tô intrigada aqui.... desde o inicio da semana tenho encontrado todo o santo dia um pulgão na minha N. gracillima x rafflesiana... eu não sei de onde eles vem e toda vez q encontro um, retiro e mato... Desde q isso tem acontecido tenho feito pente fino nas minhas pcs, mas em nenhuma outra encontrei pulgões...
Não tenho usado nenhum tipo de veneno, uma vez q só encontro de 1 em 1.. não vejo necessidade pra isso... estou certa? ou devo, como medida preventiva comprar algum tipo de inseticida?
Pra aparecer 1 pulgão todo o santo dia, eu imagino q em algum lugar do meu quintal deva ter um foco de infestação... é isso mesmo? Ainda não fiz pente fino nas plantinhas dos meus pais por falta de tempo, mas devo fazer isso no final de semana.
O fato da pc "premiada" ser a gracillima rafflesiana indica q de alguma forma ela é mais atraente pra essas praguinhas? Desde q ela chegou estou pelejando pra mantê-la bem...tive q trocar o substrato pq era composto de terra vermelha q escorria aos montes qdo eu a regava, sem contar q ela não se adaptou ao local onde fica a ventrinermis (pegando um pouco de sol), e até eu encontrar um local bom pra ela, demorou um pouco e agooooora é q parece q ela mostra sinais de q está gostando (ela só tem pego sol das 8~9h e no máximo meia horinha... acho bem pouco, mas tirando isso o local é bem iluminado e bem protegido do vento)
Devo confessar q estou com medo dos pulgões atacarem com força minhas pequenas, por isso preciso saber se estou agindo certo ou se preciso de medidas preventivas mais efetivas... oq me aconselham?
Brigada, pessoal!