Dio de seeds por cultivares diferentes, vamos conversar?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

rdrgobra escreveu:
Na boa, essa questão das plantas geradas por clones serem chamadas por self ou Jr é um tremendo balaio de gato. A meu ver este assunto deveria ter sido debatido nos primórdios do hobby aqui no Brasil, mas não houve naquela época como não há agora o menor interesse em se mexer nesse vespeiro.

Pensem comigo, se a normatização desses nomes for posta em prática tem muita gente entre os hobbystas veteranos e vendedores que perceberão que aquilo que tem em seus cultivos é um self e não o exemplar raro e pior, durante anos venderam, trocaram ou doaram gato por lebre.

Não posso afirmar que haja má fé aí, mas sim um ego inflado e muita ignorância.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Concordo plenamente. E sabe o que acaba me preocupando nisso tudo?
Sabe o outro caso do post (agora apagado) sobre a tal associação dos cultivadores? Que serviria para "por ordem na casa"? onde foi dito que "se envolver plantas carnívoras no Brasil passará por nós"?
Quem faria parte dessa associação? As mesmas pessoas que evitam a normatização para evitar problemas com seu histórico de vendas/coleção. Se isso for mesmo pra frente, sabe o que vai acontecer? Continuar essa mesma p*taria que é hoje, onde (especialmente) os novatos são os maiores prejudicados. Digo maioria pq tem uma galerinha aí que se uns desses grandes entrar numa piscina com água até a cintura, morrem afogados... :lol: :lol: :lol: :lol:

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sabe o outro caso do post (agora apagado) sobre a tal associação dos cultivadores?
aquele que, são sei quem sou, copiou tudo e tem em arquivos? :roll:

........ :lol:

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

Digo maioria pq tem uma galerinha aí que se uns desses grandes entrar numa piscina com água até a cintura, morrem afogados... :lol: :lol: :lol: :lol:

Vixe, isso tem em tudo que é hobby.
Eu participava de um fórum sobre relógios que é um lance muito interessante, comprei livros, assinei fóruns fora do Brasil, etc., etc.

Mas 90% do pessoal é fanático pela relojoaria suíça e quando eu batia num grande mestre o pessoal se voltava contra mim.
Para quem não sabe os suíços foram o que os chineses são hoje. Claro que houveram grandes relojoeiros suíços no passado, mas a maior parte eram falsificadores.
Sem falar no maldito Rolex, que não passa de um relógio comum, são ótimos relógios, mas que tem gente que carrega um caminhão de estrume pela marca.

Só mais um toque, quando há uns 15 anos eu disse num fórum que a China logo estaria produzindo relógios de altíssima qualidade riram de mim, pois bem hoje eles tem alguns fabricantes que produzem relógios fantásticos e fazem questão de estampar China Made.

Hoje eu só participo de fóruns e associações de fora do Brasil.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Edson Poscai escreveu: aquele que, são sei quem sou, copiou tudo e tem em arquivos? :roll:

........ :lol:
hahahaha esse mesmo!
Paulo escreveu:
Digo maioria pq tem uma galerinha aí que se uns desses grandes entrar numa piscina com água até a cintura, morrem afogados... :lol: :lol: :lol: :lol:

Vixe, isso tem em tudo que é hobby.
Eu participava de um fórum sobre relógios que é um lance muito interessante, comprei livros, assinei fóruns fora do Brasil, etc., etc.

Mas 90% do pessoal é fanático pela relojoaria suíça e quando eu batia num grande mestre o pessoal se voltava contra mim.
Para quem não sabe os suíços foram o que os chineses são hoje. Claro que houveram grandes relojoeiros suíços no passado, mas a maior parte eram falsificadores.
Sem falar no maldito Rolex, que não passa de um relógio comum, são ótimos relógios, mas que tem gente que carrega um caminhão de estrume pela marca.

Só mais um toque, quando há uns 15 anos eu disse num fórum que a China logo estaria produzindo relógios de altíssima qualidade riram de mim, pois bem hoje eles tem alguns fabricantes que produzem relógios fantásticos e fazem questão de estampar China Made.

Hoje eu só participo de fóruns e associações de fora do Brasil.

Paulo
Complicado né? Entendo que isso pode me trazer problemas futuros pois sei que diversas pessoas que estão nesse meio não sabem separar o lado emocional do comercial.
Tem cultivador/vendedor que eu admiro muito e que sei que pela relação que possui com o envolvido na confusão acabará por se distanciar... São coisas que fazem parte mas que não deveriam. O importante é que muitas verdades foram ditas ali e que quem procurar se informar terá informações mais precisas sobre cultivares de dionaea vendidos no Brasil.

