Plantando sementes de Carnívoras
-
- Newbie
Plantando sementes de Carnívoras
Boa noite, Amigos!!!! Plantei sementes de carnívoras conforme fotos a seguir. Foi em 22/01/2013. Já não era para ter germinado? Podem me orientar, por favor? Obrigada e até mais,
Rose.
PS.: NÃO CONSEGUI POSTAR AS FOTOS !!!!
Rose.
PS.: NÃO CONSEGUI POSTAR AS FOTOS !!!!
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Oi Rose, tudo bem?
Para o problema das imagens, aconselho que você dê uma olhadinha aqui:
postando-imagens-muito-importante-t3495 ... %20imagens
Depois de clicar nesse ícone que é indicado, uma nova página irá abrir, onde você deverá colar o URL do site onde você hospedou a imagem (pode ser em um album no facebook, por exemplo. Você clica com o botão direito, copia o url da imagem e cola na caixa de diálogo e salva.)
Bom, quanto as germinações tenho que te perguntar:
As sementes eram de qual espécie? Dependendo da espécie ela pode demorar menos ou demorar mais, elas virão a germinar caso as condições do clima estejam favoráveis...
Você semeou elas por cima do musgo esfagno somente? Não regou por cima? Utilizou o musgo esfagno mesmo para fazer a semeadura?
São vários fatores, se puder explicar para a gente como semeou, vai ser melhor...
Para o problema das imagens, aconselho que você dê uma olhadinha aqui:
postando-imagens-muito-importante-t3495 ... %20imagens
Depois de clicar nesse ícone que é indicado, uma nova página irá abrir, onde você deverá colar o URL do site onde você hospedou a imagem (pode ser em um album no facebook, por exemplo. Você clica com o botão direito, copia o url da imagem e cola na caixa de diálogo e salva.)
Bom, quanto as germinações tenho que te perguntar:
As sementes eram de qual espécie? Dependendo da espécie ela pode demorar menos ou demorar mais, elas virão a germinar caso as condições do clima estejam favoráveis...
Você semeou elas por cima do musgo esfagno somente? Não regou por cima? Utilizou o musgo esfagno mesmo para fazer a semeadura?
São vários fatores, se puder explicar para a gente como semeou, vai ser melhor...
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
-
- Newbie
Oi, a foto está no meu computador e não em nenhum site. Quando a forma pela qual semeei, fiz assim: Peguei o esfagno e coloquei-o dentro do tal vasinho; joguei a semente por cima, sem plantá-la ou sufocar a semente, apenas a coloquei por cima do esfagno. Não molhei por cima, pois esse vasinho é do tipo que armazena água no fundo e a fitinha que fica no fundo leva a água para a planta. Usei semente de Dionae diretamente sobre o musgo que veio junto com as sementes para fazer a semeadura.
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Entendi Rose.
Semente de dionaea pode demorar mesmo, depende muito da idade das sementes.
O jeito então é esperar!
Não adquiriu nenhuma drosera? Elas geralmente germinam mais rápido do que dionaea.
Semente de dionaea pode demorar mesmo, depende muito da idade das sementes.
O jeito então é esperar!
Não adquiriu nenhuma drosera? Elas geralmente germinam mais rápido do que dionaea.
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Rose,Rose Vieira Paulo escreveu:Oi, a foto está no meu computador e não em nenhum site. Quando a forma pela qual semeei, fiz assim: Peguei o esfagno e coloquei-o dentro do tal vasinho; joguei a semente por cima, sem plantá-la ou sufocar a semente, apenas a coloquei por cima do esfagno. Não molhei por cima, pois esse vasinho é do tipo que armazena água no fundo e a fitinha que fica no fundo leva a água para a planta. Usei semente de Dionae diretamente sobre o musgo que veio junto com as sementes para fazer a semeadura.
Eu não conheço esse vaso de que fala, de qualquer forma não é necessário qualquer coisa para levar agua de baixo para cima, isso acontece naturalmente por efeito capilar.
