Novo tipo de luz artificial eficiente, barata e fácil

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Lorran Kajola escreveu: A fita led gasta menos energia...


O led é mais eficiente que as lampadas de fluorescentes mesmo, a questão é que o led utiliza uma fonte de 12v, e para um metro de fita de led, você precisa de uma fonte de 12v@1A.
Se botar no papel, quase fica mais caro o led+fonte do que uma fluorescente+reator.
Outra questão é que o led tem uma luminosidade concentrada logo abaixo dele, em um angulo de 30° e as tubulares foram feitas para iluminar em 360° (não estou defendendo as tubulares).
Acredito que um bom teste, seria colocar as lampadas a mesma altura acima das plantas, em uma sala escura por uma semana, e testar qual deu melhores resultados. Acho que o led ganha de longe.

Outra vantagem do led, é que ele não precisa de uma voltagem alta inicial, e assim você pode fazer os leds ligarem com um painel solar pequeno, esses de 5 Watts já devem dar conta de 30 cm de led, ou uma bateria, coisa que com a fluorescente não da, o inversor pede muita energia e não ficaria nada "eficiente".


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu já pensei em usar leds, mas pelo que conheço deles a emissão de luz não é direta.
Para que não esquentem e queimem com facilidade a energia fornecida a eles é pulsante, ou seja liga um período e desliga outro, isso algumas vezes por segundo. Sendo que nossos olhos e cérebro compensam o período desligado.

Eu vou aguardar que os amigos façam mais testes antes de tentar usá-los.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pra complementar, achei essa página que explica bem sobre como os LEDs funcionam, cheia de tabelas.
electronica-pt.com/index.php/content/vi ... ew/126/37/

Os que usam menos ampères são os das cores amarela, verde e um tipo de vermelho (existe o forte e o fraco).
Os azuis e os brancos são os que consomem mais, isso tem a ver com a potência (em watts) que cada tipo produz, ou seja, a luminosidade.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O tópico esta cada vez mais interessante, com informações úteis a todos os membros. Bom, para complementar deixo os links de projetos encontrados no CPUK que abordam o uso de LEDs para iluminação de PCs "indoor":

Variação da frequência de luz com LEDs

Parede carnívora

O segundo link direciona para um tópico criado por um amigo do PCBR (Rivadavia), porém para evitar que vocês percam tempo procurando deixo avisado que a parte em que ele trata da iluminação encontra-se na página 4 em diante.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Esses LEDs comuns fraquinhos não servem. Isso é para decoração.

Para cultivo são utilizadas as lampadas POWER LED. 8-)

Para se ter uma idéia o POWER LED mais simples para uso em cultivo deve ser o de 10w que custa hoje de R$ 15 a R$ 30 cada uma no ML. Para montar uma luminaria com 50 unidades gastará no mínimo R$ 750,00 somando-se somente as lampadas.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Acredito que a lâmpada certa seja esta:

[thumbnail]https://bimg1.mlstatic.com/led-grow-45w ... 052013.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://bimg2.mlstatic.com/led-grow-45w ... 052013.jpg[/thumbnail]

O nome dela é LED Grow, possui 4,5 W de potência e combina a força de 80 LEDs (60 vermelhos e 20 Azuis) para emanar o comprimento de onda necessário para o cultivo de plantas.

Ela aparenta ser eficiente, mas como nem tudo são flores o preço da mesma excede a proposta deste tópico. Cada uma sai pela bagatela de R$ 35,00 e acredito que deva ser do mesmo tipo que o Marciel mencionou no post acima.

Fonte:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ternas-_JM

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

É quase isso Rodrigo.

Para você ter uma idéia, cada LED desse conjunto de 80 diôdos tem 0,06 w, tendo como soma total os 4,5 w mencionados. Essa LedGrow deve ser mantida muito perto da planta, para não ter perda luminosa.

O SuperLed é 1 um único diôdo que pode ter de 1w a 150w.
Dá para substituir uma HQI de 400w por um conjuntinho de 15 diôdos (LED) de 10w, ou um diôdo de 150w.

O problema ainda é o preço.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Agora entendi, então seria algo desse tipo:

[thumbnail]https://www.21ledonline.com/upload/2010 ... 254296.jpg[/thumbnail]

Fonte:

https://www.21ledonline.com/pd11323.htm

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Correto MarcielS, leds normais são fracos e teriam que ficar bem perto da planta.
Um comparativo entre intensidade de luz (lumens x watts) seria legal e nesse quesito as lampadas de xenon são as mais eficientes.
Agora, precisamos saber se a lampada mais "eficiente" tem o espectro de cor que as plantas necessitam.

Código: Selecionar todos

"Em lâmpadas de Xenon 35w 8500k (azul), obtém-se em torno de 2500 lúmens.
 
Em lâmpadas de LED 55w 8500k , obtém-se no máximo 300 lúmens."
ps: Esqueçam o xenon e as lampadas de vapor de mercúrio, elas não tem o espectro luminoso que as plantas necessitam, achei essa informação em um forum de "marijuana" ....


Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

Nossa q satisfação abrir o fórum hoje e ver q meu tópico ta dando tando ibope

Isso é um presentão :lol: :lol: :lol:

Galera, acho que vcs tão viajando mt ( sem querer ofender :oops: )

O conceito de iluminação artificial é simples
Para a planta fazer fotossíntese precisa de luz azul e vermelha, você só precisa fornecer estas luzes : joia :

Se minha Fita Led é fraquinha :roll: , é só aproximar os led

Não existe outro projeto de iluminação q gaste pouco dinheiro q eu conheço

Estes outros projetos, são caros e complicados
O q eu apresentei é simples e barato :D

O q vcs acham?
abraços galera do forum


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem