Será que não existe uma maneira mais simples, para se ter água sem cloro para nossa plantas? Sem que precisemos gastar algumas centenas de reais para adquirir um aparelho filtrador?
Veja a seguir alguns testes que que demonstram a eficácia de algumas práticas caseiras simples para retirar o cloro da água.
Nos testes foi usado um reagente químico, muito utilizado por aquaristas, para identificar a presença de cloro na água. Quem já teve aquário deve saber que o cloro é um veneno mortal para os peixes, que pode matá-los por asfixia. Por isso, ao utilizar água tratada pela companhia de saneamento é importante verificar se a água colocada no aquário está realmente sem cloro. No teste com reagente, quanto mais amarelada a água estiver, maior é a concentração de cloro. Quanto mais translúcida, menos cloro.
1. Abaixo, amostra de água da torneira, em teste de presença de cloro com reagente:
2. Teste com liquidificador
Teste de presença de cloro, com reagente, após água batida no liquidificador, respectivamente, da esquerda para direita: (1) Água batida por 10/20 segundos, (2) Água batida por 1 minuto, e (3) Água batida por 1 minuto e deixada em “descanso” em frasco arejado por 24 horas.
3. Teste com Fervura
Abaixo, amostras de água com teste de reagente, após leve aquecimento (esquerda) e após aquecimento até o ponto de ebulição e deixada esfriar naturalmente (direita).
4. Recipiente aberto
Conta a lenda que, se você deixar a água em “descanso” durante um ou mais dias, o cloro evapora. Coloquei um recipiente aberto com 500ml de água da torneira, para “descanso” por 24 horas. Veja o resultado com teste com reagente: