Pessoal, tentei a água oxigenada, parecia um efeito bem da hora, mas elas voltaram rapidinho

, da terceira vez que coloquei, causei danos à minha Dio que recebeu água oxigenada diretamente acidentalmente no processo (tadinha), pelo menos ela está passando bem por ora...
Desejem boas energias para o Astrogildo por favor hahaha. No final, peguei trauma mesmo da água oxigenada.
Descobri uma coisa bem revolucionária, gente: Anti-algas de aquário
que me custou menos que 8 dilmas
Se colocar uma gota a cada 4 litros de água, e colocar essa água em baixo dos pratos ele faz milagres! Tinha uma infestação em todos os meus vasos e um que eu tinha recentemente colocado substrato novo já estava começando, pois bem, fiz isso e o vaso que estava começando parou totalmente. As ciano eram verdes escuro, ficaram marrons e pararam de se alastrar.
Nos demais vasos, como n tinha mais o que tomar conta, continuou da mesma forma só que foi ficando um pouco marrom escuro.
O desenvolvedor do produto diz que as algas mortas continuarão no aquário (no meu caso, sobre o substrato), e precisarão ser tiradas manualmente. Foi o que eu fiz.
Tirei a parte de cima que estava infectada e adicionei perlita para complementar já que eu não tinha mais sphagnum sobrando (utilizava apenas sphanum).
Desde então nem sinal de nenhuma ciano/alga no substrato, e as plantinhas tomam a mesma quantidade de Sol que antes. A água, eu reduzi um pouco, pois comentaram aqui que poderia ser por causa disso, mas assim que vi que o problema foi resolvido, voltei com a quantidade normal por causa do calor.
Esse método não causou nenhum dano às minhas plantas, na verdade, acho que elas nem perceberam, e já faz quase uma semana (parece pouco, mas esse era tempo o suficiente para as cianos tomarem conta do vaso inteiro).
Quando completar uma semana usarei como método preventivo (1 gota a cada 8 litros). Se elas voltarem eu aviso no post, mas por ora, espero que esse post ajude alguém que está com problemas como os meus. Muito obrigado a todos