Higienizando areia de construção

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Como é mineral acho que pode ser reutilizada sim, desde que passe pelos processos de esterelização e como maior prevenção não tenha tido nenhuma infestação de nada no vaso dela. O problema maior é que precisa ser separada da parte orgânica do substrato, mas se isso for feito, particularmente, não vejo problema.

Enviado de meu moto g(6) play usando o Tapatalk



Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Legal! Eu utilizo areia lavada nas bandejas das pc, mas é nitido que tem uma diferença entre criar somente em água e criar com areia úmida para se evitar larvas. Acredito que uma higienização como descrito no tópico ira melhorar meu cultivo. Elas estão boas, normais, porem noto um crescimento demorado e para se ter haste floral é uma luta. Do mais, ajuda muito no combate as larvas, desde que comecei a usar areia, não tive mais larvas no cultivo. Vale a pena testar esta higienização. Obrigado pela ajuda Yuri.


Fernando Ibrahim
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Jan 2021, 07:09
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Fernando Ibrahim »

Não sabia da necessidade de se higienizar as areias para o cultivo, agradeço sua dica e gostaria de saber se a diferença da areia de construção e a de filtro é só referente a sua densidade e seu tamanho?


Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Fernando Ibrahim escreveu: 05 Fev 2021, 21:43 Não sabia da necessidade de se higienizar as areias para o cultivo, agradeço sua dica e gostaria de saber se a diferença da areia de construção e a de filtro é só referente a sua densidade e seu tamanho?
Fernando a areia de filtro de piscina é composta 100% de cristais de quartzo (fórmula molecular dióxido de silício) de granulometrias variada, portanto você pode ter areia de filtro de piscina fina, média ou grossa.
Já a areia de construção, segundo a NBR 7211 diz que “a areia deve ser composta por grânulos pequenos que passam por peneiras de abertura de malha de no máximo 4,8mm”, ou seja, quase sempre vai se apresentar na forma fina e quanto a composição é formado também por cristais pequenos de quartzo, mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, monazita, cassiterita, entre outros.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Fernando Ibrahim escreveu: 05 Fev 2021, 21:43 Não sabia da necessidade de se higienizar as areias para o cultivo, agradeço sua dica e gostaria de saber se a diferença da areia de construção e a de filtro é só referente a sua densidade e seu tamanho?
Eu já usei também cascalho de rio na granulometria N° 00 0.5, é mais fácil de limpar, aliás já vem quase limpo. Você pode encontrar em casas de aquarismo. Não é tão caro, lembro que comprei 5kg por 25 reais, dura muito tempo.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem