Dioneia com poucas presas e com algumas ficando preteada
-
- Newbie
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 1 vez
Dioneia com poucas presas e com algumas ficando preteada
Bom, estou iniciando como cultivador da PCs, e estou com algumas dúvidas em relação a aparência da planta, pois a minha não consegue se encher de presas, e conforme vão nascendo novas presas, as mais velhas vão ficando com manchas pretas e morrem. Ela consegue manter no máximo 10 presinhas. Sempre estão nascendo novas presas, porém estou preocupado com as presas mais antigas que vão morrendo, não deixando a planta ficar bonita e cheia de presas. Ela pega claridade o dia todo com algumas horas de sol. Rego somente com água da chuva, dia sim dia não, deixando o substrato úmido.
Alguém sabe me informar se é normal a planta ser assim, ou se precisa de algo?
[img]https://imageshack.com/a/img922/4200/1bACJO.jpg[/img]
Alguém sabe me informar se é normal a planta ser assim, ou se precisa de algo?
[img]https://imageshack.com/a/img922/4200/1bACJO.jpg[/img]
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Roni,
tem um caso, no momento bem parecido com o seu. mas a sua planta aparenta estar mais forte. observa-se novos brotos vindo.
resumo, a dionaea tem q ficar em um substrato 50:50 sphagnum e areia (esterilizados) estes bem misturados. para com água o aconselhável é usar somente um pires com água abaixo do vaso. esta planta faz a absorção de água, não posto por cima. sol o maximo de tempo possível.
a sua apresenta um problema q pode ser o substrato, a dormência, ou ambos. dê uma lida neste tópico abaixo.
sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html
tem um caso, no momento bem parecido com o seu. mas a sua planta aparenta estar mais forte. observa-se novos brotos vindo.
resumo, a dionaea tem q ficar em um substrato 50:50 sphagnum e areia (esterilizados) estes bem misturados. para com água o aconselhável é usar somente um pires com água abaixo do vaso. esta planta faz a absorção de água, não posto por cima. sol o maximo de tempo possível.
a sua apresenta um problema q pode ser o substrato, a dormência, ou ambos. dê uma lida neste tópico abaixo.
sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 113 vezes
- Agradecimentos: 59 vezes
Bom, Roni
Eu vou dizer algumas coisas que você terá de fazer para mante la saudável por enquanto.
Sol:
A minha dionaea que acordou esta recebendo 5 h de sol direto por dia, claridade é muito abaixo do suficiente. Porém lembre se, aclimatize a a sua região,
vá colocando a de pouco a pouco no sol direto, e obviamente, substrato úmido.
Substrato:
Este tema é muito discutido no fórum, eu lhe recomendo o seguinte, troque, este é o famigerado serrapilheira, ele n vai matar sua planta na hora, porém , de pouco a pouco, ele vai fazendo mal, troque o se puder, mas n precisa se desesperar com isto, só , troque quando puder. A melhor mistura é areia e musgo sphagnum em partes de 1:1
Água:
A água é muito necessária para esta planta ( a mesma vive em brejos e pântanos ) então , coloque um pratinho com água embaixo do vaso ( caso o mesmo seja furado) e continue com água da chuva , pois a mesma faz bem a ela. Na falta, coloque água descançada por 24 h.
Seenência foliar/ envelhecimento foliar: é o normal da planta, quando ela já foi usada pela planta, a folha fica assim , mas ela repõem a folha com outras.
Dormência: se sua plantas começar a n criar TANTAS folhas , e as que ela tem morrerem, ela estará em dormência .
Eu vou dizer algumas coisas que você terá de fazer para mante la saudável por enquanto.
Sol:
A minha dionaea que acordou esta recebendo 5 h de sol direto por dia, claridade é muito abaixo do suficiente. Porém lembre se, aclimatize a a sua região,
vá colocando a de pouco a pouco no sol direto, e obviamente, substrato úmido.
