A planta é originaria de sementes coletadas em uma região de planície (Lowland) em Sumatra, ilha da Indonésia, ele é um hibrido natural cuja especie do doador do polem é desconhecida. A planta foi germinada pelo Valdemar.
Tirei algumas foto hoje dela, lembrando: é um hibrido natural, o que facilita consideravelmente a busca, diferente de híbridos de cultivo.
As minhas estão tomando uma boa quantidade de sol direto (como algumas do Valdemar estão na sombrite e de outros cultivadores no sol direto) e até continua verde.
Algumas do Valdemar estão com manchas e uma apresentou "listras" no peristômio.
O Valdemar me falou que a pessoa que forneceu as sementes provavelmente coletou na região do Mt Sibayak, já que as ultimas sementes que ele coletou foram nesse monte, o que leva a crer que ele colete sempre nessa região, mas isso é uma especulação nossa, já que não sabemos o quanto ele se deslocaria para coletar.
O Valdemar suspeita de X sumatrana (pelas características e por uma das mudas ter apresentado as listras características da mirabilis X sumatrana). Alem da minha possuir um aroma citrico leve do ascidio, que alguns lugares diz ser caracteristica da Sumatrana.
Bem, alguém arrisca um palpite?
Aqui vão as fotos.
Ascidio superior.




Detalhe do Operculo e do Peristomio do Ascidio Superior.

Operculo do ascídio superior.

Vista frontal do ascídio superior.


Vista lateral do ascidio superior.


Peristomio do ascídio superior.

Operculo visto por cima (ascídio superior)

Limbo e gavinha da folha


Junção do pecíolo com o caule.

Comparação frontal entre os ascídios, na esquerda o superior e na direita o intermediário.

Comparação superior entre os ascídios.

Ascidio intermediário iluminado.

Abraços gente, espero que possamos chegar a algum palpite mais concreto, ou quem sabe ao ID dessa planta.
Abraços
P.S.2:
No face cogitaram ser uma N. mirabilis x eustachya, ainda mais pelo "anel" no meio do jarro, o fato de uma das do Valdemar ser bem vermelha (mas isso a mãe 'dark red' responde), alem do fato das listras que surgiram em algumas.
Aqui umas fotos desse hibrido (N. mirabilis X eustachya) pegas na net.