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por Paulo »

Palavras de membros do ICPS (administradores)
If the seller cannot give you a name for the plant, then it is a typical plant. Doesn't matter if it looks different from others, until it is registered as a cultivar and it has some actual characteristic that makes it different, it is typical. Nothing more. I have typical plants that stay nearly pure green, others that get absolutely huge, one from seed that has extremely thin petioles at this point, but unless I choose to register them for some special characteristic, they are all typical, all Dionaea muscipula.
marcel
As a further caution: Please do not use plants resulting from seeds of any cultivar to represent that cultivar. The seedlings will likely not retain the unique characteristics of the cultivar. That is why most cultivar descriptions contain the admonition "must be reproduced vegetatively to preserve the characteristics of the cultivar".
ICPS-bob
All flytraps represent one species, Dionaea muscipula. There are multiple cultivars, or cultivated varieties, that have been named, but all are still the same kind of plant. If you do not know a specific cultivar name for your plant, you cannot label it anything other than a typical flytrap, even if it is unusually large or has lots of color.
hcarlton

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Amigos,

1 - Quando queremos algum cultivar de dionaea, temos que ter a palavra do vendedor, a confirmação e a responsabilidade que trata-se de um clone. Somente assim poderemos dizer que temos uma real dionaea cultivar tal. exemplo a tão procurada B52.
Jamais provindas de sementes germinadas destas. se for de semente e sua germinação, já não é!
Recomendamos você somente procurar vendedores de confiança. efetuar estas perguntas antes de fechar o negócio e deixar tudo guardado em arquivos.

2 - Jr e Self trata-se de mudas advindas de sementes onde a planta mãe destas sementes foi, como exemplo, uma flor de B52 polinizada com pólem de outra cultivo B52 e então gerou estas sementes. ou seja B52 x B52.
Nesse caso já não é uma B52 é uma B52 self ou Jr (ainda está em discussão o nome correto a se tratar nesse caso).

3 - Outros casos exemplos comuns de equívocos.
Você adquiriu sementes e destas sementes nasceram mudas vermelhas, cor de vinho, formação armadilha com algo diferente, diferentes da comum dionaea muscipula típica. mesmo assim estas são consideradas típicas!

4 - Você vê vendas de sementes de dionaea muscipula cultivar B52 ou outro. não serão B52! se provindas de uma B52 polinizada com outra B52 será uma B52 x self. Se vinda de uma B52 com polinização do próprio polem, será uma dionae muscipula típica!

Você ver mudas em formação e o vendedor diz tratar-se de uma B52 ou uma B52 x self, será mesmo? como pode comprar algo que não se sabe se a mesma apresentará as características do cultivar em questão? recomendamos não adquirir. adquira então quando planta já formada e você ver as características do cultivar dito bem nítido, e estas sabendo que serão cultivar self.

5 - Um novo cultivar.
Exemplo, em suas germinações você teve alguma dionaea germinada diferente das comuns já conhecidas. destas você fará clones para comprovar se pela clonagem os mesmos irão se multiplicar tal como a planta mãe. um profundo estudo e comprovação de tratar-se de um novo cultivar e sua multiplicação, diferente dos demais já existente, então proceder a parte legal de registro, partes legais e burocráticas que envolverá esse registro.

* este texto será corrigido/complementado. tentei fazer um resumo de um bate-papo que eu e os amigos Paulo e Matheus tivemos.

Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu concordo com o que disse o Edson e no ICPS teve vendedor levando no lombo. :mrgreen:

https://www.terraforums.com/forums/terr ... -seed.html

Não vou traduzir, para quem não domina o inglês pode usar o google tradutor.

Paulo

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

que beleza! tudim descrito e a rala que o caro tomou! o cara que tem ídens por aqui no Brasil e que tbm deveriam tomar aquela rala! :lol: :lol:

Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Edson Poscai escreveu:Amigos,

4 - Você vê vendas de sementes de dionaea muscipula cultivar B52 ou outro. não serão B52! se provindas de uma B52 polinizada com outra B52 será uma B52 x self. Se vinda de uma B52 com polinização do próprio polem, será uma dionae muscipula típica!

Paulo e Matheus tivemos.

Pelo que entendo o polem para que seja um self deve vir da mesma planta, como todo b52 é idêntico não vai fazer diferença alguma usar o polem da mesma flor, de outra flor ou mesmo da flor de outra b52. Certo que para fazer fazer self com uma unica flor da trabalho, o polem já fica disponível quando a flor abre e a parte feminina só fica receptiva um ou dois dias depois, então tem que colher e guardar o polem. Me corrijam se eu estiver errado.

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Hélio,

Sendo polem da mesma planta, como vemos 90% germinam como típicas, 10 ou 5% tem a probabilidade de se aparentar com a planta mãe. se fosse assim, que queríamos que fosse, todo cultivar através de sementes da mesma seriam todas bem parecidas com a planta mãe, não somente uma minoria.

mas este é apenas meu ponto de vista.

Responder