Re: Tentativa de Clone (Leaf-Cutt) Dionaea Muscipula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eder,


Primeiro parabéns pelo tópico que está muito didático. :D

Quanto a esse negócio de estratificação o assunto é muito polêmico e creio que não dê para criar um padrão definido, pois tudo vai depender da procedência e da idade das sementes.

O alemão que nos vendeu as sementes diz que não é necessário estratificar, mas imagino que ele plante sementes super frescas.
Agora como não somos produtores fica dificil saber exatamente quando elas foram colhidas.

Na semana passada eu semeei pela primeira vez sementes sem estratificação que vieram do alemão e também do Gino (FatherTime) e vou ver o que acontece.

Eu imagino que na natureza as dionaeas não passam por estratificação, pois as sementes devem cair no solo no verão, então acontece o germinação e logo em seguida acontece um inverno rigoroso.

De qualquer forma do jeito que está indo, logo será produtor de dionaeas criadas por leaf cutting. :D

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
brasileiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 17 Ago 2012, 10:48
Localização: Joao Pinheiro

Mensagem por brasileiro »

Bom, só pra aumentar a biblioteca, encontrei um forum que o sujeito faz a propagação em água literalmente. Ele usa uma água desionizada, mas pelo que li demora uns 5 meses para formar um broto de tamanho considerável. Parece ser uma técnica meio complexa, pois usa luzes e tals. Mas aí vai:
Propagação em água


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu já utilizei esse método de propagação em um risoma de sarracenia purpurea, em um mês ela soltou as raízes, porém a chuva levou tudo... rs


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Eder

Mensagem por Eder »

Muito bom os links Andre... realmente é um complemento ao meu topico...

Abraço


Eder

Mensagem por Eder »

Nova Atualização.......


Imagem
Imagem
21/08/2012 (48 dias)

Abraço...


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Que mudinha simpática...!
Adorei Eder \o/


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
brasileiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 17 Ago 2012, 10:48
Localização: Joao Pinheiro

Mensagem por brasileiro »

Puxa, como ela cresceu em 7 dias hein :o
Estao verdinhas e bem desenvolvidas...
As minhas devem chegar esta semana. Adquiri algumas, mas tenho receio de já ir tentando fazer clones, então acho que vou ler mais e deixar pra primavera ou então no ano que vem, uma vez que segundo o fornecedor algumas estão saindo da dormência.
Estou de olho no tópico. : joia :


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Muito legal Eder, isso ajuda muita gente aqui... : joia :

Tenho uma dúvida/sugestão:
Não seria melhor cortar a parte preta da folha que gerou a muda?
Aquela parte está morrendo naturalmente mas dá impressão que está infectada com algum fungo, seria conveniente cortar antes de chegar na mudinha, já que ela tem muitas folhas fazendo fotossíntese e já está enraizada. É só uma sugestão, Parabéns de novo, obrigado por atualizar.

Abç.


Eder

Mensagem por Eder »

ivan escreveu:Muito legal Eder, isso ajuda muita gente aqui... : joia :

Tenho uma dúvida/sugestão:
Não seria melhor cortar a parte preta da folha que gerou a muda?
Aquela parte está morrendo naturalmente mas dá impressão que está infectada com algum fungo, seria conveniente cortar antes de chegar na mudinha, já que ela tem muitas folhas fazendo fotossíntese e já está enraizada. É só uma sugestão, Parabéns de novo, obrigado por atualizar.

Abç.
humm, ai tem q pedir a opinião dos mais veteranos, eu acredito que não precise, pois ela vai secar sosinha, assim como ocorreu no leaf da P. Gigantea... mas se alguém experiente poder dar sua opinião...

Obrigado!!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal Eder, o tópico tá ficando cada vez melhor. Sucesso aí.

Obs.: Acabei fazendo um leaf-cutting sem querer na minha Dionaea, calma eu explico; conforme as suas armadilhas iam morrendo eu as cortava com um estilete, porém não fazia o corte próximo do rizoma por medo de comprometê-lo.

O resultado foi que ela brotou da folha cortada e ja possui duas micro armadilhas. Separei este leaf acidental e coloquei-o em um vasinho com o substrato adequado, vou ver se consigo fazê-lo se desenvolver igual a seus clones.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem