elinston escreveu:Muito Show! obrigado pela informação, abraço!
+
elinston escreveu:Ahh tem uma coisa, descrobri como fazer a fibra virar pó, é só bater com água no lidificador e coar

obrigado por essa informação muito valiosa amigo, ja tinha pensado no assunto porem, como o triturador não deu conta eu nem tentei o liquidificador.
flp010 escreveu:Essa experiencia foi muito boa, gostei muito dos resultados.
O cantinho das suas pcs gostei também

e sempre muito bom ser util, porem ainda não acabamos, no caminho temos analise de Burnanni (anuais), analise de Biblys (anuais) e D. Intermedia, Dionaeas a longo prazo para ver o comportamento, inclusive quando a fibra começar a se decompor juntamente com sua Durabilidade media.
kaique escreveu:Suas plantas estão se desenvolvendo bem na fibra de coco chegaram até a florir fora a sua dio q ta vermelhinha, smart2 quebrando um grande tabu e um substitutivo para o esfagno !! Faiz quanto tempo que essas plantas estão na fibra ??
obrigado amigo, pois é todas as minhas mudas ja floriram na fibra com exceção da Biblys que esta com menos de 30 dias e as Dionaeas, porem desconfio que minhas Dionaeas são esteres pois essa danada ja me acompanha a uns 4 anos e nunca floriram, sei que eram maltratadas porem nos ultimos 2 anos ja foram mais bem cuidadas, eu so tive 1 muda o resto ai e tudo clone por divisão re rizoma e tem mais um monte vindo (caso veja la no meu tópico sobre primeira semeadura) e nenhuma floriu ate hoje tanto na fibra quanto no musgo. porem se você ver os 2 topicos verá que as da fibra estão bem melhor que as do musgo (vermelhas). o tempo esta no primeiro post com as primeiras imagens e resultados. (19/09/2015
Experiencia 01 - substrato 100% fibra de coco/farelo ( 1 muda de Dionaea Muscipula e 8 mudas de D. intermédia))
Fatikn escreveu:Cada vez q esse tópico sobe eu corro pra espiar.... tô adorando acompanhar esse progresso, Ricardo!!! Obrigada por mantê-lo atualizado pra gente!!!!
e o minimo que eu poderia fazer por vc6 que tanto me ajudaram ate aqui. so me falta mais especies para o experimento aqui a as especies que tenho ja estão sobre o teste, a não ser algumas semeaduras muito novinhas ainda e a D. Afinis que so tem 1 muda, porem acredito que iremos bem longe ainda.
flp010 escreveu:O único ponto negativo que vejo na fibra é o tratamento demorado para a retirada do tanino.
Eu ia citar a durabilidade do substrato que dura menos sem o tanino mas pelo preço e abundância da fibra acredito não ser um ponto negativo.
e como você falou, porem se compararmos por exemplo
Dificuldade de remover o tanino
X Dificuldade de encontrar o musgo sphagnum
Durabilidade Fibra de coco
X Durabilidade musgo sphagnum (sem Brotação)
Preço da Fibra de coco
X Preço do musgo sphagnum
so ai eu acredito que a Fibra ja ganharia. porem ainda temos aquela lista. de benefícios da fibra
Auto sustentavel
Não agride o Meio ambiente
Ecologicamente correta
Pode ser feita em casa mesmo ( mesmo não tendo o pé de coco e fácil conseguir coco seco e ninguém quer as cascas)
Imune a Ciano bactéria (ate o momento)
Sem Algas
e tem resistência superior ao musgo em relação a outras pragas, pois a remoção do tanino não e 100% e a mixaria que sobra serve como repelente para parasitas, e como se ele ficasse amargo para eles ou seja não atrativo
quando me refiro a fibra de coco eu quero dizer o conjunto de fibra com pó de coco misturado e não so as linhas da fibra.