Olá, bom dia pessoal! Sou nova aqui.
Comprei minha Dionaea chamada Murmúrio na semana passada. Ela já tinha 6 armadilhas e uma haste floral de 1 cm, terra preta e 2 armadilhas fechadas.
Deixei ela em casa, pois moro em uma kitnet com apenas uma janelinha. Tem uma varanda onde ela pode ser roubada por outros moradores, mas deixo ela lá quando estou em casa para garantir que ela tenha o máximo de sol possível. Nos primeiros dias após tirar ela do supermercado onde comprei, deixei ela tranquila em casa mesmo, molhando com água destilada todo dia, sem encharcar. Introduzi ela a algumas horas de sol direto na varanda há alguns dias, começando com 1 hr e agora estamos em 4 hrs. Após isso eu trago ela de volta para casa.
Há dois dias fiz o transplante dela dessa terra preta para uma mistura que pesquisei bastante e adaptei para a realidade do Norte brasileiro, visto que não encontrei o musgo em lugar algum e a planta precisava logo. Então fiz uma mistura de 50% fibra de açaí (sem o caroço), 30% vermiculita e 20% carvão vegetal triturado (sem químicos). Adicionei também 10 pedrinhas lavadas no pote. O pote é o mesmo que veio durante a compra, o padrão de 9 cm de altura com boca superior de 8 e inferior de 6. Lavei a Murmúrio e o pote com água destilada para remover a terra preta e cortei a haste floral nesse mesmo momento.
Ela inclusive, já possui uma armadilha a mais desde que chegou em casa e uma das antigas começou a amarelar e ter manchas pretas na margem.
Após o transplante deixei ela em casa com luz indireta para não forçar, bastante água e com o umidificador ligado (tbm com água destilada dentro), já que a umidade estava em 56% e o clima muito quente. Ontem deixei ela pegar o sol direto das 16 às 18 hrs e mais tarde, em casa, ficou com o umidificador por uma hora (sem ser regada). Hoje de manhã, no entanto, amanheceu meio murcha, visivelmente abalada e eu me desesperei. Inclusive esta manhã a coloquei lá na varanda, com água abaixo do pote, para pegar o sol matinal das 9 às 11 hrs. Não sei se ela está bem e esse murchamento abrupto é culpa do stress do transplante, ou se estou molhando demais ou de menos, ou se fiz o transplante tarde demais (embora o rizoma estivesse bonito), ou se ela está doente, ou se não deveria pegar sol nesse período pós troca de substrato...
Podem me ajudar? Eu vou verificar como adicionar uma foto aqui nesse tópico, mas enquanto isso... algum comentário sobre minha rotina com a Murmúrio ou sugestões para esse momento de crise?
Dionaea murchando após transplante
-
- Newbie
- Agradeceu: 1 vez
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
olha, será uma experiência sua. lembre-se nossa indicação é 60 % sphagnum e 40% perlita.Há dois dias fiz o transplante dela dessa terra preta para uma mistura que pesquisei bastante e adaptei para a realidade do Norte brasileiro, visto que não encontrei o musgo em lugar algum e a planta precisava logo. Então fiz uma mistura de 50% fibra de açaí (sem o caroço), 30% vermiculita e 20% carvão vegetal triturado (sem químicos). Adicionei também 10 pedrinhas lavadas no pote. O pote é o mesmo que veio durante a compra, o padrão de 9 cm de altura com boca superior de 8 e inferior de 6. Lavei a Murmúrio e o pote com água destilada para remover a terra preta e cortei a haste floral nesse mesmo momento.
*sério risco.
deve saber, toda planta tem que ficar em local único. você tirar e recolher, mexer no vaso todo dia, sério riscos a sua planta.
desculpe a sinceridade, mas lhe aconselho a mudar o substrato e seu modo de cultivar.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-