Tenho uma igual a sua e vou te dizer como eu a cultivo quem sabe acabo te ajudando em algo ok?
Primeiro algumas fotos para facilitar:
[img]
http://farm4.staticflickr.com/3772/9821 ... 52f1_n.jpg[/img]
[img]
http://farm4.staticflickr.com/3696/9821 ... 4f72_n.jpg[/img]
[img]
http://farm6.staticflickr.com/5525/9821 ... f27e51.jpg[/img]
Repare que a minha principal preocupação nesse arranjo para as Sarracênias é com a temperatura raízes, em hipótese nenhuma ela deve se elevar demasiadamente. Acabo de bater essas fotos e o tempo esta nublado, porém nesse local elas recebem sol forte durante todo o dia.
Observe o quanto esse recipiente verde é fundo, o nível e quantidade de água em relação ao vaso e as plantas aquáticas também ajudam, pois o sol não incide diretamente sobre a água. Nesse sistema eu só tenho que me preocupar em manter o nível da água sempre elevado e fazer uma limpeza periódica. Todas essas sarras que ai estão estavam em dormência e agora estão acordando. A S. psitacina gostou tanto do ambiente que seu primeiro ato ao acordar foi lançar uma haste floral e agora esta gerando varias armadilhas também.
Ao que me parece a sua esta em dormência, se você não identificar nenhuma doença nela e se o substrato estiver saudável tente em vez de diminuir a quantidade de exposição solar (porque ela gosta muito do sol) criar um sistema em que as raízes não esquentem.
Quando as folhas começam a secar eu corto somente a parte seca, pois o restante da folha ainda fica por um bom tempo bem conservada e colabora com a fotossíntese.
Espero ter ajudado
PS.: Dê uma olhada nesse tópico que criei em outro fórum:
http://www.plantascarnivorasbr.com/foru ... 16&t=11341
Eu a cultivo com bastante água, tem o colega o Bruno Banzan a cultiva com pouca e a planta dele está otima. Acredito que se deva observar a relação Sol/água, ou seja se a planta fica exposta durante muito tempo ao sol nível alto de água, se fica pouco tempo exposta menos água.
Abs.
Thiago H. Camargo