MarcielS - Nepenthes - pag.60

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1471 vezes

Mensagem por MarcielS »

Agradeço seu comentário Rodrigo. : joia :
rdrgobra escreveu: ...Quanto tempo demorou para a planta, a partir da semente, "botar" um jarro bonito desses?
Essa planta tem pouco mais de tres anos. Já tem pelo menos um ano que os ascidios formados tem as caracteristicas de rafflesiana. Neste caso específico a planta teve um desenvolvimento surpreendente.

Essa rafflesiana foi a única semente que germinou de 20 seeds que coloquei para germinar, hoje está aí para mostrar que 'valeu' o investimento inicial feito lá em meados de 2009.
8-)

Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Lindas! Especialmente a N.x bauensis e a N.platychilla x N.veitchii!
Parabéns!

Abs! : joia :

Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Essas plantas suas são um tapa na cara da sociedade, Marciel!
Todas impecáveis.
Qual substrato e há quanto tempo você tem essas cephalotus MARAVILHOSAS?

E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por MarcielS »

WFERnando escreveu:...Qual substrato e há quanto tempo você tem essas cephalotus MARAVILHOSAS?
Valeu Fernando.

As duas foram compradas no final de 2008 do cultivo do Ono. Eram duas pequenas rosetas. Nesse tempo já produziram muitas mudas. Esse ano optei por não retirar mudas por que quero ver os vasos cheio de ascidios.

O substrato é sphagno + perlita e foi trocado no outono para quando a primavera chegar suas raízes estejam restabelecidas. São cultivadas com estufa de garrafa pet e recebem diretamente todo o sol da tarde. Nas imagens da para ver parte dos tres vasos de Cephalotus.

Abç

Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito bonita esta sua N.alba ou o que quer que seja kkkk (eita confusão que estas espécies causam)
Eita nois estes botos da N.x bauensis, interessante que a minha N.khasiana x N.ventricosa quando costumava produzir ascidios, não ficavam nem um pouco rajados, provavelmente era por causa da falta de luz :roll:
Que belezinhas estas N. albo. a coloração delas é inigualavel :P
Esta N.x [N.platychilla x N.veitchii], cada vez que vejo fotos da sua me arrependo de ainda não ter arrumado uma pra min, muito interessante imagine os jarros adultos e uppers dela, peristômio das duas misturadas oO.
Está dando uns jarros bonitões esta rafflesiana de sementes (a filha unica), 4 anos, poxa vida kkk valeu apena esperar, a final, não se perde nada. Ainda tenho esperança que as minhas sementes germinem la em casa, ou com alguem :roll:
Bela N.bicalcarata, está meio espichado o jarro, esta fica mais gorda quando maior?

Quanto a este outro vaso de Cepha, Caramba, está uma maravilha.
MarcielS escreveu:Nesse tempo já produziram muitas mudas. Esse ano optei por não retirar mudas por que quero ver os vasos cheio de ascidios.

O substrato é sphagno + perlita e foi trocado no outono para quando a primavera chegar suas raízes estejam restabelecidas. São cultivadas com estufa de garrafa pet e recebem diretamente todo o sol da tarde.
Algumas dúvidas :oops: , eles produzem por conta, outras mudas envolta da planta mãe? voce separa eles como, quando replanta a muda ou pode ser retirado de outra forma?.
Eu uso sphagnum + areia grossa, acho que funciona também, o que acha? Vou dar mais sol ao meu :roll:

Estão lindas de mais as suas plantas, como sempre. Parabéns !
Um abraço.

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

cultivo de profissional.... espero chegar a ter plantas com a qualidade que você tem nos mostrado.
até.

MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por MarcielS »

Heheh, eu também acabo atrapalhado com essa história. Alba ou gracillima, rs?
Felipe_Steinthaler escreveu: ... Ainda tenho esperança que as minhas sementes germinem la em casa, ou com alguem :roll:
Aqui, até agora nadinha delas germinarem. :roll:
Felipe_Steinthaler escreveu: ...eles produzem por conta, outras mudas envolta da planta mãe? voce separa eles como, quando replanta a muda ou pode ser retirado de outra forma?.
Eu uso sphagnum + areia grossa, acho que funciona também, o que acha? Vou dar mais sol ao meu :roll:
Sim Felipe, os brotos vão se formando ao redor da planta e também a partir da raiz. Separo somente no replantio por achar mais seguro e ser menos estressante para a planta matriz. A Cephalotus também aceita propagação por leaf cutting.

O substrato anterior era sphagno + areia, e por um ano foi tudo bem. Este substrato novo misturado com perlita tem se mostrado bem eficiente também.

Quanto ao sol, como disse, as minhas recebem toda a luz solar vespertina e mesmo assim não ficam coradas como as do Carlos Rohrbacher. Acredito que seja pelo motivo de eu cultivá-las com a garrafa pet em cima.

Manter elas no mesmo nível das suas, dentro de um apê, não é nada fácil, hehehh! :lol:
tuco escreveu:... espero chegar a ter plantas com a qualidade que você tem nos mostrado.
Oi Tuco. muito obrigado.
Bom, olhando sua galeria vejo que já atingiu a qualidade 'superior' que todos nós cultivadores esperamos ter um dia. : joia :

Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Obrigado pelas respostas Marciel : joia :
MarcielS escreveu:Manter elas no mesmo nível das suas, dentro de um apê, não é nada fácil, hehehh! :lol:
Pois é, aqui eles vão bém, mas para melhorar eu precisaria dar mais claridade para a planta, coloquei hoje em um novo local para testar.
Aqui daria para ter as plantas bonitas feita as do Carlos R. o unico problema são os muros enormes que tampam toda a luz solar. Fora isso o clima daqui é muito aceitavel pelas PCs.
As tuas nepenthes sempre estão bonitas e coradas. Não sei como consegue umidade para elas vendo as fotos delas no piso de assoalhodo AP. Agora a janelona alí deve dar uma baita luz a elas :mrgreen:

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu:... Não sei como consegue umidade para elas vendo as fotos delas no piso de assoalhodo AP. Agora a janelona alí deve dar uma baita luz a elas :mrgreen:
Olha, não pense que é fácil, rs. Valeu Felipe. : joia :

Hoje consegui passar uma foto do celular para o computador, rs. Aleluia!

Nepenthes "Alien" - N.lowii x N.truncata
[thumbnail=center]https://i1185.photobucket.com/albums/z3 ... 001502.jpg[/thumbnail]

ps desculpem, é só isso dessa vez, rs. :mrgreen:

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Escondendo o ouro hein, Marciel. Linda planta, com direito a tricomas na tampa do jarro.

Fico no aguardo de mais fotos :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder