Especie : Nepenthes madagascariensis
Altitude: Cerca de 800 a 1.300 m
Reino : Plantae
Filo : Tracheophyta
Classe : Magnoliopsida
Ordem : Nepenthales
Família : Nepenthaceae
Gênero : Nepenthes
Descrição:
A Nepenthes madagascariensis, como o próprio nome sugere, é nativa de Madagascar e foi a primeira especie de Nepenthes a ser descoberta na História por Etienne de Flacourt no ano de 1658.É endémica Madagascar de corre ao longo da costa oriental , como o norte distante como a Península de Masoala. É mais comum no sul da ilha, cerca de Tôlanaro, esta espécie cresce ao longo das bordas de pântanos e em solos arenosos ou turfosos em baixas altitudes (lowland) . Estima-se que quando adulta mede até 2 metros de altura, jarros superior es (uppers) geralmente com 19 cm, intermediarios com 8 a 12 cm.
In habitat :
[img]http://farm5.static.flickr.com/4109/495 ... 486c36.jpg[/img]
Crescem em solo muito úmido ácido de areia com turfa e sphagnum (1 de areia de quartzo, 02 de turfa) completamente coberto por 2-5 cm de água. Nesta área, o sol é sempre muito forte, ao dia temperatura pode chegar até 35 °C durante todo o ano. A noite, cai para um mínimo de 18 ° C. Além disso, a umidade do ar pode ser muito baixa durante o dia (uma média de 35-40%) mas torna-se sempre muito maior a noite (75-90%). Especula-se que esta pode vir a ser uma das razoes pela qual o liquido digestivo no interior de seus jarros serem muito concentrados.
Endêmica para a costa leste de Madagascar, atingindo o extremo norte da sua área na Península de Masoala, é mais comum em torno de Fort Dauphin, no sul.
Ficha básica de cultivo da espécie:
Cultivo:
Geralmente é cultivada de maneira similar a outras Nepenthes lowlanders, porém esta especie em particular exije condições climaticas e de cultivo pouco entendidas para a formação de anforas ou jarros, nenhuma literatura especifica sobre esse assunto foi encontrada. Apresenta intolerancia a baixas temperaturas
Clima: Tropical, quente e umido, tolerante a medias e altas temperaturas. Não tolera bem o frio, aconselha-se a mante-la durante o dia sob temperaturas de 25 a 35°C, e a noite até no minimo 18ºC. Aprecia umidade acima de 60% ao dia e 80, 90% a noite.
Luz: É desaconselhavel expor ao sol direto, prefira muita claridade ou meia sombra.
Regas: O recomendado é utilizar água destilada no cultivo, na ausencia da mesma pode-se utilizar água da chuva e ou água da torneira colhida com pelo menos 24Horas de antecedência. Mantenha o substrato sempre umido e não encharcado. Alguns cultivadores deixam pratinhos com água em baixo dos vasos, isso não causará danos se o clima estiver quente e se o substrato estiver corretamente aerado e com boa drenagem. No inverno reduza as regas e certifique-se que o mesmo nao fique encharcado, apenas o mantenha umido. Alguns dias sem água aparentemente não causam prejuízos a esta especie, ja foi observado sua eficiente tolerância a substratos ressecados, porém é desaconselhavel não deixa-lo umido constantemente.
Vasos: Geralmente se utiliza vasos plastico pois estes são baratos e inertes alem de manter a umidade do substrato por mais tempo. Pode-se utilizar vasos de barro ou argila, prorem atente que esse tipo de vaso encurta o intervalo de uma rega para outra, isto é, resseca o substrato mais rapidamente. Vasos de xaxim não sao recomendados.
Substrato: Algumas misturas são bem aceitas, como Sphagnum com Xaxim 2:1, Sphagnum com xaxim e areia fina 3:2:1, Sphagnum com perlita 2:1, Sphagnum com xaxim e perlita 2:1:1. Muitas receitas de substrato podem ser utilizadas, desde que seja observado que o substrato deve permanecer com o PH ácido, com boa drenagem, bem aerado e pobre em nutrientes.
Deve-se evitar o uso de pó de casca de pinus em misturas de substrato para Nepenthes.
Alimentação: Não necessitam ser alimentadas, sao eficazes naturalmente.
Propagação: Para se propagar atravez de sementes é necessário haver polinização entre duas plantas de sexos dinstintos durante a epoca de floração.
Pode-se propagar a planta por meio de clonagem atravez de metodos como estaquia, alporquia e cultura em tecido.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Nepenthes ... scariensis" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.flickriver.com/photos/chdef ... 953682965/" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.karnivores.com/en/carnivoro ... scariensis" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
