Ajuda com doença nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Claudio Gabriel
Newbie
Newbie
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Ajuda com doença nepenthes

Mensagem por Claudio Gabriel »

Boa noite, estou com um problema com várias de minhas nep.

Elas estão com o caule do meio ficando preto e o meio das folhas está ficando marrom.

Atualmente elas estão dentro de um plástico para proteger do frio, mas como tem chovido muito, tem acumulado bastante água dentro dos saquinhos.

Não sei se é excesso de água ou algum fungo, coloquei elas em um lugar com mais claridade e estou passando fungicida periodicamente.

Não sei mais o que fazer, alguém pode me dar uma ajuda??ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tenho umas 3 assim. nesse período considero normal.

mas você faz o certo, aplica fungicida por precaução, eu já nem isso. pelas folhas aparenta picada de insetos sugadores.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Claudio Gabriel
Newbie
Newbie
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Claudio Gabriel »

Edson Poscai escreveu:tenho umas 3 assim. nesse período considero normal.

mas você faz o certo, aplica fungicida por precaução, eu já nem isso. pelas folhas aparenta picada de insetos sugadores.
Ok, muito obrigado

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

uma péssima notícia.

hoje ao olhar, reparei que era só uma que tenho que estava assim, uma Nepenthes Wrigleyana.

observei que tinha poucos ascidios e pequenos aparentando planta sem energia, isso é grave.

ultimas folhas, sem ascidios, muito estranho.

pensei pode ser algo nas raízes, tenho que conferir. retirei a planta e foi batata... raízes com nematóide. isso iria pouco a pouco matar a planta,

Nematóide é uma doença das raízes, deixa as raízes gordas, não permite o desenvolvimento.

como já estava fazendo.

fui obrigado a cortar tudo. fazer tudo novos brotos basais e apicais (tinha três brotos).

todo o substrato e vaso jogar fora. preste atenção, jogar tudo fora! senão repassa a nova planta que usar aquele vaso e aquele substrato.

onde você pensa que está seco, não está. isso é lignificação, comum nas nepenthes. corte e faça estacas dela tbm. já ciente que estas demoram mais aa aparecer broto.

resumo, compre copo de isopor uns 200ML, use 70 sphgnum e 30 perlita (*meu costume para com broto. não sphagnum puro ou água. mas só um 1/3 de perlita. isso para com estacas) obs. esse é meu jeito... e deixo em local de pouco sol e sendo sol fraco da manhã ou tardinha.

:shock: baita jornal! espero lhe ajudar. faça estas de tudo, se livre do substrato e do vaso. *vaso para você desinfectar é trabalho, melhor comprar outro.

Assim foi meu causo, tem tudo para ser o seu...

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder