Higienizando areia de construção
-
- Newbie
- Agradeceu: 5 vezes
Eu percebi que a areia de frigir (areia de construção bem fina usada para acabamento) retém muito bem a umidade. Depois de devidamente higienizada, posso utilizá-la para compor o substrato junto com o sphagnum em uma proporção de 1:1 ? Se precisarem, eu posso enviar uma foto da areia.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Leonardo.
Vivendo e aprendendo, rs. Não conhecia esse termo "areia de frigir".
Você está certo, dá para utilizar a areia sim. Quando usado para compor o substrato de Droseraceaes, pode ser a de granulometria fina. Se a finalidade for para um substrato mais aerado, deve ser a de granulometria grossa.
E neste tópico falamos sobre as opções de substrato.
Abç
Vivendo e aprendendo, rs. Não conhecia esse termo "areia de frigir".
Você está certo, dá para utilizar a areia sim. Quando usado para compor o substrato de Droseraceaes, pode ser a de granulometria fina. Se a finalidade for para um substrato mais aerado, deve ser a de granulometria grossa.
E neste tópico falamos sobre as opções de substrato.
Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Hugo Leonardo, confesso que também desconhecia esse termo, mas fazer o que se o idioma herdado de Portugal é tão rico em termos linguísticos
.
Apenas para completar as dicas dadas pelo amigo Marciel, abaixo seguem outros links que podem te ajudar neste inicio de cultivo;
Identificação de Sphagnum
Tipos de água
Higienizando e reciclando substrato
Minha 1ª experiência com dormência induzida
Obs.: Para uma melhor orgnização do fórum, eu promovi a fusão do seu tópico com este daqui
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Apenas para completar as dicas dadas pelo amigo Marciel, abaixo seguem outros links que podem te ajudar neste inicio de cultivo;
Identificação de Sphagnum
Tipos de água
Higienizando e reciclando substrato
Minha 1ª experiência com dormência induzida
Obs.: Para uma melhor orgnização do fórum, eu promovi a fusão do seu tópico com este daqui

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Newbie
Bom, eu não quero ser indelicado, mas boa parte destes tópicos eu já havia lido antes. Por sinal, foram eles que me motivaram a me registrar no fórum. Talvez por falta de atenção ou por inépcia(só para falar difícil
) eu não os tenha compreendido bem. Agradeço a imensa paciência que vocês tem tido comigo. O que aconteceu foi que eu confundi a areia de quartzo (areia branca parecida com a da praia e às vezes utilizadas em aquário), a de sílica (muito usada em aquários ou para higiene de gatos e geralmente esbranquiçada) e a de construção civil ou areia de frigir (meio acinzentada e bem fina). Em fim, eu viajei na maionese. Compliquei demais uma coisa simples, tudo por causa de um confusão entre nomes, quando tudo o que eu precisava era de um bocado de areia de frigir que eu já tinha em casa!!!
Novamente muito obrigado e por favor aceitem as minhas sinceras desculpas.

Novamente muito obrigado e por favor aceitem as minhas sinceras desculpas.

- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Não há o que se desculpar amigo, pois você é iniciante e, sendo assim, é natural ter dúvidas
. Aliás, é melhor tirá-las no fórum do que se aventurar em um terreno desconhecido, vindo a fazer besteira
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Pessoal,
Eu comecei com areia de construção como o Marciel indicou, mas logo em seguida passei para areia de filtro de piscina que vem limpa.
Basta uma água e já está limpa e depois ferver como indicado no inicio do tópico.
Quanto a questão de preço, aqui na minha cidade é R$ 12 um saco com 25kg.
Abraço,
Paulo
Eu comecei com areia de construção como o Marciel indicou, mas logo em seguida passei para areia de filtro de piscina que vem limpa.
Basta uma água e já está limpa e depois ferver como indicado no inicio do tópico.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Dimas Mascarello
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 137 vezes
Realmente 25Kg é muita areia por apenas 12 reais.Paulo escreveu:Pessoal,
Paulo
Mas prefiro a areia de construção, pois consigo a mesma de graça

A diferença é que tenho mais trabalho para torna-la apta para utilização, mas não ligo pra isso, pois é a parte fácil, difícil é separar o musgo das folhas que vem nele, haha. Eita trabalho chato.
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
-
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 81 vezes
- Agradecimentos: 99 vezes
- Contato:
Bem legal este tópico e bem util!!
Já tinha visto vários lugares falando em como fazer isto, mas eram formas diferentes!! Vou fazer como você recomendou!!
Já tinha visto vários lugares falando em como fazer isto, mas eram formas diferentes!! Vou fazer como você recomendou!!
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
- lello_dias
- Newbie
Então a chamada "areia-grossa" pode ser utilizada sem medo para o processo? Providenciando hoje mesmo. =D
LELLO Dias
-