Minha 1° experiência com dormência induzida!
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom,
Ainda não começou o inverno, portanto as temperaturas tendem a cair mais nos próximos três meses. Não somente a temperatura baixa, mas o fotoperíodo mais curto, informam a planta o momento de dormência.
Como está o desenvolvimento das suas Dionaea? Desacelerou ou continua crescendo normalmente?
Abç
Ainda não começou o inverno, portanto as temperaturas tendem a cair mais nos próximos três meses. Não somente a temperatura baixa, mas o fotoperíodo mais curto, informam a planta o momento de dormência.
Como está o desenvolvimento das suas Dionaea? Desacelerou ou continua crescendo normalmente?
Abç
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradecimentos: 16 vezes
- Contato:
as 3 desaceleraram...
uma delas até perdeu o tom verde e esta pendendo para o amarelo e com uns pontos pretos nas armadilhas e folhas...
:/
uma delas até perdeu o tom verde e esta pendendo para o amarelo e com uns pontos pretos nas armadilhas e folhas...
:/
Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Charles Chaplin
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Vish!
Posta umas fotos para a gente ver e poder opinar com mais segurança.
Abç
Posta umas fotos para a gente ver e poder opinar com mais segurança.
Abç
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Contato:
perdão, MarcielS...
n pude postar as fotos ontem pq meu filho estava mal e passei a noite toda entre cuidar dele e ter q ir em mercado e farmacias então n pude providenciar as fotos.
perdão mesmo...
bom... quanto as fotos...
a q esta melhor é essa:
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0000_zps4lj0i80p.jpg[/img]
essa esta mal no meu ponto de vista...:
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0003_zpsbr7qxyr6.jpg[/img]
essa estava começando a ficar mal e pro meu azar esse vaso tentou suicidio ontem de manha se lançando ao chão... mentira, foi descuido meu mesmo na pressa de sair e não me atrazar no serviço:
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0001_zpshhqbd3kr.jpg[/img]
mas ja se ve claramente começando a amarelar as folhas...
e esta é a aquisição da minha senhora. morangos. ela ama isso e agora vai criar.
cada louco com suas loucuras, né...!?!
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0002_zps0y92ma6l.jpg[/img]
bom... voltando ao topico...
devo colocar tudo pra dormir...?
quanto as temperaturas aqui, mesmo sendo mencionado q oq tambem pesa muito é o fotoperiodo ontem estava na casa de 8º, 10º e hoje ja esta 19º com previsão de até 21º
e é isso.
um otimo dia a todos.
n pude postar as fotos ontem pq meu filho estava mal e passei a noite toda entre cuidar dele e ter q ir em mercado e farmacias então n pude providenciar as fotos.
perdão mesmo...

bom... quanto as fotos...
a q esta melhor é essa:
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0000_zps4lj0i80p.jpg[/img]
essa esta mal no meu ponto de vista...:
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0003_zpsbr7qxyr6.jpg[/img]
essa estava começando a ficar mal e pro meu azar esse vaso tentou suicidio ontem de manha se lançando ao chão... mentira, foi descuido meu mesmo na pressa de sair e não me atrazar no serviço:
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0001_zpshhqbd3kr.jpg[/img]
mas ja se ve claramente começando a amarelar as folhas...
e esta é a aquisição da minha senhora. morangos. ela ama isso e agora vai criar.

cada louco com suas loucuras, né...!?!
[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0002_zps0y92ma6l.jpg[/img]
bom... voltando ao topico...
devo colocar tudo pra dormir...?
quanto as temperaturas aqui, mesmo sendo mencionado q oq tambem pesa muito é o fotoperiodo ontem estava na casa de 8º, 10º e hoje ja esta 19º com previsão de até 21º

e é isso.
um otimo dia a todos.

Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Charles Chaplin
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Sem problemas, todos nós temos contratempos do cotidiano, e família é em primeiro lugar.
Amigo, tem razão, estão realmente debilitadas.
De todo modo, nestes casos, não é garantia que a dormência resolva o problema, pois falta a elas 'reservas de energia' para que sobrevivam durante a hibernação. É como fazem os ursos polares que se empanturram antes de 'dormirem' todo o inverno polar.
Caso estivessem bem, poderia optar pela dormência natural, mas do jeito que aparentam fraqueza, não sei se essas variações de temperatura afetariam o processo.
Espero que consiga recuperá-las com o procedimento e desejo boa sorte a sua esposa no cultivo dos morangos.
Abç

Amigo, tem razão, estão realmente debilitadas.
De todo modo, nestes casos, não é garantia que a dormência resolva o problema, pois falta a elas 'reservas de energia' para que sobrevivam durante a hibernação. É como fazem os ursos polares que se empanturram antes de 'dormirem' todo o inverno polar.
Caso estivessem bem, poderia optar pela dormência natural, mas do jeito que aparentam fraqueza, não sei se essas variações de temperatura afetariam o processo.
Espero que consiga recuperá-las com o procedimento e desejo boa sorte a sua esposa no cultivo dos morangos.

Abç
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Contato:
poizé...
não entendo oq possa ser pq as armadilhas delas não são ativadas por engano ou por crianças mexendo, o substrato dela é o correto...
elas estão espostas ao sol diariamente... as temperaturas dentro da estufa ficam na casa de 20 e tantos graus nos dias ensolarados...
oq posso fazer...?
será q posso optar por algo q forneça a ela as vitaminas q ela precisa...?
tem alguma forma de reverter essa debilidade?
PS: vi a discução a respeito do osmocote... será q poderia dar uma ajudada nisso...?
não entendo oq possa ser pq as armadilhas delas não são ativadas por engano ou por crianças mexendo, o substrato dela é o correto...
elas estão espostas ao sol diariamente... as temperaturas dentro da estufa ficam na casa de 20 e tantos graus nos dias ensolarados...
oq posso fazer...?
será q posso optar por algo q forneça a ela as vitaminas q ela precisa...?
tem alguma forma de reverter essa debilidade?
PS: vi a discução a respeito do osmocote... será q poderia dar uma ajudada nisso...?
Charles Chaplin
Charles Chaplin
- MarcielS
- Membro ativo (5)
De acordo com pesquisas que o Paulo fez, dá para usar fertilizantes para orquídeas, diluindo bastante a dose mínima recomendada. 
O lado bom é que são Dionaea típicas. Com isso você adquire experiência para quando tiver algum 'cultivar' mais raro e caro da Dionaea.
Reverter esse quadro é o desafio.
Abç

O lado bom é que são Dionaea típicas. Com isso você adquire experiência para quando tiver algum 'cultivar' mais raro e caro da Dionaea.
Reverter esse quadro é o desafio.

Abç
- Hercilio
- Membro ativo (2)
- Contato:
blz, Marciels...
hoje mesmo vou providenciar algum desses fertilizantes.
vo fazer essas plantas ficar gigante.
valeu.
muito agradecido pela ajuda.
hoje mesmo vou providenciar algum desses fertilizantes.
vo fazer essas plantas ficar gigante.

valeu.
muito agradecido pela ajuda.

Charles Chaplin
Charles Chaplin
- Wallace_willians
- Newbie
Coloquei Hoje minha Dionaea para dormência, Coloquei-a dentro de um pote de sorvete com tampa e furos laterais como recomendado.
Porém, não tive coragem de cortar as armadilhas,e as deixei no vasinho. Alguma sugestão?
Porém, não tive coragem de cortar as armadilhas,e as deixei no vasinho. Alguma sugestão?
A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Wallace, qto ao cortar as armadilhas me foi recomendado cortá-las. tbm me explicado pelo Rodrigo. q estas em muitas terão sujeiras, restos, etc. estes geram fungos e outros q prejudicam e podem matar a planta em dormência.
entenda, apenas estou repassando informações q não havia pensado e qdo alertado concordei plenamente no corte das armadilhas. tbm não queria cortar, rsrsr
entenda, apenas estou repassando informações q não havia pensado e qdo alertado concordei plenamente no corte das armadilhas. tbm não queria cortar, rsrsr
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-