Galeria - Aloysio
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
To achando curioso, porque as sementes chegaram a desenvolver bem até ficarem pretas, e só as sementes ficaram pretas, o fruto tá suculento e verde, parecendo saudável.
Você pesquisou se essas espécies tem problemas de incompatibilidade Aloysio? Mesmo se fosse o caso, aceitaram a polinização, então, outra hipótese é se algum fungo ou vírus atacou os frutos. Tem insetos fitófagos que transmitem isso.
Você pesquisou se essas espécies tem problemas de incompatibilidade Aloysio? Mesmo se fosse o caso, aceitaram a polinização, então, outra hipótese é se algum fungo ou vírus atacou os frutos. Tem insetos fitófagos que transmitem isso.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Que zica hein
, mas bola pra frente Aloysio
. Uma hora tu acerta a mão e será brindado com uma boa safra de sementes de Neps
.
Força aí, amigo
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Força aí, amigo

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Aloysio
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 188 vezes
- Agradecimentos: 159 vezes
Oi Ivan, então, a fecundação foi em novembro. Já se foram quase 3 meses de desenvolvimento dos frutos. Já dá para notar visualmente um escurecimento e perda da resiliência, no toque se nota uma textura mais seca. Embora internamente ainda apresentem uma certa umidade.ivan escreveu:To achando curioso, porque as sementes chegaram a desenvolver bem até ficarem pretas, e só as sementes ficaram pretas, o fruto tá suculento e verde, parecendo saudável.
Não vejo chances das sementes aumentarem seu volume em 10 vezes, sendo que já deveriam começar a secar e consequentemente encolher um pouco. Talvez até seja um fungo ou um vírus, mas os frutos não parecem doentes.
Tomara, Rodrigordrgobra escreveu:Que zica hein, mas bola pra frente Aloysio
. Uma hora tu acerta a mão e será brindado com uma boa safra de sementes de Neps
.

-
- Newbie
- Agradeceu: 5 vezes
Belas plantas, fiquei admirado com o tamanho da Nepenthes da primeira foto. Parabéns.
- Aloysio
- Membro ativo (5)
Obrigado, Robson. 
Minha Nepenthes bicalcarata parou de produzir ascídios e resolveu caprichar nas folhas. Nunca vi folhas tão grandes. 55 cm de comprimento e 11,5 cm de largura. Tive que tirar do terrário, não cabia mais. Agora quero ver como vou protegê-la no inverno.

Minha Nepenthes bicalcarata parou de produzir ascídios e resolveu caprichar nas folhas. Nunca vi folhas tão grandes. 55 cm de comprimento e 11,5 cm de largura. Tive que tirar do terrário, não cabia mais. Agora quero ver como vou protegê-la no inverno.

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 740 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
imagine o jarro acompanhando o tamanho da folha !!!
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Eita, mas isso sim é uma folha de respeito. Fico só imaginando o tamanho da armadilha que vem por aí...
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Aloysio
- Membro ativo (5)
Pois é, Edson e Rodrigo. Creio que infelizmente o tamanho da folha não é diretamente proporcional ao tamanho do jarro.
Parece que as nepenthes intercalam fases em que crescem mais (folhas, caules e raízes) com fases em que produzem ascídios maiores.
Por aqui já notei em outras nepenthes que quando as folhas são muito grandes, os ascídios são pequenos e, às vezes, nem se formam.
E há também a característica da espécie. A bicalcarata é vista por muitos como uma das maiores nepenthes. Há relatos de folhas de 90 cm. Mas os ascídios não estão entre os maiores (N. edwardsiana, truncata, rajah e a Ceasar, híbrido do Leilani Nursery).
Mas, quem sabe né? Se formar um bonito eu posto aqui.
Parece que as nepenthes intercalam fases em que crescem mais (folhas, caules e raízes) com fases em que produzem ascídios maiores.
Por aqui já notei em outras nepenthes que quando as folhas são muito grandes, os ascídios são pequenos e, às vezes, nem se formam.
E há também a característica da espécie. A bicalcarata é vista por muitos como uma das maiores nepenthes. Há relatos de folhas de 90 cm. Mas os ascídios não estão entre os maiores (N. edwardsiana, truncata, rajah e a Ceasar, híbrido do Leilani Nursery).
Mas, quem sabe né? Se formar um bonito eu posto aqui.

- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Eu acho q sua trena tá com as medidas erradas, Aloysio...
Q folhona é essa?????
tô impressionada!!!

Q folhona é essa?????

tô impressionada!!!
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
-