Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Katiane, não se estratificam sementes de Dionaea, isto foi um mito muito difundido no inicio do hobby e que infelizmente ainda se mantêm entre muitos hobbystas nacionais. Basta apenas colocá-las na parte de cima do substrato (Sphagnum + areia, devidamente esterilizados) e por o vaso num local que apanhe Sol pelo período da manhã. Se tudo der certo entre 1/3 meses as sementes começarão a germinar.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Lembre de apenas colocar a semente por cima do substrato e não enterrar.
Não regue por cima e sim por um prato na parte inferior.
Se preferir pode cobrir o vaso com um papel filme com alguns furos para ventilação (serve para manter a temperatura, apenas tenha cuidado que esse método quando aplicado de baixo de sol forte pode cozinhar suas sementes).
O tempo de germinação é relativo, mas em torno de 3 meses é a media.
Bom cultivo.
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
Deixo meus modestos comentários de quem já comprou muitas sementes....
1)Se as sementes estiverem realmente frescas, e isso você geralmente acredita se o vendedor tiver muita credibilidade no ramo(não estou insinuando nada com relação a sua compra, somente comentando o que já passei) você pode semeá-las assim que as receber, usando como substrato o que aqui já foi mencionado.
2)Não sei como é o seu tempo de dedicação mas nem todo mundo pode deixar as sementes exatamente X horas por dia, daí cria-se um limiar perigoso pois se você tiver um contratempo e deixa-lás um pouco mais no sol pode comprometer a sua germinação. Eu faço as contas para que as minhas peguem(quando outdoor) as 3 primeiras horas de sol do dia e as demais apenas luz indireta mas em abundância.
3)Ventilação, umidade e luz caminham de mãos dadas para o aparecimento ou não de algas e outros problemas, fique atenta.
4)Quando eu recebo sementes de um vendedor que não conheço ou quando as mesmas ficam por ex. 20-30 dias para chegarem, prefiro fazer uso do GA3 afim de se garantir uma melhor taxa de germinação.
Germinar e manter mudinhas de dionaeas é difícil as vezes, o fácil é perdê-las por eventuais descuidos.
Carnivoras_Online escreveu:
2)Não sei como é o seu tempo de dedicação mas nem todo mundo pode deixar as sementes exatamente X horas por dia, daí cria-se um limiar perigoso pois se você tiver um contratempo e deixa-lás um pouco mais no sol pode comprometer a sua germinação. Eu faço as contas para que as minhas peguem(quando outdoor) as 3 primeiras horas de sol do dia e as demais apenas luz indireta mas em abundância.
Em relação a isso eu resolvo o problema com Luz artificial. Até as sementes germinarem elas nem conhecem sol, ficam apenas na luz da lâmpada, pois assim tenho total controle sobre o tempo e incidência de luz. Após germinarem, ae sim pode começar expor elas lentamente ao sol :d
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
Carnivoras_Online escreveu:
Em relação a isso eu resolvo o problema com Luz artificial. Até as sementes germinarem elas nem conhecem sol, ficam apenas na luz da lâmpada, pois assim tenho total controle sobre o tempo e incidência de luz. Após germinarem, ae sim pode começar expor elas lentamente ao sol :d
É uma opção pra quem certa quantidade de sementeiras e pode pagar pela iluminação artificial.
Quando se tem muitas sementeiras e pouco espaço fica complicado.
Valeu pela dica.
Katiane dê uma olhada em nossa sala de idéias e projetos, talvez algo lhe atenda.