Surck escreveu: ↑19 Out 2021, 20:11
Fiz a troca do substrato dela colocando em musgo sphagnum puro, eu cultivo ela um pequena estufa onde ela pega muita claridade porem não pega sol direto, a rega dela varia muito, pois todo dia borrifo agua nas folhas no fim de tarde para deixar a umidade dentro da estufa alta.
Surck, o mais provável é que as folhas menores, sejam efeito da troca de substrato. Mesmo que não se mexa muito nas raízes, as plantas sentem a mudança de substrato e isso reflete de diversas formas, como por exemplo, murchar das folhas, retardo no desenvolvimento, galhos e folhas menores, entre outros.
Recomendo você continuar cuidando da planta como você está fazendo. Sobre a "ferrugem" nas folhas, isso é normal. Muitas nepenthes apresentam pintas ou manchas vermelhas nas folhas que se formam ao longo do tempo. Mas sempre é bom observar se não há pragas.
Sobre a rega, a minha intenção foi em saber com que frequência você rega o substrato? Apesar da importância de se manter a umidade no ar alta para o desenvolvimento da planta, é crucial regar o substrato, porque é pelo substrato que a planta vai absorver água. A minha intenção com essa pergunta é só alertar quanto ao excesso de rega que pode causar podridão.
Boa sorte em seu cultivo.