Há uns 2 ou 3 meses estou acompanhando o paradeiro da minha drosera, que, depois de dar haste floral e ser replantada em um vaso autoirrigável, parou de se desenvolver. Ainda nascem folhas novas, mas elas simplesmente não se desenvolvem e ficam queimadas na ponta rapidamente. Pensei que isso seria um sintoma pós-haste floral e estresse da mudança de vaso (mesmo mantendo o substrato original, só acrescendo mais musgo para complementar - musgo errado, por sinal, que depois acabei comprando o certo), aliado à chegada do inverno e a mudança de temperatura (mesmo sendo do Rio de Janeiro e, convenhamos, praticamente não existe inverno por aqui).
Há uma semana comecei a achar que o problema estava sendo fungus gnats. Vi algumas (não muitas a ponto de ser uma infestação e entrar em pânico) caminhando pelo musgo, mas as baby droseras acabavam pegando os bichinhos que ficavam voando/andando. A mamãe drosera, por sua vez, tá capenga, sem mucilagem, com indícios de novas folhas, mas que não crescem por nada.
Hoje decidi submergir o vaso na água e voilà, peguei duas larvas e um baby fungus gnats. Observei também uns pontinhos brancos se movendo também no substrato molhado, mas larva mesmo, até agora, só encontrei duas.
Estava olhando os tópicos do fórum e estou pensando em comprar Dimy Pel, pois talvez pode ser que tenham mais larvas e estejam comendo a raiz da mamãe drosera, e esse possa ser o motivo pelo qual ela não está se desenvolvendo. Sou novata em PCs, vocês acham que esse motivo faz sentido? Um dos sintomas dos ataques das larvas da gnats é a planta não se desenvolver? Antes achava que ela poderia estar numa espécie de dormência pela queda de temperatura, mas, mais uma vez, RIO DE JANEIRO, NÉ...
E há alguns meses, onde moro tem tido uma infestação de uma mosca que é da mesma família do fungus gnats, aí comecei a achar que essa teoria do fungus gnats possa fazer sentido, mas não sei ao certo se essas moscas (que surgiam aos montes durante à noite por vários dias) estão, de fato, causando algum dano...
E fico pensando também se há necessidade de descartar todo esse substrato e para um novo, fervido, ou se isso seria um último recurso caso nada der certo.
Seguem algumas fotos do vaso. Não consegui tirar foto direitinho dos micro-pontinhos brancos se movendo no substrato.

Obrigada desde já e, se já tiver um tópico que fale sobre esses problemas, peço desculpas!