Sugiro que dê uma lida nesse tópico minha-experiencia-com-dionaeas-continuacao-t3506.html eu tenho semeado muitas dionaeas.
Nessa foto você pode ver como eu semeei, a altura do sphagnum puro fica em 2.5cm e deixo a agua em no máximo 0.5cm da base.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... &sd=d&st=0[/thumbnail]
Nessa outra eu usei sphagnum + areia de construção lavada que fica a uns 4cm de altura e mantenho a agua a 1.5cm.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=667[/thumbnail]
Depois de ver tudo isso responda a umas perguntas.
1º Você comprou desses kits que vem um pote já com sementes, tudo pronto para germinar?
2º Que agua você usa?
3º Quanto de luz ela recebe e qual a temperatura?
Uma coisa, a dioanea é uma planta chata até pegar alguns macetes, o ideal para começar com elas é comprando uma em floricultura já grande, aqui no ceagesp de Sorocaba as vezes estão por R$ 4.
Essas plantas são clones e a primeira que se faz quando compra é trocar o substrato.
Uma coisa, partindo de sementes tem que ter paciência pois o crescimento delas é lento, para ficar adulta são dois anos.
O ideal para quem quer iniciar no cultiva de plantas carnivoras são certas droseras, que tem o crescimento rápido são bonitas e dão lindas flores.
Espero ter lhe ajudado.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Rose,
Esse 'método do pavio' não funciona com as Droseraceaes.
O efeito capilaridade da fitinha não é suficiente para a manutensão da umidade no substrato. Existe outras formas de umedecer o solo sem ter problemas com a dengue.
Bom, o Paulo já passou o roteiro a seguir. Boa sorte com as sementes.
Abç.
Esse 'método do pavio' não funciona com as Droseraceaes.
O efeito capilaridade da fitinha não é suficiente para a manutensão da umidade no substrato. Existe outras formas de umedecer o solo sem ter problemas com a dengue.
Bom, o Paulo já passou o roteiro a seguir. Boa sorte com as sementes.
Abç.
-
- Newbie
Oi, parece que vieram 3 tipos de drosera... mas então a outra demora mesmo? Muito obrigada, viu? Achei que tivesse feito alguma coisa errada. Grande abraço,
Rose.
Rose.
-
- Newbie
Oi, tudo bem? Agradeço por todas as orientações. O potinho onde coloquei a semente eu já tinha, não veio junto com o kit. Com o kit vieram as sementes e o tal sfagno que nunca tinha ouvido falar... rsrsrsrsrsrs... bom, uma dúvida que ainda ficou foi a seguinte: Esse tal esfagno precisa ser passado por algum processo antes de ser usado? Às vezes, tenho a impressão de que ele está germinando no lugar da carnívora... no kit dizia que estava pronto para semear, mas como é minha primeira experiência com carnívoras, me sinto bastante insegura. Abraços a todos os amigos que me deram boas e úteis orientações, até mais,
Rose.
Rose.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Rose, desconheço este Kit de Dionaea que você comprou, pra falar a verdade só sabia da existência do mesmo pelos sites estrangeiros de vendas de PCs. Nós normalmente compramos as sementes e depois as semeamos em musgo Sphagnum + Areia (devidamente esterilizados), mas pelo seu relato este musgo esta vivo (geralmente o compramos seco e desidratado), de forma não posso garantir com precisão que elas irão germinar, mas não custa esperar e ver se daí sai alguma coisa.
Neste hobby a paciência é tudo, ou se tem ou então é melhor desistir. Perseverança Rose, perseverança
.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Neste hobby a paciência é tudo, ou se tem ou então é melhor desistir. Perseverança Rose, perseverança

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Newbie
Terei paciência e persistência também, e, mais uma vez: Muito obrigada pela atenção e pelas preciosas dicas sobre o cultivo. Abraços,
Rose.
Rose.
-