Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Aproveitando essa época maravilhosa, onde começam a surgir hastes florais nas nossas queridas plantinhas (e deixam elas tão fracas), gostaria de saber se existe algum tipo de adubo para que a floração seja menos perigosa para as Dios.
É que da muita dó cortar o botãozinho tão minusculo e inocente nascendo nelas, tadinho. Ao mesmo tempo, sinto que ela não ta tão forte assim para aguentar isso sem ajuda
Já ouvi falar sobre o adubo de orquídea, mas não o suficiente. Existe algum tipo de adubo que pode ajudar? Se sim, quais as proporções que podem ser usadas?
Acredito que se a planta tenha força o suficiente para florir, ela n esteja fraca, ela pode economizar seus nutrientes para usar na floração, é apenas um processo natural, mas se caso ache que isso pode prejudicar fique de olho, e tente manter o ambiente o mais favorável possível, nem sempre é a falta de nutrientes no solo que mata uma planta
MorcegodoMal, eu nunca cortei as hastes das minhas dionaeas e nunca perdi uma plantinha. Se elas tiverem em um local adequado, é difícil você perdê-las.
Certa vez eu li num site de fora, se não me engano no CPUK que alguns cultivadores usam adubação em pequena quantidade, isso fortalece a planta.
Eu fiz um teste em uma das minhas e coloquei 3 bolinhas de osmocote 15-15-15 no vaso, a olho nu eu não percebi diferença, mas a planta também não morreu.
Não quis fazer testes colocando mais osmocote, pois tive medo de perder a planta. Detalhe a minha não estava para florir.
Outra coisa, que eu saiba tem muito cultivador que usa o serrapilheira como substrato o qual considero uma bomba de nutrientes e as plantas vão muito bem.
Sei lá, esse negócio de substrato é muito empírico, tem cultivador que usa cada mistura louca e dá certo. Para mim é o substrato a ser usado depende de um conjunto de fatores.
Eu já escrevi um texto com a pergunta se as carnívoras são plantas que perderam a capacidade de retirar o nitrogênio do solo, pois em seus habitats dá para perceber que elas convivem com outras plantas não carnívoras.
Respondendo a pergunta, eu colocaria 3 bolinhas de osmocote 15-15-15 no período de floração.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
para se intensificar a floração o melhor seria usar fertilizantes com níveis de potássio e fósforo mais altas que o nitrogênio, no sfagnum misturo um pouco de terra vegetal também e elas vão super bem, lembrando de manter o básico para elas sol e umidade
a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Praticamente todas a minhas Nepenthes foram adubadas com um fertilizante especial desenvolvido por um amigo e lhes digo que nenhuma morreu. Aí vem a pergunta:"mas Rodrigo, qual a quantidade de adubo eu uso nelas? Na boa, eu uso a olho nu, porém com parcimônia.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."