Dionaea: Dormência natural
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Desculpem a demora e aqui esta uma foto de minha Dionaea:
[img]http://desmond.imageshack.us/Himg171/sc ... es=landing[/img]
As armadilhas novas (folhas mais grossas) estão funcionando, enquanto as demais não ativam mesmo quando formigas entram dentro delas. Se não estiver em dormência está se preparando para entrar.
Abs,
Rodrigo F. Costa
[img]http://desmond.imageshack.us/Himg171/sc ... es=landing[/img]
As armadilhas novas (folhas mais grossas) estão funcionando, enquanto as demais não ativam mesmo quando formigas entram dentro delas. Se não estiver em dormência está se preparando para entrar.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Está linda a sua muda Rodrigo, se voce puder, deixe ela no tempo que ela entra em dormencia por conta propria mais rápido.
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Também acho que sua planta está muito bem.
Dá para perceber que tinha armadilhas bem grandes.
As minhas já estão mortas (visualmente), rs.
Dá para perceber que tinha armadilhas bem grandes.
As minhas já estão mortas (visualmente), rs.

- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Valeu pelos comentários pessoal, mas estou com uma dúvida; se esta planta entrar em dormência devo diminuir as regas?
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
Valeu pelas dicas Marciel e WFERnando.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
OI, pessoal!
Vou aproveitar esse topico pra perguntar...
Qdo se trata de dormencia natural, qdo os primeiros sinais começam a aparecer?
Pergunto pq esse ano algo diferente tá acontecendo aqui. Como todo mundo sabe, nos dois anos anteriores eu coloquei minhas dios na geladeira, pq até meados de junho elas continuavam exuberantes. Acontece q esse ano, agora no inicio do outono, olha como elas estão:
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-2qZa ... G_9233.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-T0Fd ... G_9256.JPG[/thumbnail]
A D.m. típica e a D. sawtooth estavam na mesma jardineira, mas qdo as vi ficando pretas desse jeito, achei q pudesse ser algo nas raízes, até pq o ritmo de surgimento de novas folhas reduziu bastante. Corri e tirei a D. sawtooth da jardineira, lavei as raízes, q estavam perfeitas e as coloquei no outro vaso. Depois q fiz isso, é q me toquei: seriam elas entrando em dormencia natural? Esse ano, se comparar com os dois anteriores, está mais friozinho e o local onde minhas dios ficam é privilegiado... a incidencia solar reduz gradativamente do verão pro inverno e aumenta gradativamente do final do inverno pro verão.
A D.sawtooth parou de caçar... mas a D.m. típica, tá caçando feito uma louca.... contei 9 armadilhas fechadas com insetos em seu interior....
Outra dúvida: posso começar a reduzir a água dos reservatórios, né?
Tô me sentindo uma iniciante de novo...
E um comentário extra: a P. calderoniae parece estar voltando à fase de "bulbo"
e a P. macrophylla tb já dá sinais de se recolher sob o sobstrato,tal qual fez no ano passado, a P. cyclosecta tb tá dando sinal de q está criando a roseta de inverno e o mesmo parece estar acontecendo com a P. kondoi.... Será q esse inverno vai ser mais frio? 
Vou aproveitar esse topico pra perguntar...
Qdo se trata de dormencia natural, qdo os primeiros sinais começam a aparecer?
Pergunto pq esse ano algo diferente tá acontecendo aqui. Como todo mundo sabe, nos dois anos anteriores eu coloquei minhas dios na geladeira, pq até meados de junho elas continuavam exuberantes. Acontece q esse ano, agora no inicio do outono, olha como elas estão:
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-2qZa ... G_9233.JPG[/thumbnail] [thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-T0Fd ... G_9256.JPG[/thumbnail]
A D.m. típica e a D. sawtooth estavam na mesma jardineira, mas qdo as vi ficando pretas desse jeito, achei q pudesse ser algo nas raízes, até pq o ritmo de surgimento de novas folhas reduziu bastante. Corri e tirei a D. sawtooth da jardineira, lavei as raízes, q estavam perfeitas e as coloquei no outro vaso. Depois q fiz isso, é q me toquei: seriam elas entrando em dormencia natural? Esse ano, se comparar com os dois anteriores, está mais friozinho e o local onde minhas dios ficam é privilegiado... a incidencia solar reduz gradativamente do verão pro inverno e aumenta gradativamente do final do inverno pro verão.
A D.sawtooth parou de caçar... mas a D.m. típica, tá caçando feito uma louca.... contei 9 armadilhas fechadas com insetos em seu interior....
Outra dúvida: posso começar a reduzir a água dos reservatórios, né?
Tô me sentindo uma iniciante de novo...

E um comentário extra: a P. calderoniae parece estar voltando à fase de "bulbo"

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
E a dormência natural se manifestando em suas Dios e Pings, Fátima. Por aqui apenas uma de minhas Dionaea se prepara para tirar um cochilo, visto que as demais ainda nem demonstram sinais disso. Quanto ao frio, é sabido que o ano que faz muito calor o Inverno costuma ser rigoroso...
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
valeu, por me tranquilizar, Rodrigo! Apesar de achar cedo... mas enfim... ano passado a P. macrophylla começou a formar o bulbo em junho...
Já vou começar a espaçar as regas e acho então, q esse ano, não vou ver ninguém torcer o nariz pq estou ocupando uma prateleira da geladeira...

Já vou começar a espaçar as regas e acho então, q esse ano, não vou ver ninguém torcer o nariz pq estou ocupando uma prateleira da geladeira...

(・。・;)
Fatima
Fatima
-