Tudo aconteceu início de novembro desse ano, quando um peruano na Paulista decidiu vendê-las pra anta que vos fala. Eu me apaixonei a primeira vista por elas, que reacenderam uma chama da infância pelas PCs. Elas estavam em um potinho preto de plástico, com um substrato meio estranho.
E aí começaram as desventuras das coitadas:
1. Eu sou um desastre e noobie na arte das PCs. Levei elas pra casa, e não sabia que elas precisavam de muita agua, pequei nisso.
2. Quando elas começaram a ficar tristinhas, fiz o transplante delas pra um vasinho de CERÂMICA.
3. Elas foram transplantadas em plena época de FLORAÇÃO. Misturei um substrato com 1/3 de areia, 1/3 de musgo e 1/3 de pó de coco.
4. Continuaram a entristecer. Dando uma pesquisada, vi que elas precisavam de sol direto por um período do dia, pequei nisso também, elas não estavam tomando nada de sol. Comecei a colocá-las no sol, e ficaram LINDÍSSIMAS, vermelhas e brotando, mesmo no vasinho de cerâmica.
5. Moro em apartamento, uma semana depois de eu pegar o jeito e elas aparentarem saúde, mudou a posição solar, e o Sol simplesmente PAROU de bater aqui no meu apê.
6. A anta, não satisfeita em fazer UM transplante da coitada em plena floração, fez OUTRO transplante, pra um vasinho de plástico.
7. Desesperada com as folhas começando a secar, comprei uma lampada grow para segurar a barra sem o Sol. Pasmem, a lâmpada era FALSA, comprei uma verdadeira de uma fonte confiável, cuja iluminação é bastante diferente da primeira.
8. Estou notando alguns pontinhos brancos nela. A planta principal, que estava florindo, secou e morreu totalmente. Mas as de envolta ainda estão verdes, mas os bracinhos não estão com força de brotar nem de produzir a mucilagem.
A boa notícia é: Não cometi os mesmos erros na minha dionea (Bocudinha) e nem na Pinguicula (Pinguina). Ambas estão felizes e contentes (por enquanto), passando pela fase de adaptação na nova casa.
Eu entendo que fiz uma sequência desastrosa de erros, que só notei conforme me informava mais e mais sobre o assunto, principalmente aqui pelo fórum. Mas reeealmente não queria que as Tentaculinas morressem. Muita questão de honra. Tem algo que eu possa fazer pra ajudá-las? A rotina delas tem sido: das 23:00 até as 11:00 ficam sob a luz artificial numa distância de 15 cm, e no resto do dia fica na minha estante, pegando bem pouca iluminação solar (só a luz que entra dentro de casa normalmente), e sempre mantenho a agua dela no pratinho até a metade do vaso, sempre água mineral filtrada

(Ainda sou nova no forum, então provavelmente só poderei mostrar as imagens amanha quando lembrar)