Minhas PC's / Meu cultivo / Minhas Dúvidas

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Sim Rodrigo, não estou preocupado com a mutação, só estou admirando :D. Quanto ao tamanho da planta, está legal para ter a haste floral né?

Obs: não sei se ela passou por dormência no período de dezembro ate fevereiro quando estava sozinha, mas de fevereiro ate agora nada de dormi :D.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 984
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 394 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Uau :shock: !!Dupla armadilha,que fantástico!!Deve ser uma boa sorte para ter uma mutação dessas!!Devia estar "apertado" aí para as duas :lol:
Parabéns pela haste floral logo logo terá muitas sementes!!
Dimas Mascarello escreveu: Quanto ao tamanho da planta, está legal para ter a haste floral né?
Pelo que vi na imagem,ela está bem grandinha sim,e quando há armadilhas brotando junto com a haste,pode ser que ela tenha energia suficiente para aguentar a floração.Boa sorte aí : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

CauPlantas escreveu:e quando há armadilhas brotando junto com a haste,pode ser que ela tenha energia suficiente para aguentar a floração.Boa sorte aí : joia :
Pode comer dobrado né? AUSHDUIASHUIDASHd


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Olha só que interessante, ontem eu analisando minha haste floral da Dioneia e tal, quando olho pro lado e vejo outra folha com duas armadilhas Oo. haha , agora tenho na mesma planta duas flhas com armadilhas duplas e uma haste floral :D


Identifiquei as mudas pequeninas. São duas D. Affins e duas D. Intermédia.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Qual é a relação de germinação entre D. Capensis e D. Indica ???

Peço isso, pois começo do mês passado semeei em uma mesma jardineira +/- 40 sementes de cada planta, meio a meio na jardineira.

A jardineira é composta por um substrato de areia + sphagnum na proporção de 1:1. Areia e Sphagnum devidamente lavados e esterilizados conforme protocolo. A jardineira ficou no mesmo local todo o período, sempre com o prato cheio de água, coberta por uma película de papel filme com furos e em uma estufa com duas lâmpadas de 15W 6400Cº.

Minha taxa de germinação foi de 90% para Capensis e 2.5% para Indica. Isso mesmo, só germinou uma semente de D. Indica!!.

Alguém sabe me dizer qual foi o motivo, sendo que as duas estavam sob as mesmas condições?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dimas, a D. indica gosta de clima quente ou então a taxa de germinação ficará comprometida. Na região aonde resido (Mogi das Cruzes/ SP) é mais quente que em Joinville e digo-te que custou-me a germinar sementes desta PC, portanto tu és um sortudo por logo de cara ter conseguido este feito, mesmo que tenha sido uma única Drosera desta espécie ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Opa, fico mais aliviado agora. Realmente não tinha conhecimento desse detalhe.

Mas me pergunto, agora que ela germinou, está bem pequena mas com duas armadilhas, ainda está em risco? ou vai que vai?:


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dimas, quem morre na véspera é o Peru, portanto deixa de onda e curta o desenvolvimento desta PC : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Beleza, Obrigado Rodrigo.

Não tenho maquina digital, portanto não posso postar fotos, mas assim que conseguir atualizo esse tópico. :D


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Buenas pessoal, venho cheio de novidades.

Todos sabem que minha Dioneia Muscípula Tipica está com uma haste floral, mas agora alem dela eu tenho minha D. Affins que também está com uma haste :D.

Outra novidade é meio triste, mas enfim, minhas D. Sessilifolia estão morrendo. Como elas são anuais, começo do ano elas secaram e rebrotaram, mas não tinha conhecimento se precisava tirar ou não a parte seca e acabei deixando, mas não foi uma boa opção e elas começaram a regredir. Percebi isso meio tarde mas fiz o transplante das 5 plantas, 3 já morreram e as outras 2 estão bem "feinhas" mas tem uma que está um pouquinho mais verde. Como uma já morreu e as outras ainda tem partes verdes acredito que irão se salvar.

Minha D. intermédia que estava dentro do bulbo da lâmpada não estava se desenvolvendo e notei que tinha muitas algas no substrato, então tirei ela da lâmpada e plantei num substrato de areia + musgo. Estou alimentando ela com ração para Betta.

Essa Dioneia é o resultado da divisão do risoma da outra que está com haste floral.
Imagem

Decidi doar ela para minha namorada, mas como o musgo estava com umas algas e era sphagnum puro eu decidi transplanta-la para sphagnum + areia. Deixei uma camada de um dedo de areia na parte superior para dar um visual mais agradável.
A planta fica atras de um porta de vidro com sol indireto.
Mas depois de uma semana ela esta amarelando conformo a foto abaixo. Eu acho que ela está se habituando com o novo substrato e ambiente, mas alguém tem outra opinião?
Imagem


Minha germinação de Droseras está indo bem, tirei o papel filme de cima da jardineira. As danadas estão com uns dois milimetros e já estão caçando, hahaha. Vou esperar ficar um pouco maior pra alimentá-las com ração também.

Agora dois fatos interessantes sobre as Dioneias.

Descobri que os besouros são muito superiores as armadilhas da minha Dioneia. Esses dias estava dormindo e percebi que algo caiu na minha cama, liguei a luz e o bixo parecia um besourinho, não pensei duas vezes em lhe proporcionar uma morte de acordo. Larguei ele na minha Dioneia claro, mas de manha eu tive uma surpresa interessante, o desgraçado fez um furo na parte inferior da armadilha e fugiu pelo buraco!!

Outro fato interessante é o desenvolvimento das minhas Dioneias. Possuo uma Tipica e uma que acredito ser a Bimbo que está na minha foto de perfil. As duas estão completamente saudáveis e no mesmo local com as mesma condições, mas a Tipica mesmo com a haste floral não para um minuto de fazer brotos. E a Bimbo está bem diferente da foto do perfil, pois essa foto é velha, mas no momento ela possui 4 armadilhas gigantes bem avermelhadas e estão ali a quase um mês, possui apenas dois brotos. Interessante a diferença entre a quantidade de brotos de uma para outra.

Isso é normal, ou minha Bimbo está desenvolvendo menos armadilhas pq está comendo pouco devido a quantidade de bocas? Vale salientar que a Tipica está sempre com pelo menos uma ou duas bocas fechadas.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem