Diário de cultivo: Primeiras plantas (atualizado 16/03/2019)

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

6 meses, é pior ainda :shock:
Mas pelo visto valeu a pena,
O período de Dormência que elas obedeceriam seria o inverno do Hemisfério Norte e que aqui no hemisfério Sul é verão? (Dezembro, Janeiro e Fevereiro)

Abçs
Gabriel
_____
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 76 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Estão lindas as tuas plantas, gostei da alba x raff. Este jarro se parece muito com a N. alba, estou reparando aqui que os jarros uppers ficaram bem claros feito os jarros da N. alba na natureza, mas não com tanta intensidade. Logo coloco umas fotos.

Parabéns pelas germinações, está cada vez mais vigoroso o seu cultivo.

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1471 vezes

Mensagem por MarcielS »

:shock: Noossa! Germinaram várias, que legal!

Rodrigo, você não tem nenhuma foto de quando fez a estratificação? Daria para fazer um tópico de método de germinação desta Sarracênia.

Abç

Parabéns! : joia :

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel - Fotos da estratificação desta Sarra não, mas das sementes de S. leucophylla que o Felipe me doou sim. Quando chegar a hora de semeá-las tirarei outras fotos e providenciarei o tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Logan - Em sua terra natal (EUA & Canada) , as sementes de Sarracenia passam por um inverno rigoroso (Em algumas regiões elas ficam cobertas por uma camada de gelo) e só germinam na primavera. Eu apenas repeti artificialmente aquilo que naturalmente ocorre com elas ;) .

Rodrigo F. Costa[/align]
Rodrigo,

As sarras que você fez isso foi a S. rubra ssp. gulfensis?
Se foi elas são do sul dos EUA onde o inverno não é tão rigoroso.

Minhas experiências com sarracenias até agora foram infrutíferas.
Comprei sementes de três ou quatro espécies e fiz estratificação a frio durante uns 15 dias usando GA3, muitas germinaram, mas infelizmente foram perdidas no período que passei fora do qual já falei diversas vezes.
- Em tudo isso uma coisa me chamou a atenção, ficaram duas sementes nos saquinhos que vieram. Como já estavam velhas joguei em cima de bog e uma germinou, mas não foi para frente.

Esse negócio de germinação e desenvolvimento das plantas é estranho. A byblis por aqui se eu deixar vira erva daninha e não consigo fazer clone de P. gigantea. Vai entender?

Abraço,

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Rodrigo, eu li esse tópico desde a primeira página até aqui, e gostei muuuuito de ver a evolução do seu cultivo : joia : realmente legal!
agora eu imagino que você ja tenha muitas plantas de vários gêneros aí na sua casa!
só por curiosidade, qual é a sua Growlist?

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por rdrgobra »

Valeu pelos elogios Vitor. Caso queira dar uma olhada em minha Growlist é só clicar aqui.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por rdrgobra »

Segue uma rápida atualização:

N. alata

[img]http://farm9.staticflickr.com/8502/8311 ... e2cc_z.jpg[/img]

O alporque que estava fazendo nela apodreceu (deve ter sido o excesso de chuvas) e antes que comprometesse a planta eu o removi. O problema é que como a planta não possui mais a ponta do galho, o mesmo não crescerá e desenvolerá outros ascídios, visto que as demais folhas estão com as pontas secas e não mais desenvolverão "jarros".

S. x areolata

[img]http://farm9.staticflickr.com/8221/8311 ... 3df3_z.jpg[/img]

Está gostou daqui de casa e ainda há pouco a replantei em um vaso maior e adicionei mais substrato. Misturei também um pouco de areia e tomei o cuidado de não cobrir totalmente seu rizoma, garantindo que o mesmo possa respirar.

P. x "Aphrodite"

[img]http://farm9.staticflickr.com/8352/8312 ... a3f2_z.jpg[/img]

Outra que gostou daqui. Não estava fazendo uso de pratinho com água debaixo do vaso, mas tive que mudar de ideia devido ao fato da temperatura estar oscilando entre 31-35ºC, o que faz com que o substrato seque rápido.

Vou esperar ela crescer um pouco mais e replanta-lá em um substrato totalmente mineral composto por vermiculita, areia e caulim. Vi algumas pessoas na CPPC (Comunidade Portuguesa de Plantas Carnívoras) e no CPUK cultivando Pings mexicanas em substratos alcalinos e com ótimos resultados, então resolvi que irei arriscar.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Groucho Marx (1890-1977)
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Belas plantas.
Que história é essa de não cobrir todo o rizoma. É só na Sarracenia ou em outros gêneros também?
Abraço

MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1471 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...como a planta não possui mais a ponta do galho, o mesmo não crescerá e desenvolerá outros ascídios, visto que as demais folhas estão com as pontas secas e não mais desenvolverão "jarros".
Pode ficar tranquilo Rodrigo. Mesmo sem a ponta apical a planta pode desenvolver novas frentes de crescimento pelos meristemas existentes em todo o comprimento do galho.
A S.areolata e a Ping. estão ótimas heim.

Dá gosto de ver seu cultivo. : joia :

Abç

Responder