Droseras - Cultivo em Clima Quente e Seco

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Droseras - Cultivo em Clima Quente e Seco

Mensagem por Eco-matheus »

Gente, vocês se lembram de mim ? :D

Eu sou o carinha que fez a publicação "Como Plantar Droseras Brasileiras ?"

Entrei no mundo das carnívoras em 2016, mas eu tinha desistido desse hobby sabe :cry: . Já estava cansado de comprar plantas caras, ter trabalho pra cuidar e depois ver elas morrerem do nada sem explicação. Pois bem.

Em 2023, cheguei a conclusão que estava cultivando minhas plantas da maneira errada : bad : . Aqui em Goiânia, estou em uma região quente e seca, o que é totalmente diferente do clima úmido e ameno de onde essas plantas são originadas.

Cheguei a conclusão que não posso cultivar minhas plantas da forma tradicional nessas condições. O que está dando certo pra mim até agora, é cultivar as plantas em vasos bem grandes, usando um substrato mais complexo. : joia :
ImagemImagemImagemImagemImagem

Eu fiz uns 3 vídeos bem curtos explicando tudo isso, e vou deixar o link deles aqui (postei no youtube pra facilitar o acesso de todo mundo).

1 - História das carnívoras
2 - Cultivo em clima quente
3 - Preparação do substrato

Vai que isso ajuda mais pessoas a voltar ao hobby, né ?

Abraços gente

"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Senhor Bellsprout
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Ahhh já te vi no Instagram, até te sigo, inclusive estava conversando com alguns colegas hoje sobre essa situação de usar óleo de cabelo pra evitar mosquito da dengue. Fiquei inclinado a usar mas com medo de matar minhas dioneias com o tempo.

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Senhor Bellsprout
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Inclusive tenho uma dúvida, já que está usando vasos maiores, pq você optou a continuar com a bandeja a fazer um vaso bog?

Eco-matheus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Agradeceu: 35 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Eco-matheus »

Senhor Bellsprout escreveu: 18 Mai 2024, 21:20 Ahhh já te vi no Instagram, até te sigo, inclusive estava conversando com alguns colegas hoje sobre essa situação de usar óleo de cabelo pra evitar mosquito da dengue. Fiquei inclinado a usar mas com medo de matar minhas dioneias com o tempo.
Sério que já me conhece ? Que máximo :)

Então, eu nunca usei a técnica com Dionaeas, apenas com Droseras. Mas, além das Droseras, cultivo várias outras espécies de plantas nos vasos, e nunca tive nenhuma perca por conta disso. E uso esse método durante anos.

Eu sugiro que faça o teste com alguma planta, sabe ? Pra ganhar confiança, porque realmente vale muito a pena.

E sobre fazer vaso estilo BOG, aqui não funciona.

A água do vaso esquenta muito (meus vasos ficam expostos ao sol), e eu não consigo ter um controle eficiente da umidade que está lá dentro (porque não consigo monitorar direito isso). Acho muito mais prático usar bandejas, porque além de ter um controle maior da quantidade de água, a temperatura da água se mantem mais fresca, e as plantas gostam muito disso.

"A questão não é, podem eles raciocinar? Ou podem eles falar? Mas sim: Podem eles, sofrer?" - Jeremy Bentham
Senhor Bellsprout
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Entendido, obrigado, vou avaliar a situação e decidir o que faço.

DeadpoolGX
Newbie
Newbie

Mensagem por DeadpoolGX »

você msm fez a fibra de coco ou comprou? Se você msm fez, passou quantos dias de molho?

Pensando em fazer o teste em 1.

Como você faz pra tentar evitar que a água cozinhe as raízes? A minha dioneia eu coloquei um vaso que vaza após 2 dedos de água e tento colocar água só 2X por semana.

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

DeadpoolGX escreveu: 24 Jun 2024, 09:18 você msm fez a fibra de coco ou comprou? Se você msm fez, passou quantos dias de molho?

Pensando em fazer o teste em 1.

Como você faz pra tentar evitar que a água cozinhe as raízes? A minha dioneia eu coloquei um vaso que vaza após 2 dedos de água e tento colocar água só 2X por semana.
por favor, acessar painel controle de usuário e em perfil preencher a sua cidade e estado.
água de coco deixe em agua uns 4-5 dias trocando a água diariamente. final dê uma fervida. é aconselhável. ou se só na troca, no final, notar a água clarinha sem o marrom do forte do tanino, não precisa ferver.

a água esquentará mesmo. coloque água, mas sempre lave bem antes, pois isso tbm ajuda a combater a dengue. (lavar e trocar a água)

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder