Hoje eu fiz o preparo do substrato e plantei as sementes da Dionaea Capensis. Mas quando no preparo do substrato eu tentei fazer a medida de 1:1 entre o musgo e a areia de construção. Fiz todo o procedimento de lavar a areia até a água ficar transparente e também fervi a areia e o musgo. Mas quando fui misturar o musgo à areia, parece ter ficado uma proporção diferente da esperada por mim. Acho que ficou algo como 60% de areia e 40% de musgo.Dimas Mascarello escreveu:Não é tão difícil quanto pensa Rodolfo.
Você irá precisar de musgo sphagnum e areia de quartzo (rio, construção). Para germinação pode ser musgo puro mesmo.
1 - Ferva o musgo por uns 20 min, e areia por uns 15.
2 - Lave a areia ate a água sair completamente limpa.
3 - Pique o musgo com uma ferramente limpa.
5 - Misture 50% de musgo com 50% de areia, ou 60% de musgo e 40% areia.
6 - Coloque o substrato no pote e deixe uma camada lisa por cima.
7 - Coloque as sementes sobre o substrato, não enterre. Pode fazer isso usando um palito com a ponta úmida para melhor aderir a semente. Coloque uma por uma, um pouco afastado.
8 - Deixe o pote com furos na parte de baixo sobre um pratinho sempre com água. (Água da chuva ou Destilada). Não deixe o substrato secar, pois perderá suas sementes.
9 - Coloque o vaso em um local que pegue sol indiretamente, atras de uma janela de vidro ou algo do gênero.
10 - Espere com muita paciência e terá lindas plantinhas.
Obs: Se me equivoquei em algo, por favor me corrijam.
Aproveito e pergunto qual a média de tempo para começarem a dar sinal de vida caso tenha dado certo