Bom, Muitos aqui tem problema com o fato de substrato quente (tem né gente?)
Bom, de qualquer forma vim falar sobre o fato de que o sol aquece muito as raízes de inúmeras plantas , e elas n gostam.
Tem uma técnica que muitos Agricultores usam. Chamada cobertura morta. Vou dar um exemplo:
Os agricultores tem uma plantação de soja, e eles passam a plantar naquela área, milho. Eles podem pegar os restos e moer os restos de soja , e colocar no solo, isto traz algumas vantagens ao cultivo:
- Resfriamento de solo
- Retenção de umidade
- Trazem decomposição, que por sua vez , vira nutriente
Tá , legal para as plantações de plantas, porém nossas carnívoras gostam de um solo pobre em nutrientes , e a decomposição da ''soja'' fará com que o substrato terá nutrientes,matando a planta , então, eu tentei adaptar esta maneira. Nós podemos:
Plantar musgo sphagnum , no subtrato, como na maioria das vezes o substrato é sphagnum seco e areia, o musgo vivo (sphagnum) teria um bom substrato e reteria mais água, e faria sombra ao subtrato

Areia de silicio: A areia de silicio é uma boa , pois ela é boa condutora de temperatura , então , o que fosse temperatura alta, iria para a areia.
Bom, é isso aí, se tiver algo errado, me corrijam. Obrigado.

Ps: eu fiz com grama em minha primavera, realmente, a temperatura diminuiu e o solo passou a reter bem mais água