Substrato:
Este tema é muito discutido no fórum, eu lhe recomendo o seguinte, troque, este é o famigerado serrapilheira, ele n vai matar sua planta na hora, porém , de pouco a pouco, ele vai fazendo mal, troque o se puder, mas n precisa se desesperar com isto, só , troque quando puder. A melhor mistura é areia e musgo sphagnum em partes de 1:1
Água:
A água é muito necessária para esta planta ( a mesma vive em brejos e pântanos ) então , coloque um pratinho com água embaixo do vaso ( caso o mesmo seja furado) e continue com água da chuva , pois a mesma faz bem a ela. Na falta, coloque água descançada por 24 h.
Seenência foliar/ envelhecimento foliar: é o normal da planta, quando ela já foi usada pela planta, a folha fica assim , mas ela repõem a folha com outras.
Dormência: se sua plantas começar a n criar TANTAS folhas , e as que ela tem morrerem, ela estará em dormência .
eu preciso parar de ser trouxa
- JP Martins
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 163 vezes
- Agradecimentos: 24 vezes
Pelo que estou vendo tem uma haste floral se formando, estou certo? Se eu estiver certo, o melhor seria que você cortasse ela (não faça isso sempre, só estou sugerindo essa opção pois nesse caso a planta já está fraca e a haste gasta muita energia da mesma, o que pode levar à morte da planta), e também tem que aumentar a quantidade de água e de sol, como já foi dito antes em outras respostas
Obs; não fação uma mudança drástica de lugar, faça uma aclimatização para ela se acostumar com o sol
O substrato seria melhor como sphagnum mas não sei se é recomendável fazer a troca de substrato agora no inverno, deixe que cultivadores mais experientes respondam essa questão.
E ainda tem a questão de dormência, mas acho que se ela estiver com haste não deve estar entrando em dormência.
Obs; não fação uma mudança drástica de lugar, faça uma aclimatização para ela se acostumar com o sol
O substrato seria melhor como sphagnum mas não sei se é recomendável fazer a troca de substrato agora no inverno, deixe que cultivadores mais experientes respondam essa questão.
E ainda tem a questão de dormência, mas acho que se ela estiver com haste não deve estar entrando em dormência.
"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
nosso amigo JP Martins, observou muito bem sobre a haste. há uma base redonda já formada, sinal de uma haste já ou quase formada. esta consumiu muito energia da planta. se você tem outras dionaeas, você poderá arriscar deixando e colhendo as sementes, mas nesta escolha você poderá só colher as sementes e perder a planta, tbm nem dar tempo para colher as sementes e já ter perdido a planta. é muito arriscado, fique ciente. ou cortar de imediato e aproveitar a haste se ainda houver tempo em cultivo de uma nova muda.
faça a troca do substrato o qto antes. observe se a planta irá continuar com manchas pretas pedindo a dormência, se continuar as manchas, siga as dicas no tópico q lhe passei. o cultivo para dionaeas em dormência é outro, observe no tópico.
faça a troca do substrato o qto antes. observe se a planta irá continuar com manchas pretas pedindo a dormência, se continuar as manchas, siga as dicas no tópico q lhe passei. o cultivo para dionaeas em dormência é outro, observe no tópico.

-
- Newbie
Pois é, acho que ela não esta em estado de dormência pelo que eu notei.JP Martins escreveu:Pelo que estou vendo tem uma haste floral se formando, estou certo? Se eu estiver certo, o melhor seria que você cortasse ela (não faça isso sempre, só estou sugerindo essa opção pois nesse caso a planta já está fraca e a haste gasta muita energia da mesma, o que pode levar à morte da planta), e também tem que aumentar a quantidade de água e de sol, como já foi dito antes em outras respostas
E sim, ela realmente tem uma haste floral que ainda não deu as flores.
Quanto à cortar a haste, não queria fazer isso, pois ela está bem assim, e o problema que eu relato é anterior ao nascimento da haste. Além do mais, pelo que eu vi, há bastante divergências em relação ao corte da haste, e não tendo um cocensso, prefiro não mexer em time que está ganhando, entende?!
Ela está forte, e as presas estão capturando.
Eu deixo ela dentro do meu apartamento, mas na janela, e ela pega sol das 10h Às 16h+ ou -.
Li bastante sobre o substrato, e realmente vou esperar passar esse inverno e vou replanta-la, com o sphagum.
Em relação ao corte das folhas que estão morrendo, como a da foto, corto-as ou não?
-
- Newbie
É, vou trocar o substrato, vou prepará-lo com cuidado e replanta-la.Edson Poscai escreveu:nosso amigo JP Martins, observou muito bem sobre a haste. há uma base redonda já formada, sinal de uma haste já ou quase formada. esta consumiu muito energia da planta. se você tem outras dionaeas, você poderá arriscar deixando e colhendo as sementes, mas nesta escolha você poderá só colher as sementes e perder a planta, tbm nem dar tempo para colher as sementes e já ter perdido a planta. é muito arriscado, fique ciente. ou cortar de imediato e aproveitar a haste se ainda houver tempo em cultivo de uma nova muda.
Por falar nisso, como eu faço para tirar do substrato antigo e coloca-la no novo sem estressar a planta?
Qual é o normal deste tipo de planta, ela tem que encher de presas ou são poucas mesmo? Ela nunca parou de brotar novas folhas, mas também sempre teve a perda das antigas.
Eu a comprei no verão e ela já preteava as folhas naquela época, mas nunca deu sinais de que iria morrer por completo.
Como posso fazer para deixar água no vaso sem chamar mosquitos?
- JP Martins
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 163 vezes
- Agradecimentos: 24 vezes
Ao invés de cortar as folha você poderia tentar arrancas-las para não desperdiçar, pois ai poderia tentar um Leaf-cutting
Obs: se é realmente necessário retirar as folhas, eu já não sei responder

Obs: se é realmente necessário retirar as folhas, eu já não sei responder
"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
É, vou trocar o substrato, vou prepará-lo com cuidado e replanta-la.
R. no momento o mais indicado e urgente. corte a haste e o sinal abaixo se ser outra haste vindo, daqui a alguns dias tendo certeza, corte tbm.
Por falar nisso, como eu faço para tirar do substrato antigo e coloca-la no novo sem estressar a planta?
R. o não estressar a planta, neste caso não tem como. busque encharcar o substrato, retire a planta com cuidado, vale bem as raízes.
Qual é o normal deste tipo de planta, ela tem que encher de presas ou são poucas mesmo? Ela nunca parou de brotar novas folhas, mas também sempre teve a perda das antigas.
R. veja mais fotos, a sua está fraca, debilitada. em fotos verá uma gde diferença. a partir de setembro será bem melhor para a planta. mas fica a obs. qto a dormência.
Eu a comprei no verão e ela já preteava as folhas naquela época, mas nunca deu sinais de que iria morrer por completo.
R. folhas velhas, a folha e armadilha ficarem pretas é normal. mas qdo muito e mais ainda neste época q é comum, a dionaea pede dormência.
troque a água a cada três dias e lave bem o pires. tente tbm proteger aos lados, bloquear a entrada de mosquitos. há alguns tópicos sobre isso.
alguma outras dicas, duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
R. no momento o mais indicado e urgente. corte a haste e o sinal abaixo se ser outra haste vindo, daqui a alguns dias tendo certeza, corte tbm.
R. o não estressar a planta, neste caso não tem como. busque encharcar o substrato, retire a planta com cuidado, vale bem as raízes.
R. veja mais fotos, a sua está fraca, debilitada. em fotos verá uma gde diferença. a partir de setembro será bem melhor para a planta. mas fica a obs. qto a dormência.
R. folhas velhas, a folha e armadilha ficarem pretas é normal. mas qdo muito e mais ainda neste época q é comum, a dionaea pede dormência.
troque a água a cada três dias e lave bem o pires. tente tbm proteger aos lados, bloquear a entrada de mosquitos. há alguns tópicos sobre isso.
alguma outras dicas, duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
-