Atualizado 05/11/2017 - Germinação de Drosera regia
- Wictor
- Membro ativo (3)
- Agradecimentos: 36 vezes
Atualizado 05/11/2017 - Germinação de Drosera regia
Olá a todos, há 20 dias atrás eu comprei umas sementes de D. regia pela internet (eBay) e elas chegaram ontem, chegaram ultra rápido levando em consideração as outras compras que fiz do exterior. Pois então, como eu não tenho experiencia com germinação dessa Drosera eu fiz o mesmo procedimento que havia feito com as sementes de Dionaea.
27/10/2016
[thumbnail][/thumbnail]
Sementes semeadas em copos de café de 50ml com sphagnum. 2 sementes por copo (alguns têm 3) para minimizar a perda caso haja contaminação por fungos.
[thumbnail][/thumbnail]
Sementes. Mais ou menos 1mm.
Alguém já tentou germinar essa espécie? Gostaria da opinião de vocês se acham que fiz certo, pois para essa espécie eu não tenho ideia quanto a umidade do substrato. Aguardo repostas.
[hr]
14/11/2016
Depois de mais ou menos 10 dias eu já havia obtido resultados. Essa foi a primeira semente a germinar, mais ou menos dia 6 ou 7 desse mês:
[thumbnail][/thumbnail]
Tem mais 4 sementes além dessa dando sinal de germinação, mas a câmera não é boa e não deu pra focar elas.
[hr]
03/02/2017
Até agora germinaram 7 sementes, 1 morreu, então eu estou com 6 seedling até o momento.
Fotos das mais desenvolvidas:
[thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]
Essa última, apesar de ter nascido depois das três acima, é a que está se desenvolvendo mais rápido, talvez seja porque ela foi alimentada. Estou fazendo testes.
Achei essa taxa de germinação boa, considerando a diferença entre o seu clima nativo e o clima de onde eu vivo.
[hr]
23/05/2017
Agora estou com 5 plantas, uma morreu com um teste de fertilizante. Eu usei um genérico do Osmocote, o Basacote, um fertilizante também de liberação lenta (6 meses), funciona muito bem para hortaliças e talvez para outras outras plantas ornamentais, mas na minha experiência não funcionou com a D. regia, talvez seja porque a planta estava debilitada ou eu tenha errado na dosagem (coloquei duas bolinhas mas o vaso era muito pequeno, cerca de 5cm de diâmetro e uns 7 de altura, a concentração NPK é 16-8-12). Mas germinou outra semente depois de vários meses das outras, então, nunca desista das sementes de D. regia. E já estão todas em vasos individuais.
Fotos tiradas hoje:
[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]
Essas ainda estão no mesmo tratamento desde a germinação, sem sol direto, apenas claridade.
Essa daqui eu estou fazendo testes de insolação. Está levando sol direto, talvez por isso seja a mais estranha, mas tem novas folhas vindo, possivelmente ela esteja se aclimatando ainda:
[thumbnail][/thumbnail]
Se alguém que já se a venturou na germinação dessas puder dar dicas de alimentação e etc, eu agradeço.
27/10/2016
[thumbnail][/thumbnail]
Sementes semeadas em copos de café de 50ml com sphagnum. 2 sementes por copo (alguns têm 3) para minimizar a perda caso haja contaminação por fungos.
[thumbnail][/thumbnail]
Sementes. Mais ou menos 1mm.
Alguém já tentou germinar essa espécie? Gostaria da opinião de vocês se acham que fiz certo, pois para essa espécie eu não tenho ideia quanto a umidade do substrato. Aguardo repostas.
[hr]
14/11/2016
Depois de mais ou menos 10 dias eu já havia obtido resultados. Essa foi a primeira semente a germinar, mais ou menos dia 6 ou 7 desse mês:
[thumbnail][/thumbnail]
Tem mais 4 sementes além dessa dando sinal de germinação, mas a câmera não é boa e não deu pra focar elas.
[hr]
03/02/2017
Até agora germinaram 7 sementes, 1 morreu, então eu estou com 6 seedling até o momento.
Fotos das mais desenvolvidas:
Essa última, apesar de ter nascido depois das três acima, é a que está se desenvolvendo mais rápido, talvez seja porque ela foi alimentada. Estou fazendo testes.
Achei essa taxa de germinação boa, considerando a diferença entre o seu clima nativo e o clima de onde eu vivo.
[hr]
23/05/2017
Agora estou com 5 plantas, uma morreu com um teste de fertilizante. Eu usei um genérico do Osmocote, o Basacote, um fertilizante também de liberação lenta (6 meses), funciona muito bem para hortaliças e talvez para outras outras plantas ornamentais, mas na minha experiência não funcionou com a D. regia, talvez seja porque a planta estava debilitada ou eu tenha errado na dosagem (coloquei duas bolinhas mas o vaso era muito pequeno, cerca de 5cm de diâmetro e uns 7 de altura, a concentração NPK é 16-8-12). Mas germinou outra semente depois de vários meses das outras, então, nunca desista das sementes de D. regia. E já estão todas em vasos individuais.
Fotos tiradas hoje:
[thumbnail][/thumbnail] [thumbnail][/thumbnail][thumbnail][/thumbnail]
Essas ainda estão no mesmo tratamento desde a germinação, sem sol direto, apenas claridade.
Essa daqui eu estou fazendo testes de insolação. Está levando sol direto, talvez por isso seja a mais estranha, mas tem novas folhas vindo, possivelmente ela esteja se aclimatando ainda:
[thumbnail][/thumbnail]
Se alguém que já se a venturou na germinação dessas puder dar dicas de alimentação e etc, eu agradeço.
Editado pela última vez por Wictor em 05 Nov 2017, 16:54, em um total de 7 vezes.
"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 44 vezes
- Agradecimentos: 13 vezes
Drosera regia????!!!!!Nossa!É uma drosera muito rara,ameaçada de extinção,está entre as 3 maiores droseras do mundo e tem o maior parentesco entre as droseras com as dionaeas!Infelizmente não posso ajudar,mas cultivadores mais experientes como o Ono e o Gino devem saber,ou se quiser aqui do fórum acho que o Rodrigo,Paulo ou Edson podem.
A cada dia a natureza me impressiona mais.
- Vinilokão:P:D
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 39 vezes
- Agradecimentos: 97 vezes
O Gino vende droseras régias, pelo que entendo desse cultivar, é difícil de germinar, pois é como a adelae, não são muito viáveis as sementes, e a umidade deve ser mantida em torno dos 80%, quanto a luminosidade nao sei te informar 

Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Vinilokão:P:D escreveu:...pelo que entendo desse cultivar, é difícil de germinar, pois é como a adelae, não são muito viáveis as sementes, e a umidade deve ser mantida em torno dos 80%, quanto a luminosidade nao sei te informar
Atenção que D. regia é espécie e não cultivar. Até existe um ('Big Easy'), porém se a espécie em si é rara aqui imagine o cultivar
. Agora, quanto a viabilidade das sementes saiba que são férteis em nada se comparando com a D. adelae aonde a maioria é estéril.
O Sol para esta Drosera deve ser moderado, de preferência use sombrite uma vez que ela mostra-se sensível a iluminação solar direta.
Até a próxima e boa sorte na germinação dessa PC
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

O Sol para esta Drosera deve ser moderado, de preferência use sombrite uma vez que ela mostra-se sensível a iluminação solar direta.
Até a próxima e boa sorte na germinação dessa PC

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Parabéns, e que venham mais,

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- JessiB
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 14 vezes
- Agradecimentos: 22 vezes
- Contato:
Agora que fui ver isto. Deixa eu ver se entendi, as seeds D. Regia são férteis? Se 80% é a umidade os cuidados não são dificeis,... Gosto muito destas carnívoras aéreas byblis, filiformes, mafagascariensis e regia, concerteza tem mais especies perdidas por ai que não encontrei. Enfim, estou a procura de algumas espécies.rdrgobra escreveu:Vinilokão:P:D escreveu:...pelo que entendo desse cultivar, é difícil de germinar, pois é como a adelae, não são muito viáveis as sementes, e a umidade deve ser mantida em torno dos 80%, quanto a luminosidade nao sei te informarAtenção que D. regia é espécie e não cultivar. Até existe um ('Big Easy'), porém se a espécie em si é rara aqui imagine o cultivar. Agora, quanto a viabilidade das sementes saiba que são férteis em nada se comparando com a D. adelae aonde a maioria é estéril.
Até a próxima e boa sorte na germinação dessa PC.
Abs,
Rodrigo F. Costa
-