Ajuda, chegou minha muda. E agora?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
José P. Neto
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 154
Registrado em: 28 Mar 2018, 19:04
Localização: Jaciara, Mato-grosso (78820-000)
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por José P. Neto »

Acho que se referiu ao rizoma, se realmente estiver preto pode ser preocupante, mas não tenho certeza do que fazer, minha experiência com dios é bem pequena. A propósito a espécie que o Edson falou, acredito ser a Angel Wings, se realmente for você foi bem sortudo!

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

folhas ficam pretas naturalmente, pela idade ou antecipado por algo capturado, tipo formigas.

poderão ficar mais e até mesmo todas ou em maioria. estamos em época de pré dormência e até mesmo dormência. dionaeas fazem a dormência anual em maioria.

se notar chegando a dormência, a sua preocupação será tão somente diminuir 1/3 da água de costume até o momento. ou seja qdo dormência menos água. só isso. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Boa noite amigo sua Dio ainda apresenta características de abrir as folhas 180° graus igual as Angel wings?


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

Edson Poscai escreveu: 15 Mai 2019, 16:01 folhas ficam pretas naturalmente, pela idade ou antecipado por algo capturado, tipo formigas.
observação edson e que a folha ficou preta da base pra ponta... isso e preocupante... a armadilha nem secou ainda e ja ta com a base seca...
Imagem


fique de olho, pois pode ser apenas uma folha machucada devido aos manuseios anteriores como pode ser algo mais grave. qualquer novo sintoma nos avise, mande fotos como fez...

folha secar é normal... mais quem seca e a ponta primeiro depois a base
Ex: minha akay riu
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Muito legal! Obrigado a todos pela atenção e boa vontade. Continuei observando cuidando carinhosamente da planta depois das últimas recomendações e aqui vai a atualização.

1 - ela continua com a aparência de "angel wings".

2 - chegou com 10 armadilhas todas fechadas, algumas não abriram e destas 2 já secaram completamente. 3 estão secando (2 fechadas e 1 aberta) todas começaram a secar da ponta. (Pelo que pesquisei normalmente tem 5 armadilhas por planta, ainda não sei o que isso quer dizer)

3 - A base estar preta me preocupou (achei que já era), mas tem uma parte verdinha na base o estranho é que dá a impressão dela estar saindo da parte preta. Não consegui uma foto boa pra, melhorar teria que judiar da Gertrudes e to deixando ela quietinha.

4 - Tem 3 armadilhas nascendo (só pode seu eu estiver enganado me corrijam)! A cada dia os brotinhos estão ficando maiores, pela forma com estão se desenvolvendo a plantinha vai viver.

5 - não deixei faltar água, há uns dias reduzi a quantidade. Tem feito de 23 a 26 graus durante o dia, ela pega todo o sol da manhã. E aí, deu alga no substrato e tem uns brotinhos de sphagnum por ali também .

Agradecimentos aí
Ao Edson, José, Paulo, Smart e toda a comunidade!ImagemImagemImagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

brotos novos e um ótimo sinal, a folha q estava secando pode muito bem ser apenas uma avaria por manuseio, comum... a questão e se foi so ela ou se tem mais... se a base esta boa sem problema... inclusive se so foi ela não e sinal de dormência pois como você viu a minha ela vem meio q geral... outro detalhe e a quantia de sol... ela deve pegar uma media de minimo 6h por dia se possível o máximo q conseguir... dionaea amam o sol.

quanto a ser um cultivar sugiro contatar o vendedor e verificar a origem pois se foi um clone q ele confundiu na venda poderá manter o nome porem se for vinda de semente não o deve manter... por mais q parece deve ser chamada de TIPICA.. no máximo Tipica PREMIUM

cultivares tem o DNA registrado e nenhum cruzamento gera o msm DNA do cultivar. somente Clones da original.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Que show amigo toda dio com características diferentes são bem vistas, o centro da armadilha mantendo se avermelhada é sinal de que ela está recebendo iluminação solar adequada(obs: salvo algumas exceções aqui) e uma vez a planta tendo a qtdade correta de sol ela não "estica" em busca de luz e fica com as traps cada vez maiores.


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
J.Rodrigo
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Abr 2019, 03:02
Localização: Boituva-SP
Agradeceu: 26 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por J.Rodrigo »

Olá comunidade,
Dando uma atualizada aqui no acompanhamento da minha primeira muda. Novas traps parecem estar crescendo muito bem.
Apareceu uma invasão ali, alguém tem ideia do que é?ImagemImagem

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk



"...de todos os seus galhos, derramava-se um orvalho dourado sobre a terra estéril, que se tornava verdejante com o trigo..." J.R.R. Tolkien
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6346
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1941 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Apareceu uma invasão ali, alguém tem ideia do que é
aguarde mais um tempo para sabermos se é mato, ou de repente uma utriculária vinda no substrato da dio. percebendo ser mato retire.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 758 vezes

Mensagem por smart2 »

tb estou inclinado a acreditar q e apenas um mato mais deixa ele quetinho mais uns dias ai... pode ser outros itens como ate uma pinguicula


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem