Elinston, você então já tem a prova disso.
para um consenso, seria bom se mais participantes fizessem este teste. ao plantar 50% usando papel toalha ou filtro de papel e 50% em sphagnum e tbm comparassem os resultados. sementes que tenho penso ser possível fazer este teste com byblis
eu gostei desta técnica, evitaria o sério problema q tenho aqui de cianobactéria. já perdi muitas mudas por ficarem encobertas de cianobactéria, outras ao usar água+água oxigenada matar as germinações. isso ajudaria muito e temos q insistir nesta técnica.
falando em água oxigenada, eu li qto a esta técnica q ao abrir para ver as sementes como estão, podemos ver sinais de bolor e ser bom aplicar água com 20% de água oxigenada. acho ser muito, pois usamos 5% para cianobactéria.
fiz esta técnica com sementes de planta ovo, não vi resultados. mas esta acho q recebi sementes velhas, nem em substrato, terra, húmus, perlita, vermiculita e sei lá o que mais não tive resultados.
irei tentar esta técnica com sementes de droseras e byblis para ver os resultados. semente apontou o sinal, umedecer mais o papel e retirar com cuidado com uma pinça e por no sphagnum. vou tentar.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.