqüenciar todos os genes expressos durante a regeneração, podemos ter desbloqueado o mistério de quais genes são necessários para regenerar a cauda de lagarto," disse Kusumi.
"Seguindo a receita genética de regeneração que é encontrada nos lagartos, e então aproveitar esses mesmos genes em células humanas, pode ser possível regenerar nova cartilagem, músculo ou até mesmo a medula espinhal no futuro."
...
