Olá, pessoal, cá estou eu reaparecendo no fórum depois de um tempo sumido. Tenho boas e más notícias, vamos por partes.
- Parte do meu sumiço aqui no fórum se deve a correria da faculdade e a outra parte por conta da frustração e vergonha de ter perdido minhas semeaduras numa chuvarada noturna, meus copinhos foram pro brejo e meu bog ficou encharcado. Os copinhos eu vi que não tinham mais jeito, mas o bog eu esperei mais dois meses para ver se alguma sementinha brotaria ali, mas infelizmente não, acredito que elas tenham sido soterradas. Venho pedir desculpas públicas aos amigos
Smart2 e
Edson por este meu "vacilo" lamentável.
- Por sorte, não utilizei todas as sementes naquelas semeaduras e cá estou eu tentando novamente germiná-las, a boa notícia é que estou com 5 seedlings no meu bog, acredito que uma seja de burmanii, as outras eu ainda preciso esperar um pouco mais para identificá-las. Tenho também dentro de uma estufa pet um seedling de drosera intermedia proveniente da planta que comprei com Ono, pus ela dentro da estufa pq, embora já esteja grandinha, ela não está criando mucilagem

. Obs.: Essas seedlings do bog eu não contei o tempo, mas já devem ter um pouco mais de 1 mês de idade (neste frio estão manhosas para germinar).
- Quanto às minhas dionéias, entraram em dormência natural no final de Abril, então as coloquei para dentro da geladeira conforme explicava o tópico de dormência induzida do fórum, elas já vão fazer dois meses lá dentro e pretendo montar uma pequena estufa para recebê-las aqui fora em pleno clima frio que está fazendo aqui no RJ. Ah, peguei uma pequena parte dos rizomas da Green Shark e da típica e deixei em um vaso fora da geladeira, por motivos de comparação, e o que tenho visto até agora é que elas nem murcham, nem se desenvolvem, acredito que seja a dita dormência natural mesmo.
- Já minha Nepenthes alata também está se mostrando uma verdadeira carioca quanto ao frio, não gosta.

Ela parou seu crescimento e já tentei de tudo: borrifar mais água, rever o período de rega, fornecer meios para ela poder "subir" como a trepadeira que é, e nada. Só me restou o frio mesmo, nem jarros nem novas folhas, porém ela está com aspecto saudável, vamos esperar pela primavera.
- Fazendo o resumo de tudo, mais uma vez peço desculpas aos amigos que me doaram com tanto carinho suas sementes, mas que estou tentando mais uma vez germiná-las e estou obtendo algum sucesso; ah, esqueci de mencionar que improvisei um caixote de feira com sombrite para proteger minhas plantações dos gatos e dos raios solares intensos, depois mando fotos do meu progresso. E quanto às outras plantas, o jeito é esperar o frio passar.
Um grande abraço a todos.
Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.