Obrigado pessoal, que bom que gostaram, as heliamphoras tem se dado bém por aqui, apesar do calor ter feito um estrago (evidente na heterodoxa) elas sobreviveram, outras que recebi plantulas foram pro saco, mas não consegui definir qual foi o motivo principal ou se foram só os fungos mesmo

bom, nem tudo é 100% perfeição.
MarcielS escreveu:ps germinou alguma Cepha?

Naaaaada amigo, mas tenho certeza de que não são falhadas, te mandei umas mais gordinhas também, nestas eu boto fé
Parece que demoram alguns meses para germinarem, e sem estratificação, não sei quanto tempo pode durar a germinação. Vamos ver se aparecem uns matinhos, cuide para não arranca-los por acaso
rdrgobra escreveu:...mas me diga uma coisa; por acaso não conseguiu polinizar e obter sementes das outras que floriram?
Ano passado as Minor floriram e eu polinizei uma planta com pólem da flor anterior da que polinizei (polem da mesma haste) produziram sementes que eu acredito serem falhadas, algumas que abri após um tempo eram ôcas.
Bom, acho que desta vez, com mais hastes na planta planta ou melhor ainda, 2 espécies diferentes, dará para cruzar polem delas e talvez saia alguma sementes com o embrião saudável para germinar, é o que eu espero
Um abraço.