Pois bem, vou reproduzir aqui uma postagem que fiz em Julho de 2011 registrando algumas PCs aqui no RN, mais especificamente em Punaú. O detalhe é que a Utricularia simulans foi fotografada, porém, não foi feito registro oficial. Aí vai a antiga postagem na íntegra:
"Pessoal, 2 anos após a "descoberta" de Droseras e Utricularais num local horrível conhecido como Punaú, aqui no litoral do RN, voltei a vê-las mas dessa vez, apenas para registrar e trazer aqui pra vocês. Primeiro mostrarei algumas fotos do local pra só depois mostrar fotos das plantas em 2009 e em 2011.
Antes de mais nada, uma observação: Que os menores de idade (e maiores também) não sigam esse exemplo, mas essa "expedição" foi feita durante um passeio num local que curto muito, e como era um fim de semana de sol, tomei umas caipirinhas a mais, de barriga vazia e a verdade é que não me lembro de praticamente nada do que fiz. Só lembro que num determinado momento saí andando atrás de Pcs hehehe. Chegando em casa é que fui verificar o que eu tinha fotografado e me surpreendi ao ver como acertei o caminho e como fui criterioso e detalhista mesmo estando "levemente" etilizado hehehe
Esse é o local horroroso onde me mando pra me estressar nos finais de semana, chamado Punaú

Aqui, trechos do caminho para o local aonde se escondem as PCs. O acesso se dá atravessando uma restinga a nível do mar que fica alagada no período chuvoso. Ao contrário do que eu imaginaria, nesses alagadiços não encontro nem rastro de PC, talvez por só ficarem assim um curto período do ano. Por motivos óbvios, as fotos estão um pouco tortas hehehe

Venho desde aqueles coqueiros lá no horizonte

Uma aranha caçando ou se abrigando debaixo d´água.

Depois de 2 Km de dunas e campo de restinga, eis a entrada da trilha (sim, isso é uma entradada hhe), que está praticamente desaparecida, e que fica numa faixa de mata nativa bem alagadiça, um verdadeiro pântano no período chuoso.

O charco que tive que encarar descalço, só de bermuda. Alguém consegue ver a trilha a frente? Mas ela segue...Deus sabe o que me guiou aí hehehe, mas pra quem na infância se metia em matas de igapó ao redor de Manaus, isso não era tão estranho hehe

Agora, vamos ao que interessa:
Essa D. sessilifolia não tenho certeza de onde encontrei, pois foi fora da matinha onde as encontrei em 2009 e agora:

Esse é o local principal, uma pequena clareira de terra firme nessa mata pantanosa. É um caminho aparentemente pouco usado mas submetido a pisoteamento. Em 2009 era um tapete de Droseras, agora só tinha um bocado de seedlings e algumas adultas, mas vale ressaltar que em 2009 fui mais "tarde", em setembro, então elas tiveram mais tempo de crescer e se propagar.
Em setembro de 2009

Sábado, Julho de 2011

Utricularias que encontrei, provavelmente próximo ao local das Droseras. Sou péssimo em Utrics então não vou me atrever a identificar.

Essa outra planta, achei bastante interessante pois além de estar no mesmo ambiente que Utrics (vi pelo intervalo de tempo entre as fotos), apresenta tricomas grudentos na flor. Alguém identifica??

Então é isso, galera. Tenho umas outras fotos de U. subulata que tirei em outros passeios e, quando me der coragem posto aqui hehehe
Espero que curtam!!"
Democratizando a informação:
Os pontos onde encontrei Drosera sessilifolia aqui no estado são:
1 Ponto - Touros: 5°13' 47.50''S 35°29' 21.01''O (Agosto de 2009)
Esse primeiro ponto (acima) difere um pouco do padrão de todos os demais onde encontrei, por ser um ambiente de nascente. Fica em área plana com solo de retração de dunas, degradado, em meio a uma plantação de côco. Não tenho certeza se é o mesmo ponto onde o Dino (Glaudson) encontrou um ano antes, mas se não for, deve ser próximo.
2 Ponto - Punaú:: 5°21' 41.08''S 35°21' 53.94''O (Setembro de 2009)
Pouco depois encontrei nesse segundo ponto, em meio a uma mata alagadiça (águas de chuva) com pequenas clareiras (me meto no mato atrás delas hehehe). Essa fica numa área onde houve "recente" retração de dunas móveis (menos de 5000 anos atrás). Em 2010 choveu pouco e não encontrei nada aqui e em 2011 até agora encontrei isso que postei no início do tópico.
3 Ponto - Maracajaú: 5°25' 24.72'' 35°18' 49.31''(Agosto de 2010)
Segue o padrão alagadiço porém mais aberto, um pouco degradado, com vegetação rala e esparsa. Também é de retração recente de dunas, com alagadiços de chuva. O local é repleto delas, formando verdadeiros tapetes onde o chão de longe ganha até um tom avermelhado. Nunca vi tanta D. sessilifolia e cobrindo vasta área. E olha que só fiz descer do carro e olhar ao redor. Tinha até libélula capturada por elas. Vendo pelo google o tamnho da área ao redor com as mesmas características, imagino a quantidade infinita que deve existir lá. Esse ano volto lá e fotografo isso.
4 Ponto - Macaíba: Localização pouco conhecida
Tempos atrás, bisbilhotando por acaso o orkut de uma conhecida que estagiava na botânica, encontrei uma foto de uma D. sessilifolia. Mandei um scrap e o que ela me informou é que a encontrou numa área de nascentes de um Rio que existe na área metropolitana de Natal. Não sei nada além disso em relação a essa ocorrência.
Utricularias encontrei em praticamente todos os locais alagadiços e arenosos aqui no litoral.
Resumindo: O padrão que notei é de solo de retração de dunas e alagadiço, principalmente por águas paradas, de chuva, ou então nascentes. Parece não se afetar tanto com a degradação e pisoteio pois todas estavam em meio a trilhas de bugueiros ou de caminhada de gado. Do 3o ponto pra baixo (sul) encontrei vários locais com todas essas características mas nada de Droseras, apenas Utrics.