Curiosidade com germinações
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Curiosidade com germinações
Pessoal,
Comigo sempre aconteceu o seguinte, as vezes tenho muitas sementes de droseras ou dioanaeas e resolvo semear em copinhos de 50ml (café) diferentes para facilitar o transplante das mudas. Só que percebo que existe uma variação tremenda da taxa de germinação de copinho para copinho.
Os detalhes que me impressionam são;
1- o substrato é o mesmo e teoricamente estão na mesma altura
2- a bandeja de agua é a mesma
3- são semeadas no mesmo dia
4- claro que recebem a mesma quantidade de luz e calor
Alguém já viu isso antes?
Paulo
Comigo sempre aconteceu o seguinte, as vezes tenho muitas sementes de droseras ou dioanaeas e resolvo semear em copinhos de 50ml (café) diferentes para facilitar o transplante das mudas. Só que percebo que existe uma variação tremenda da taxa de germinação de copinho para copinho.
Os detalhes que me impressionam são;
1- o substrato é o mesmo e teoricamente estão na mesma altura
2- a bandeja de agua é a mesma
3- são semeadas no mesmo dia
4- claro que recebem a mesma quantidade de luz e calor
Alguém já viu isso antes?
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
No caso das Droseras se forem de espécies diferentes isso é normal acontecer, uma vez que existem aquelas que germinam em 2 semanas, outras em 3 meses e algumas que podem demorar até 3 anos para germinar
. Agora com as Dionaeas, a demora pode ser causada pela idade das sementes e consequente perda da viabilidade germinativa.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Paulo
- Membro ativo (5)
Rodrigo,
Meu amigo eu acho que não descrevi bem o que acontece ou você não entendeu.
Exemplo eu recebo um saquinho com 50 sementes da mesma drosera e as semeio em dois copinhos diferentes.
Muitas vezes de um copinho nascem muito mais plantas do que do outro.
É isso aí, as sementes são da mesma espécie só que como a quantidade é grande e para não ficar tudo no mesmo copinho eu divido e semeio em copinhos diferentes.
Abraço,
Paulo
Meu amigo eu acho que não descrevi bem o que acontece ou você não entendeu.
Exemplo eu recebo um saquinho com 50 sementes da mesma drosera e as semeio em dois copinhos diferentes.
Muitas vezes de um copinho nascem muito mais plantas do que do outro.
É isso aí, as sementes são da mesma espécie só que como a quantidade é grande e para não ficar tudo no mesmo copinho eu divido e semeio em copinhos diferentes.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Amigos, germinar sementes não é uma 'ciência exata'.
Não há como garantir a viabilidade de todas as sementes, mesmo que sejam de uma mesma colheita. Por isso a discrepância.
Provavelmente, os copinhos (germinadoras) que tiveram menor taxa, são aqueles em que a maioria das sementes não eram viáveis.
Abç
Não há como garantir a viabilidade de todas as sementes, mesmo que sejam de uma mesma colheita. Por isso a discrepância.

Provavelmente, os copinhos (germinadoras) que tiveram menor taxa, são aqueles em que a maioria das sementes não eram viáveis.

Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Paulo, agora entendi o que quis dizer, bem no seu caso acredito que deva estar acontecendo aquilo que o Marciel descreveu acima. Só para você ter uma ideia, no inicio do meu cultivo, comprei algumas sementes (aproximadamente 50) de D. filiformis "Red" do Felipe e semeei em dois vasos e apenas 2% delas germinaram, as demais nunca deram o ar da graça
.
O mesmo aconteceu com sementes de Byblis que também comprei do Felipe, de um vendedor no ML e que recebi de doação de você. Somando tudo foram cerca de 60 sementes e apenas 4 germinações
.
Esse nosso hobby é assim mesmo, nunca sabemos se aquilo que plantamos irá nascer. Além de muita experiência de cultivo, sinto que é necessário um pouco de sorte
.
Obs.: As únicas sementes que semeei e germinaram em 14 dias foram as D. intermedia, talvez por isso alguns cultivadores a considerem uma praga.
Abs,
Rodrigo F. Costa

O mesmo aconteceu com sementes de Byblis que também comprei do Felipe, de um vendedor no ML e que recebi de doação de você. Somando tudo foram cerca de 60 sementes e apenas 4 germinações

Esse nosso hobby é assim mesmo, nunca sabemos se aquilo que plantamos irá nascer. Além de muita experiência de cultivo, sinto que é necessário um pouco de sorte

Obs.: As únicas sementes que semeei e germinaram em 14 dias foram as D. intermedia, talvez por isso alguns cultivadores a considerem uma praga.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (2)
- Agradecimentos: 4 vezes
Tem foto do local de semeio? com foto fica mais facil viajar e tentar entender hehe.
Mas dependendo da quantidade de copinhos, do local que eles ficam, alguns podem estar recebendo mais calor que os outros. Assim, mesmo sendo proximos, os que fica mais proximos a parede da estufa, ou pote sei lá ondem ficam, recebem mais calor, nao o direto do sol que é similar a todos, mas o calor que fica na parede da estufa, seja de plastico ou de sombrite. Aqui em casa o sombrite chega ferve! Algumas nepenthes encostam no plastico com somrbite e chegam a queimar feio. as do lado ficam super bem.
Mas dependendo da quantidade de copinhos, do local que eles ficam, alguns podem estar recebendo mais calor que os outros. Assim, mesmo sendo proximos, os que fica mais proximos a parede da estufa, ou pote sei lá ondem ficam, recebem mais calor, nao o direto do sol que é similar a todos, mas o calor que fica na parede da estufa, seja de plastico ou de sombrite. Aqui em casa o sombrite chega ferve! Algumas nepenthes encostam no plastico com somrbite e chegam a queimar feio. as do lado ficam super bem.
- Thássio fernandes
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
comigo acontece o mesmo,recebi duas doações de sementes de biblys(cerca de 30) só duas germinaram até agora,como o Marciel disse,germinar sementes não é uma 'ciência exata'...
"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
- Paulo
- Membro ativo (5)
Pessoal,
Nesse momento eu não tenho como mostrar fotos, pois não tirei. Mas daqui uns 15 dias irei postar de dios que dividi em dois copos.
Paulo
Nesse momento eu não tenho como mostrar fotos, pois não tirei. Mas daqui uns 15 dias irei postar de dios que dividi em dois copos.
Paulo
-